• Anúncios

Demasiados off-topic

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Demasiados off-topic

Mensagempor MAntunes » sexta set 26, 2008 13:58

O off-topic é um fenómeno natural e habitual nos foruns, nas conversas, nas mailings lists, etc., onde há várias pessoas a conversar, e, seja qual for o assunto, é normal que a certa altura as conversas tenham desvios e sigam noutra direcção.

Uma das grandes mais-valias de um fórum on-line, é a sua função intrínseca como base de conhecimento. Mas para servir esta função, é fundamental que o fórum se mantenha minimamente organizado e com os conteúdos adequados, nos tópicos apropriados. No que nos diz respeito, sempre houve off-topics por distracção ou por entusiasmo na conversação, e, como é normal as coisas foram sendo controladas e corrigidas sem grandes problemas, com os moderadores a corrigirem os tópicos mais afectados de modo a que a conversação original tenha fluidez e coerência.

No entanto, ultimamente a situação agravou-se com vários off-topics propositados. Entendemos que o off-topic inadvertido é algo que deve ser evitado mas que, quando acontece, corrige-se. Ao contrário, o off-topic propositado é uma prática inaceitável e revelará eventual falta de respeito pelos Utilizadores e Moderadores. Gostaríamos de sublinhar aos que insistem nesta prática, de que estão a descaracterizar os Foruns, a tornar difícil o seguimento dos assuntos e a desmobilizar pessoas que possam estar à procura de informação ou de algum tema do seu interesse.

Assim, pede-se que parem de criar posts off-topic propositados, respeitando os outros utilizadores deste Forum e o esforço de quem, voluntariamente, presta um serviço a esta comunidade.

Os Moderadores.

24 de Setembro de 2008.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor SUp3rFM » sexta set 26, 2008 14:21

Concordo. Tem havido demasiados, por vezes em discussões com interesse.

Creio que é possível referir algumas situações paralelas nos assuntos que se discutem, como muitas vezes acontece. Não deve ser esse tipo de off-topics que os Moderadores querem evitar. Querem evitar o outro, as citações tolas, as saídas cómicas(?) fora de contexto, etc.

A opção "Report post" e um maior peso nas medidas tomadas pelos moderadores ajudaria a disciplinar o fórum (ler mensagens/tópicos apagados).
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor papaleguas » sexta set 26, 2008 15:50

A minha opinião sobre este ponto é conhecida. Aliás até ja fui "gozado" por causa disto.

Não sou fundamentalista, mas por vezes torna-se dificil seguir uma tread com tanto "lixo" no meio ainda mais quem tem uma ligação lenta que é o meu caso.
Se este fenómeno persistir deixo de vir ao fórum porque algumas discussões já nem se conseguem seguir.
Para estas brincadeiras existe o "offtopic" onde eu também brinco. Cada coisa no seu lugar.
Pessoalmente estou de acordo.

Papaleguas
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Daniel C. » sexta set 26, 2008 16:15

Concordo plenamente. Aliás, tenho perdido algum interesse no fórum (e já pouco participo activamente) precisamente pelo excesso de off-topic e de piadas que, muitas vezes, não têm graça nenhuma.

Claro que já (quase) toda a gente entrou em off-topic, mas há limites. E é muito positivo que os moderadores do fórum estejam a relembrar isso!
Preciso é de coordenadas!
Daniel C.
Regular

Registado: quarta ago 22, 2007 20:05

Mensagempor bolacha » sexta set 26, 2008 20:51

Como me considero um dos responsáveis por alguns dos off-topics, mas os mesmos, às vezes iam aparecendo no seguimento de algumas conversas, não tenho qualquer problema em admiti-lo que o fiz e assim desde já peço as minhas sinceras desculpas aos moderadores e a outros utilizadores do fórum, que os acharam inconvenientes.

papaleguas Escreveu:A minha opinião sobre este ponto é conhecida. Aliás até ja fui "gozado" por causa disto.

Eduardo, se achas que gozaram contigo, estás enganado, porque nunca dei conta de neste fórum, gozarem e/ou ofenderem fosse com quem fosse...

papaleguas Escreveu:Não sou fundamentalista, mas por vezes torna-se dificil seguir uma tread com tanto "lixo" no meio ainda mais quem tem uma ligação lenta que é o meu caso.

Não me leves a mal, mas ninguém tem culpa de a tua ligação ser lenta, como é que fazes com os tópicos que tem fotografias visíveis, vais pedir para as deixarem de colocar?! Porque meia dúzia de letras a mais numa pagina não vão tornar a tua ligação tãooooo lenta assim...

papaleguas Escreveu:Se este fenómeno persistir deixo de vir ao fórum porque algumas discussões já nem se conseguem seguir.

Então pá?! Temos birrinha?! :shock: Qual fenomeno?!
Eduardo, sempre existiu e continuará a existir off-topics nos fóruns, se pensas assim nunca vais conseguir participar em nenhum fórum...

Sou teu amigo e não leves a mal a minha opinião, mas como respeitei a tua, também acho de bem que respeites a minha... :wink:
Acho que estás a dar demasiada importância a coisas que não merecem assim tanto, descontrai um bocado e goza a vida... :wink:

Pessoalmente acho que existem outros assuntos mais aborrecidos, que já foram discutidos em outros tópicos e deixaram cair no esquecimento...
Temos como exemplo: A publicidade e tentativas de nos impingirem produtos no meio de conversas... Isso sim acho chato e de mau gosto, porque quando eu quiser comprar alguma coisa, sei onde me dirigir, não preciso que decidam por mim...

Como não pretendo participar em mais nenhuma discussão, este é o meu ultimo post em "tópicos do género"...

Assim dou como terminado este meu desabafo e peço desculpa se o mesmo aborreceu ou ofendeu algum utilizador deste fórum, mais sensível às minhas palavras, aos meus "off-topics" e/ou coisas do género.
O pouco tempo que tenho para vir aqui é para me divertir... problemas bastam-me os do dia a dia.

Pretendo continuar a frequentar o fórum (se algum dos moderadores não correr comigo, antes :? não... não é off-toppic), pois já arranjei aqui alguns amigos, outros conhecidos, mas o que mais me tem cativado neste fórum sempre foi a boa disposição...
Mas a vida é assim, existe pessoal mais bem humorado, o da palhaçada, os tolerantes e os casmurros... Mas uma coisa garanto nunca vamos conseguir agradar a todos, isso é uma certeza.

Fiquem bem. :wink:
Imagem Imagem Imagem Imagem
bolacha
Extra Large

Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor salprata » sexta set 26, 2008 21:49

eu sou muito tagarela, e caio muitas vezes em off-topic, ou num discurso mais derigido, as minhas desculpas....

muitas vezes não sei onde começa e acaba o off-topico, porque um assunto leva a outro :?

(mas de modo geral, acho que nos portamos todos muito bem, ainda não me apercebi que divagamos assim tanto, neste forum)

:wink:
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor the_ateam » sexta set 26, 2008 22:01

Por vezes também eu me deixo cair no offtopic, se bem que no mesmo post tento retomar ao assunto. Há offtopics e offtopics e não podem ser nivelados todos por baixo, pois também há alguns de grande qualidade, dignos de um post como o outro dos logs!! E como diz o outro: a brincar a brincar... se dizem as verdades. ;)

Quero dar os meus parabéns aos moderadores. Tem feito um bom trabalho, e não deve ser fácil às vezes lidar com os devaneios de mais de 3 mil users.
the_ateam
Regular

Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor Geopintus » sexta set 26, 2008 22:26

Eu, pessoalmente, considero os off-topics, não a sua totalidade, mas os propositados, como uma espécie de Spam e como um ruído na comunicação. (num "auto-radio" é o suficiente para desistir e procurar outro canal).

Pessoalmente gosto de apontamentos de humor, que á partida são off-topics, mas se forem colocados como tempero a uma mensagem mais séria contribuem para um post mais apelativo e amigável, podem funcionar como um "smile" em que passe uma mensagem de uma simples e salutar troca de ideias e recusando à partida algo que possa ser considerado provocatório. (a diferença de quem escreve e de quem lê).
Geopintus
Regular

Registado: segunda set 24, 2007 21:34

Mensagempor papaleguas » sábado set 27, 2008 01:53

Bem... Antes de mais peço desculpa pelo offtopic... ou não.

E não abri este tópico. Manifestei a minha opinião há tempos sobre este assunto noutra tread, com razão. Pelos visto feri susceptibilidades, assim, mereço o direito de resposta offtopic ou não.

E para ser directo respondo ao Bolacha directamente na tread para não entrarmos em discussões paralelas e as pessoas que lêem as treads saberem o que se passa nelas.

1º Quem abriu esta tread foi o Mantunes, depois respondeu o Sup3r e depois eu e depois o Daniel... todos dizemos practicamente o mesmo... Porque são dirigidas as respostas a mim? :shock: Responda-se a quem iniciou a tread pois é essa pessoa que precisa das respostas... por isso é que respondi (ou opinei)

2º A velocidade da minha ligação é importante sim, porque o offtopic é algo que não deve estar fora do seu lugar, as fotos não. Eu posso querer esperar para ver as fotos e não para offtopic. Além disso não são letrinhas, são treads inteiras. Eu quando quero fazer offtopic vou ao fórum correspondente brincar. Uma coisa são "umas letrinhas" outra coisa são montes de entradas.

3º Eu já vi faltas de respeito neste fórum. Se tu, bolacha, não viste então é porque temos diferentes padrões. Eu por acaso, como sabes, não sou tapadinho, e acho que ninguém por aqui é. O offtopic para mim é falta de respeito. Um exemplo é estarmos a falar com alguém e interromperem a nossa conversa para falar de outras coisas deixando o primeiro a falar sozinho... Nunca tinham visto por este ponto de vista?

4º Habitualmente não faço birrinhas, dou opiniões. Com todo o direito que tenho de o fazer, incluindo esta que é o meu direito de resposta. Já que a resposta para mim foi pública tenho igual direito de responder.
Além disso o que eu disse não é diferente do que disse o Daniel que respondeu a seguir a mim... porque não lhe respondeste a ele? Disse o mesmo que eu ...

5º Se pensas que eu estou a personalizar por causa dos teus offtopic estás enganado. Isso é que tu nunca viste, que foi o eduardo a dizer que o bolacha faz offtopic. Viste falar do offtopic. Mas isso também fez o Mantunes que por acaso até abriu esta tread e não eu...

6º Eu não dou demasiada importância ao assunto. Até porque mais uma vez foi o Mantunes que abriu a tread e não eu... Eu dei a minha opinião.
Como já deves ter percebido eu não faço parte de rebanhos logo dou a opinião que quero quando quero porque quero e não porque A ou B dá assim.

7º Sobre as coisas que nos chateiam, como a publicidade existe uma tread para isso. Ainda estou à espera de exemplos concretos sobre esses "aborrecimentos" para poder dar uma opinião.

Para finalizar. Fui um dos pioneiros da Internet e é verdade que tenho uma ligação lenta, mas por opção. Como a net não é nova para mim posso dar-te uma palavra realmente verdadeira sobre o assunto: Eu frequento há anos vários fórums e nem em todos há offtopic, nalguns avisam-nos, se se continuar "castigam-nos".

A importância que eu dou a certos assuntos é algo que é da minha exclusiva responsabilidade. Dou importância a coisas que a meu ver nada têm a ver com o geocaching nem com atitudes salutares perante esta actividade. Dava-te milhares de exemplos, mas alguns até já conheces porque já falámos sobre isso... o caso das enigma, das caches que não se fazem entre outras. Para mim são faltas de respeito por quem as constroi. O offtopic é falta de respeito por quem lança o tópico.

Portanto, não sei porque me respondes a mim... Mas como és meu amigo tens o meu número de telefone, certo?
Além disso fico sem perceber o porquê da resposta ser para MIM e não para o tópico (ou sei, mas enfim...)

Papaléguas AKA Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor MAntunes » sábado set 27, 2008 09:29

Parece-me que se justifica aqui um pequeno esclarecimento quanto à autoria desta mensagem.

O texto que iniciou este tópico foi discutido, afinado e aprovado pela maioria dos Admins destes Foruns, no dia 24 de Setembro, conforme se pode ver na assinatura.

A utilização de uma conta pessoal para a sua publicação teve a ver apenas com uma pequena dificuldade operacional, que será resolvida mais tarde. Como já tinham passado dois dias, e para não afastar muito a publicação da mensagem do surto de off-topics propositados que houve recentemente, utilizámos uma conta pessoal em vez da conta Admin.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor papaleguas » sábado set 27, 2008 14:50

Mantunes (editei isto para ficar mais pequeno)

Eu percebi que foram os administradores a postar/pedir para postar.
Quando disse que tinha sido o Mantunes a abrir o tópico, foi porque me responderam a MIM e não fui eu a iniciar a thread.
Parto do principio (e já li a thread toda) que não fui ofensivo no meu primeiro comentário nem apontei o dedo a ninguém. No segundo personalizei porque me responderam a mim.

Mais uma vez concordo com o motivo do tópico. Há realmente brincadeiras e brincadeiras e penso que não tem que se criar policias de tópicos, mas quando as coisas descambam tem que se avisar o pessoal à semelhança do que é feito noutros tópicos.

Não acusei ninguém. O team Papaléguas é composto por duas e só duas pessoas e mesmo entre nós temos por vezes opiniões diferentes. Mas tal como tinha já dito, não pertenço a nenhum clube de geocaching, logo posso seguir a opinião que mais me aprouver.

Retome-se a discussão. Eu sou contra o offtopic... cada um tem a sua opinião.

Team Papaleguas
Editado pela última vez por papaleguas em sábado set 27, 2008 19:31, num total de 2 vezes.
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor dudas80 » sábado set 27, 2008 18:14

O fenómeno a que se referem e que está a ocorrer neste fórum é algo que por vezes acontece e que está já identificado na internet, com nome e tudo.
Deixo aqui um excerto traduzido de um artigo da wikipedia sobre este fenómeno:

Um "troll de Internet", ou simplesmente um "troll" em linguagem de internautas, é alguém que posta mensagens controversas, irrelevantes ou fora de contexto numa comunidade online, tais como fóruns de discussão ou salas de chat, com a intenção de provocar outros utilizadores ou simplesmente quebrar ou perturbar as discussões.

Deixo também algumas imagens alusivas ao tema:

Imagem

Imagem

Por isso já sabem:

Do not feed the troll
dudas80
Micro

Registado: domingo nov 25, 2007 05:43

Mensagempor salprata » sábado set 27, 2008 19:00

Já não estou a perceber nada do que se passa aqui,

:wink:
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor ftomar » sábado set 27, 2008 20:13

o problema disto é que anda por ai muita gente com "emprego" em vez de "trabalho"...como tal tem muito tempo livre e vem para aqui encher alguns tópicos com palha...se passassem metade do tempo a "produzir”…sempre podiam dar uma ajudinha a fazer isto andar para a frente….a bom entendedor………….!!!!!!!!!!!!!
Imagem
ftomar
Regular

Registado: sexta dez 15, 2006 20:16

Mensagempor papaleguas » sábado set 27, 2008 20:56

Face ao rumo de personalização desta discussão, fico por aqui nos meus comentários e não respondo a mais posts neste ou noutro tópico qualquer que representem discussões pessoais. Essas serão tratadas em sede própria.

Papaléguas
Imagem
papaleguas
Large

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes