• Anúncios

azeitonas off topic do off topic

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Mensagempor vsergio » terça jun 17, 2008 16:47

isto carregado de azeitonas era um espectáculo!

Imagem
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor SUp3rFM » terça jun 17, 2008 17:00

Imagem

Hmm... Espectáculo? Talvez não.

Mas continua a ser uma alta máquina!
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor ajsa » terça jun 17, 2008 17:01

vsergio Escreveu:isto carregado de azeitonas era um espectáculo!

O melhor que consigo arranjar é algo como isto

Imagem
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor clcortez » terça jun 17, 2008 18:16

ajsa Escreveu:
vsergio Escreveu:isto carregado de azeitonas era um espectáculo!

O melhor que consigo arranjar é algo como isto

Imagem

AJSA, tens um Landini?

Cláudio Cortez
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor ajsa » terça jun 17, 2008 18:18

Não!
Mas estou a ver que entendes do assunto.
Já agora, sabes que tipo de azeitona está na galera, isto é, qual a sua variedade ou cultivar?
ajsa
Extra Large

Mensagempor TMPinho » terça jun 17, 2008 18:20

ajsa Escreveu:Não!
Já agora, sabes que tipo de azeitona está na galera, isto é, qual a sua variedade ou cultivar?

Para mim, só existe uma variedade, aquela no prato com uma mini :lol:
Não leves a mal.... Abraço
TMPinho
Regular

Registado: terça jun 26, 2007 22:27

Mensagempor clcortez » terça jun 17, 2008 18:34

Não, de azeitonas não percebo nada. Tomara perceber e fazer as oliveiras lá de casa darem boa azeitona! Olha, tu é que eras homem para lá ir dar umas dicas!:)

Inconfundível, um Landini já antigo (deve ser um 7500 ou parecido) com os farolins todos partidos. Ve-se logo quem é que compra uma maquina a sério para trabalhar!:)
E já agora, o reboque de o acompanha de rodado simples e taipais altos, é um Galucho? Se é já é antigo...

Cláudio Cortez
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor ajsa » terça jun 17, 2008 18:35

TMPinho Escreveu:

Para mim, só existe uma variedade, aquela no prato com uma mini :lol:
Não leves a mal.... Abraço

hehehehe
Para os mais curiosos, a azeitona da galera é da cultivar frantoio muito popular na Tuscania. É um pouco parecida, no que respeita à popularidade, à nossa galega ou à picual espanhola se bem que agora está na moda a arbequina.

Qualquer umas destas cultivares não é grande espingarda para conserva, sao boas para azeite. Para conserva nós temos a conserva de elvas e os espanhois a famosa gordal de sevilha entre outras claro.
ajsa
Extra Large

Mensagempor bolacha » terça jun 17, 2008 21:47

ajsa Escreveu:hehehehe
Para os mais curiosos, a azeitona da galera é da cultivar frantoio muito popular na Tuscania. É um pouco parecida, no que respeita à popularidade, à nossa galega ou à picual espanhola se bem que agora está na moda a arbequina.

Qualquer umas destas cultivares não é grande espingarda para conserva, sao boas para azeite. Para conserva nós temos a conserva de elvas e os espanhois a famosa gordal de sevilha entre outras claro.

Correcto, alias não podia estar mais bem explicado...

Só pecaste numa coisa, essa "Raça" de Azeitona, possui caroço e está lá dentro escondido, ao contrario da azeitona frascúm que não possui caroço, mas não é tão saborosa...

De Azeitonas e Azeitoneiras percebo eu...

:lol:
Imagem Imagem Imagem Imagem
bolacha
Extra Large

Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor ajsa » terça jun 17, 2008 22:08

Ora começamos a falar de coisa bonitas: comida!!

Então qual é a azeitona que gostas mais? É a Gordal?

Eu, apesar de não poder comer muita azeitona (manias da médica :evil: ), gosto muito e de vez em quando perco a cabeça mas a gordal não é a minha favorita.

Eu tenho uma variedade que é só para consumo interno a feijão de galo que dá uma azeitona que é uma delicia quando retalhada.
ajsa
Extra Large

Mensagempor ajsa » terça jun 17, 2008 22:17

clcortez Escreveu:Não, de azeitonas não percebo nada. Tomara perceber e fazer as oliveiras lá de casa darem boa azeitona! Olha, tu é que eras homem para lá ir dar umas dicas!:)

Irei com muito gosto!

Mas posso adiantar quais são as principais causas para não ter azeitona com fartura e qualidade.

1ª Doenças.

Básicamente existem duas doenças provocadas por fungos que são tramadas para comprometer uma boa colheita: Olho de pavão e Gafa.

O Olho de Pavão é uma doença fácilmente observada (é mais dicifil detectar devido ao periodo de latência do fungo). As folhas apresentam manchas circulares amarelada com a forma de um olho e acabam por cair provocando uma enorme desfoliação na oliveira com a consequente redução de fotossintese e posteror debilitação da árvore. Resultado má colheita.

A gafa começa a manifestar-se logo após as primeiras chuvas outonais e ataca fortemente a azeitona tornando mole e "podre". A oliveira tem uma desfoliação muito grande e chegam a secar ramos inteiros da árvore atacada.

A solução para qualque uma desta doenças é apenas preventiva e deve ser feita com a pulverização de 500 gr /Hl de Hidróxido de Cobre ou Oxido Cuproso ou Cloreto de Cobre antes da manifestação da doença.

Há mais doenças, mas estas são as mais frequentes.
ajsa
Extra Large

Mensagempor bolacha » terça jun 17, 2008 23:09

ajsa Escreveu:Mas posso adiantar quais são as principais causas para não ter azeitona com fartura e qualidade.

1ª Doenças.

Básicamente existem duas doenças provocadas por fungos que são tramadas para comprometer uma boa colheita: Olho de pavão e Gafa.

...

A solução para qualque uma desta doenças é apenas preventiva e deve ser feita com a pulverização de 500 gr /Hl de Hidróxido de Cobre ou Oxido Cuproso ou Cloreto de Cobre antes da manifestação da doença.

Há mais doenças, mas estas são as mais frequentes.

Vejam só... :shock:

cheio de miminhos com as azeitonas e no fim depois de elas criadas, anda á porrada a elas. :shock:

ajsa Escreveu:Ora começamos a falar de coisa bonitas: comida!!

Então qual é a azeitona que gostas mais? É a Gordal?

Eu, apesar de não poder comer muita azeitona (manias da médica Evil or Very Mad ), gosto muito e de vez em quando perco a cabeça mas a gordal não é a minha favorita.

Gosta das Azeitonas verdes, pretas, com e sem alho (temperadas, nada de confusões), aquelas meias esborrachadas, as retalhadas... Menos as de frasco.
mas é claro que se comer muitas começo a ficar para o "Gordal"

ajsa Escreveu:Eu tenho uma variedade que é só para consumo interno a feijão de galo que dá uma azeitona que é uma delicia quando retalhada.

Ora isso é que é... uma Feijoada de Galo, acompanhada com azeitonas... bem bom... e uma pinga da boa... caia que nem ginjas ou melhor que nem azeitonas...

:lol:
Imagem Imagem Imagem Imagem
bolacha
Extra Large

Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor ajsa » quarta jun 18, 2008 09:21

Mas porque razão as coisas tem de cair sempre para o mesmo: comida!

Hoje fui pesar-me numa daquelas balanças manhosas do Modelo que tá o IMC e não é que a porcaria da balança tem o descramento de me dizer que estou a ficar quase obeso. :evil:

Fiz um estardalhaço que só visto, que pouca vergonha é essa. :evil: :evil:

Mas voltando à feijoadinha, ou melhor à azeitona, uma das coisas que me dá mais prazer é comer pão alentejanho molhado num bom azeite e se tiver umas azeitoninhas... que maravilha :D

Os médicos dizem que a azeitona e o azeite fazem bem ao colesterol e como sou bem mandado, toma lá. 8)
ajsa
Extra Large

Mensagempor prodrive » quarta jun 18, 2008 09:22

ajsa Escreveu:1ª Doenças.

Básicamente existem duas doenças provocadas por fungos

Sr. Doutor tenho aqui uma dorzita incomodativa na unha do dedo mindinho do pé esquerdo, sempre que chove ou faz sol. Será grave?
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor ajsa » quarta jun 18, 2008 09:49

Para os interessados um pequenino conselho, ou melhor sugestão:

Azeite ou Azeite Virgem?

Quando forem comprar azeite procurem um produto que seja mesmo bom e a primeira selecção é Azeite Virgem.
Se disser que é Azeite Virgem, significa isso mesmo, é azeite processado por métodos naturais, ou seja, é o resultado da extracção directa do sumo da azeitona.

Comprar Azeite (só azeite) significa que o produto é totalmente ou parcialmente composto por azeite refinado por processos químicos que lhe provocam uma descida de acidez, normalmente obtêm-se a partir de azeites virgens com elevada acidez que o torna impróprio para consumo humano.

Azeite Virgem vs Azeite Virgem Extra

A única diferença é no grau de acidez, quantidade de ácidos gordos livres relativamente ao acido oleico total existente no azeite. O Azeite Virgem pode ir no máximo até 1,5º ao passo que o Azeite Virgem Extra apenas poderá conter no máximo de 0,7º.
Quanto menor for a acidez, maior a suavidade do azeite o que o torna melhor para consumo cru (regar saladas, batata, peixe…). Por outro lado o azeite com maior acidez (máximo 1,5º) torna-se mais estável com o aumento da temperatura, ou seja é uma boa opção para a culinária.
O máximo admitido para o consumo humano é de 2.0º

Outros factores na selecção

Depois de optado por Azeite Virgem ou Azeite Virgem Extra, deve-se sempre escolher azeite obtido por prensagem através de métodos mecânicos a frio. E sabido o que a temperatura faz às moléculas dos ácido gordos, logo entende-se o porquê da selecção.

Índice de peróxidos.

Este índice muitas indicado nos rótulos do azeite virgem ou azeite virgem extra, indica a oxidação inicial do azeite e a sua deterioração que pode ter havido nos antioxidantes naturais como os tocoferóis e polifenóis. Quanto menor for o seu índice melhor o azeite, neste caso o máximo admitido para consumo humano é de 20 m.e.q. de 2 activo por kg.

Absorção de ultravioletas

È a mesma história dos anteriores. Quanto menor por o seu valor melhor é o azeite. Isto é utilizado para detectar substâncias anormais presentes no azeite. O azeite puro não absorve os ultravioletas. Procurem sempre um produto inferior a 0,25.

A partir daqui os métodos indicados são muito subjectivos. Existem azeites picantes, outros mais furtados outros mais suaves com aromas a amêndoa, a maçã, a ervas enfim questões subjectivas.
Aqueles azeites com ervas aromáticas, a meu ver, não são aconselhados. Não sabemos qual o estado das ervas e como forma produzidas. O melhor é sermos nós a fazer em casa o tempero se assim o desejarmos.
Por último que o relatório vai longo, guardem sempre o azeite em local fresco e escuro.
Se quiserem mais esclarecimentos mandem aí!
ajsa
Extra Large

Próximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes