• Anúncios

Lusitani, Uma Cache Portuguesa Com Certeza

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

Qual o melhor desenho para a cache Lusitani?

Votação encerrada em quinta jun 19, 2008 12:10

Alpha_Paço
4
14%
Lima_Paço
5
17%
Mr Who (1)
7
24%
Mr Who (2)
13
45%

Total de votos : 29

Mensagempor alieri » terça jun 03, 2008 20:11

Acho estas ideias muito interessantes, mas acho que a cache final deveria estar em Olivença :D
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor MightyReek » terça jun 03, 2008 20:12

alieri Escreveu:Acho estas ideias muito interessantes, mas acho que a cache final deveria estar em Olivença :D

Ora aí está! Vamos a eles!!!!!!!!
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor SUp3rFM » terça jun 03, 2008 20:30

Desculpem-me meter o bedelho, mas é mais forte que eu.

Se organizasse uma cache deste tipo, colocaria uma cache em cada distrito, tradicional, multi ou mistério. Isso pouco importa.

Não colocaria nada nas caches que fosse necessário apontar ou descobrir para ajudar à descoberta da cache final.

O found em todas as caches servia como "prova" de que o geocacher fez tudo o que é necessário para ir atrás da final. Para tal, bastaria indicar num mail, ou numa boomark list, os founds que fez para o owner da cache final.

Coordenadas enviadas por mail e pronto.

Quanto à localização da cache final, colocaria-a no Continente. Porquê? Porque 99,5% dos geocachers nacionais são do Continente. Podem ir de férias aos Açores ou Madeira e aproveitar para fazer as caches locais. Mas imaginem que ele vai atrás das caches, faz os logs, envia o mail para o owner da final... A mensagem chega 2 dias depois, quando ele já está no Continente.

Podia-se, talvez, colocar uma "final" gémea nos Açores ou na Madeira.

Logicamente que é um desafio enorme, só ao alcance de muito poucos, mas convém manter o esquema o mais simples possível.

É a minha opinião. :)
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor ajsa » terça jun 03, 2008 21:15

SUp3rFM Escreveu:O found em todas as caches servia como "prova" de que o geocacher fez tudo o que é necessário para ir atrás da final. Para tal, bastaria indicar num mail, ou numa boomark list, os founds que fez para o owner da cache final.

Coordenadas enviadas por mail e pronto.

Ora aqui uma ideia muito interessante. Se pensarmos que a probabilidade de fazer todas de uma assentada só é muito reduzida, evita guardar notas que entretanto poderiam ter de ser alteradas para fazer a cache.

Gostei :D !

SUp3rFM Escreveu:Quanto à localização da cache final, colocaria-a no Continente. Porquê? Porque 99,5% dos geocachers nacionais são do Continente. Podem ir de férias aos Açores ou Madeira e aproveitar para fazer as caches locais. Mas imaginem que ele vai atrás das caches, faz os logs, envia o mail para o owner da final... A mensagem chega 2 dias depois, quando ele já está no Continente.

Podia-se, talvez, colocar uma "final" gémea nos Açores ou na Madeira.

Logicamente que é um desafio enorme, só ao alcance de muito poucos, mas convém manter o esquema o mais simples possível.

E é uma boa opinião, penso eu de que! :)
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Team CRL_2351 » terça jun 03, 2008 22:24

A ideia do SUp3rFM parece-me muito interessante e coerente...
Eventualmente, deve-se pensar numa forma de melhorar a participação dos Açores e Madeira...
Imagem
Team CRL_2351
Large

Registado: sábado jan 05, 2008 12:28

Mensagempor Insano » terça jun 03, 2008 22:35

Porto... mas posso colocar em qualquer distrito a Norte de Aveiro, embora prefira que os "Nativos" se cheguem à frente.

Lendas de Portugal... uma ideia.
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor ajsa » terça jun 03, 2008 22:41

Insano Escreveu:...Lendas de Portugal... uma ideia.

Eu sempre gostei muito das lendas de cada localidade. :idea:
Explica lá isso melhor. :D
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Insano » terça jun 03, 2008 23:00

ajsa Escreveu:
Insano Escreveu:...Lendas de Portugal... uma ideia.

Eu sempre gostei muito das lendas de cada localidade. :idea:
Explica lá isso melhor. :D

Uma coisa tipo assim:

http://lendasdeportugal.no.sapo.pt/

De preferência lendas não tão conhecidas... para dar algo de novo.
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor lenan2do » terça jun 03, 2008 23:29

Olá, a ideia agrada. Filosoficamente, a ideia de incluir Açores e Madeira é verdadeiramente correcto, mas na prática, está um pouco distante para muitos. Mas concordo também que será uma oportunidade de visitar essa parte do país.

Quanto à cache final, deveria ficar em Vila de Rei, o centro geográfico de Portugal.

PS: Posso ajudar em Braga e pontualmente em Bragança.
lenan2do
Regular

Registado: terça fev 26, 2008 18:07

Mensagempor SUp3rFM » terça jun 03, 2008 23:33

lenan2do Escreveu:Quanto à cache final, deveria ficar em Vila de Rei, o centro geográfico de Portugal.

Pensei exactamente nesta localização. Mas como já existe lá uma cache com esse tema, afastei-a. No entanto, não lhe tira o mérito! :)
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor MAntunes » quarta jun 04, 2008 09:00

Se for consensual o local, Centro Geodésico de Portugal, eu posso retirar a minha cache na boa. A sério, sem problemas. :-)

Também concordo que as Ilhas também são Portugal. 8) Mas se arranjarem um sistema em que parte do conjunto dá as coordenadas finais e em que vários conjuntos de caches dão o mesmo resultado, é possível manter as Ilhas no processo e não bloquear o resultado final. Assim, quem visitasse as Ilhas e alguns (a maioria) dos Distritos do Continente obteria o mesmo resultado que quem visitasse todos os Distritos do Continente.

É só decidir quais os dois Distritos que iriam ter os mesmos dados que as Ilhas.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jun 04, 2008 10:51

Caros, estive fora desde ontem à tarde, e só agora posso dar continuidade a esta conversa.

Em primeiro lugar quero agradecer as montanhas de sugestões que aqui escreveram! Acho que vai sair uma cache em grande, quando estiver publicada!

ruca x16 Escreveu:Isto também, pelo menos a meu ver, é uma cache que para a fazer por completo irá demorar anos...assim é que também está a piada! Se fosse para fazer em meses não teria o mesmo interesse :wink:

Mas torna-se complicado é mesmo as viagens Açores/Madeira-Continente! :?

Isso é um grande argumento a favor de incluir as ilhas na lista. E é com isso que eu concordo! Quem quer e pode faz todas até à última, quem não quer ou não pode... pede ajuda a quem lá mora!

Team CRL_2351 Escreveu:E se houvesse duas formas distintas de obter a informação das caches das ilhas?
A cache das ilhas podia ser mistério e quem resolvesse o mistério teria acesso à informação... o mistério daria também a localização da cache física...

Garanto-te que muitos iriam pela que fosse mais fácil! Como iríamos saber quem é de onde?

prodrive Escreveu:Se querem fazer uma cache difícil em que têm que percorrer todos os distritos de Portugal para reclamar o Found, parece-me inequívoco que os Açores e a Madeira terão que estar incluídos.

Sem dúvida!

MightyReek Escreveu:Obviamente podes contar comigo para o distrito de Setúbal.

Distrito de Setúbal acrescentado à lista!

Daniel C. Escreveu:Voto contra as ilhas, porque envolve gastos enormes. Se Portugal Continental já será dificílimo, com as ilhas torna-se impossível

Sim, e vamos excluir as ilhas do território português?

Daniel C. Escreveu:porque não usar as subregiões estatísticas portuguesas?

Um caso a considerar. Talvez tenham mais lógica do que por distrito. E fazem-se 28 iniciais em vez das 20.

ajsa Escreveu:Deixo então nova sugestão: Vulcão dos Capelinhos porque é o território mais novo de Portugal e também tem enorme interesse.

Eu sou mais de opinião que a final deve estar no Continente e não nas ilhas, porque é onde se junta quase 100% dos geocachers portugueses e a que é mais acessível aos estrangeiros. Uma viagem aos Açores, faz-se. Duas, é mais complicado.

ajsa Escreveu:nos Açores são três distritos

Não é. Os Açores, tal como a Madeira, formam uma Região Autónoma, equivalente aos distritos no Continente. Não há distrito nem nos Açores nem na Madeira. Há apenas sub-divisão em concelhos, tal como no Continente.

ajsa Escreveu:Esta cache, tal como muitas outras caches de Portugal e do resto do planeta possui as suas dificuldades, mas esse é mesmo o objectivo. Ora, não faz qualquer sentido que se crie uma cache que faça uma “representação” do país, quando logo à partida se está a excluir partes fundamentais do seu território – as regiões insulares.
Penso que o objectivo final é o geocacher dizer que conseguiu “ultrapassar as dificuldades” e atingiu a mistério como prémio.

É também isso que eu penso. Quem quer e pode, faz tudo com a devida dificuldade. Quem não pode ou não quer, faz todas as parciais e não chega à final, a não ser que tenha ajuda. Mas isso será definido nas regras.

ajsa Escreveu:Lembro que na ideia original, EUA, o ponto mais próximo do Alaska fica a 1800 km em linha recta e que só atravessar o país de costa a costa, não é visitar todos os estados, são 4000 km. Portugal só tem 570 km na sua extensão mais longa e de Lisboa a S. Miguel são 1400 km.

Mas os americanos são malucos! :lol:

mrwho Escreveu:Em Coimbra, tenho disponibilidade. Como viajo um pouco pela zona centro, também podem contar comigo para a manutenção das caches em Viseu, Leiria e Castelo Branco

Mais um para Coimbra, Viseu, Leiria e Castelo Branco!

mrwho Escreveu:Quanto à cache (final ou não) ficar nas ilhas, isso iria impossibilitar-me de completar o enigma. :( Já me é dificil visitar todo o pais por motivos de doença crónica na carteira, então se tiver de ir às ilhas, está tudo tramado...

Sofremos todos dessa doença crónica... Mas pior que isso, imagino um habitante da ilha das Flores a querer fazer as caches no Continente e na Madeira. Um dia para a Madeira, e vários dias (um não chega) para o Continente... Não sei, não... :?

mrwho Escreveu:Porque não idealizar um enigma que fosse possível desvendar com apenas, digamos, 70% das caches visitadas?

Pensei nisso, mas fui mais longe, teria a solução final se lhe faltasse uma para completar. Mas de novo o tal habitante das Flores teria a mesma dificuldade.

mrwho Escreveu:Um puzzle do género do jogo da forca, com uma palavra mistério e as várias letras espalhadas pelas caches.

Obrigado pela sugestão! Mas já tenho um enigma idealizado! :lol:

mrwho Escreveu:Não sei, é um post talvez um bocado grande,

Espera só até eu acrabar de escrever este para veres o que é um post um bocado grande. :lol:

mrwho Escreveu:Não sei, digo eu na loucura da coisa... :shock:

Acho que a participação no Geocaching já é um sinal de loucura. :twisted:

alieri Escreveu:Acho estas ideias muito interessantes, mas acho que a cache final deveria estar em Olivença :D

Também podia ser! É uma sugestão! E os Nuestros Hermanos que aguentam estoicamente a praça forte, quais gauleses liderados pelo Assuranceturix, deixariam? :lol:

SUp3rFM Escreveu:Desculpem-me meter o bedelho, mas é mais forte que eu.

Todos podem e devem meter o bedelho! :lol:

SUp3rFM Escreveu:O found em todas as caches servia como "prova" de que o geocacher fez tudo o que é necessário para ir atrás da final. Para tal, bastaria indicar num mail, ou numa boomark list, os founds que fez para o owner da cache final.

Ou mais simples, tirar uma fotografia no local da cache. E essa seria a melhor prova.

SUp3rFM Escreveu:Quanto à localização da cache final, colocaria-a no Continente. Porquê? Porque 99,5% dos geocachers nacionais são do Continente. Podem ir de férias aos Açores ou Madeira e aproveitar para fazer as caches locais. Mas imaginem que ele vai atrás das caches, faz os logs, envia o mail para o owner da final... A mensagem chega 2 dias depois, quando ele já está no Continente.

É essa a minha opinião.

SUp3rFM Escreveu:Podia-se, talvez, colocar uma "final" gémea nos Açores ou na Madeira.

Também já considerei essa hipótese.

SUp3rFM Escreveu:Logicamente que é um desafio enorme, só ao alcance de muito poucos, mas convém manter o esquema o mais simples possível.

E a cache "Tremelgo nas alturas" que só está acessível a quem puder trepar a um eucalipto com 40 metros de altura? Será para todos? Para mim é mais fácil ir duas vezes aos Açores do que trepar esse eucalipto... :?

Insano Escreveu:Porto... mas posso colocar em qualquer distrito a Norte de Aveiro

Boa! Um para o Porto, Braga e Viana do Castelo. :lol:

Insano Escreveu:Lendas de Portugal... uma ideia.

Já há uma sugestão para a gastronomia. Fica esta também registada.

lenan2do Escreveu:Quanto à cache final, deveria ficar em Vila de Rei, o centro geográfico de Portugal.

Estava a tentar recordar-me onde é o centro geográfico de Portugal. Era para aí que eu tinha mais tendência.

lenan2do Escreveu:Posso ajudar em Braga e pontualmente em Bragança.

Aumenta a lista com Braga e Bragança! :)

MAntunes Escreveu:Se for consensual o local, Centro Geodésico de Portugal, eu posso retirar a minha cache na boa. A sério, sem problemas. :-)

Eu não conheço o sítio. Não há espaço para mais uma? Ou a tua está mesmo no centro convencionado?

MAntunes Escreveu:Mas se arranjarem um sistema em que parte do conjunto dá as coordenadas finais e em que vários conjuntos de caches dão o mesmo resultado,

Também é uma hipótese que eu já considerei!

--------

Pronto, a conversa vai longa. Vou tentar resumir tudo a ver o que vai dar. Depois darei novidades. As maiores dúvidas ainda residem, é claro, em relação a Açores e Madeira.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor MAntunes » quarta jun 04, 2008 12:53

Se for consensual o local, Centro Geodésico de Portugal, eu posso retirar a minha cache na boa. A sério, sem problemas.

Eu não conheço o sítio. Não há espaço para mais uma? Ou a tua está mesmo no centro convencionado?

Está mesmo lá no centrinho de Portugal. Quer dizer, uns metros ao lado mas o suficiente para, com o limite de 0,1 de milha de perifieria de segurança, impedir qualquer outra cache lá em cima. E colocar uma cache no sopé da montanha seria uma banalidade.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jun 04, 2008 13:43

MAntunes Escreveu:
Se for consensual o local, Centro Geodésico de Portugal, eu posso retirar a minha cache na boa. A sério, sem problemas.

Está mesmo lá no centrinho de Portugal. Quer dizer, uns metros ao lado mas o suficiente para, com o limite de 0,1 de milha de perifieria de segurança, impedir qualquer outra cache lá em cima. E colocar uma cache no sopé da montanha seria uma banalidade.

Sim, e meter a final aí provocaria uma excursão no dia seguinte de geocachers à procura de onde ela está, estando-se borrifando para as iniciais.

Não. A final vai estar noutro sítio e eu já sei onde. :lol: Mas as coordenadas inciais da página provavelmente vão apontar para aí. :lol:
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor daraopedal » quarta jun 04, 2008 14:07

citando Insano - .. mas posso colocar em qualquer distrito a Norte de Aveiro, embora prefira que os "Nativos" se cheguem à frente.

Lendas de Portugal... uma ideia.

Eu posso tratar do Distrito de Aveiro, preferencialmente Norte.

Mas Insano se quiseres dar ajuda, é bem-vinda!
Dois geocachers pensam melhor que um.

Já agora, dando a minha opinião. As ilhas deveriam ficar de fora, pois são muito poucos os que acabariam por concluir a cache final, por razões óbvias €€€€€
ImagemImagem
Imagem
Imagem
daraopedal
Regular

Registado: segunda dez 03, 2007 16:28

AnteriorPróximo

Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes