• Anúncios

Há praga de gafanhotos na costa.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Há praga de gafanhotos na costa.

Mensagempor papaleguas » sexta mai 09, 2008 15:08

Lá vou eu mandar outra vez a mesma retórica de há alguns tempos atrás, mas de facto começo a pensar que as coisas não acontecem por acaso...

Aqui há uns tempos atrás vim cá mandar umas bocas por causa das geocoins que desaparecem e agora é por causa das caches... e não me venham com a história de que alguém a encontrou por acaso e a deitou fora...

A minha cache de alportuche está a cerca de 3 metros de altura, dentro de um buraco, numa praia que nesta altura ainda está deserta e só por acaso já é a segunda que lá ponho e desaparece. O que quer dizer qua alguém se deu ao trabalho de tirar as caches de lá talvez por malvadez.
Se estivesse num sitio com hipótese de alguem a ver, mas não está... inclusive temos que nos pendurar na parede de rochas para a tirar.

Isto leva-me a uma conclusão... anda aí malta a fazer geocaching que por vezes lhe apetece estragar as caches dos outros, vá-se lá perceber porquê. E isto é um facto.

Se a entrada no geocaching.com fosse por convite podiamos evitar alguns destes casos apadrinhando os geocachers que entram. Mas e aqueles que já cá estão e por vezes se chateiam uns com os outros e anda na má onda?

Enfim. Vou lá colocar a última cache. O que eu gostaria mesmo é que as pessoas respeitassem, pois só assim é possivel termos esta actividade.

Como hoje aproveitei para descascar, aproveito para dizer que tenho reparado numa elevado número de caches que são publicadas e depois entram em manutenção por tempo indefinido, em zonas onde outros poderiam colocar caches. Muitas vezes ficam meses a fio à espera de manutenção e/ou não são arquivadas.

Não é que seja perfeito, mas tento respeitar todas as caches por onde passo, inclusive por vezes troco os sacos e coloco objectos nas que estão mais despidas e talvez esteja errado mas acho que esta atitude devia ser a que temos quando encaramos a actividade.

Felizmente não pensamos todos da mesma maneira, mas se há pessoal que anda nisto para estragar as oportunidades dos outros se divertirem, fico então triste por os GPS estarem acessiveis a qualquer um.

E isto não é só pelas minhas caches... outras têm desaparecido e sido vandalizadas. o que ganharam os obreiros com isso?

Se as minhas caches são importantes? para mim são senão não estava tão chateado. E as dos outros também são, senão não existia geocaching

Papaléguas
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor bolacha » sexta mai 09, 2008 15:34

Nas caches sem manutenção era assim:

Tinham 2 meses para fazer a manutenção, ao fim de 2 meses não tivessem feito nada (tempo suficiente), era logo arquivada, assim sempre existia a possibilidade de outro geocacher ir lá colocar outra cache ou adoptar a existente, no mesmo espaço ou num espaço perto.

Existem sítios a visitar que não não é possível colocar uma nova cache (-160mts), porque já existem lá caches á espera de manutenção, por vezes a quase um ano.

Como foi o caso da cache do Jardim das Paivas, logo que foi arquivada, levou com uma nova lá, de outra maneira não era possivel.

:?
Imagem Imagem Imagem Imagem
bolacha
Extra Large

Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor SUp3rFM » sexta mai 09, 2008 15:36

Consegues afirmar com toda a certeza que foi um geocacher que lá foi tirar a cache?

Voltaste a esconder a cache no mesmo local? Se foi esse o caso, imagina que alguém, um "civil", viu uma pessoa pendurada numa parede a remexer num buraco e a tirar de lá a caixa. Esperou, voltou lá e levou-a com ele. Passado algum tempo, esse mesmo civil voltou ao mesmo sítio e zuca... arrebatou mais um tupperware.

Quanto às caches colocadas e inactivas por "demasiado" tempo, qualquer um tem a possibilidade de deixar um log do tipo "Needs to be archived". Isso suscita por parte do reviewer uma atenção especial para com essa cache. Se não houver desenvolvimentos positivos a cache é arquivada e o local fica "livre" para outra. As ferramentas existem, basta utilizá-las.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor vsergio » sexta mai 09, 2008 16:18

É isso, acho que quando uma cache desaparece misteriosamente deverá ser recolocada noutro local, e para isso existe outra ferramenta de "Mudar Coordenadas".

Agora... que acredito que hajam uns geocachers a estragar a brincadeiras dos restantes, acredito. Mas isso são outros quinhentos, e temos que, como em qualquer outra actividade, saber viver com isso.

Quanto às caches desactivas durante muito tempo, acho que sim, que em certos casos se justifica pedir arquivamento, mas o que acho mesmo é que há uma correria para colocar caches que é obra... se colocamos as caches todas hoje amanhã não temos espaço...
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor god_herodes » sexta mai 09, 2008 16:39

Deve andar outra irmandade por ai
Imagem
Regular

Registado: terça jan 22, 2008 09:59

Mensagempor strangedays » sexta mai 09, 2008 17:20

Boa tarde Papaleguas,

Fizemos a cache de Alportuche salvo erro, em Out/Nov do ano passado. Foi relativamente fácil encontrá-la, nessa altura ainda estava à mão de semear ! Sabíamos do constrangimento da maré e correu tudo bem.
Em relação ao desaparecimento da mesma, não creio que possa ser um GC. Talvez falta de cuidado na procura, demasiada exposição, excesso de "adrenalina", vou mais por aí. Quando uma cache dá luta ou gostamos muito dela o mais natural é querer partilhar com outros e verificar se as opinões e as dificuldades são convergentes.
Em Alportuche, temos a intuição que algum ou alguns dos residentes constatou movimento ou visitas inusitadas. Aquilo é quase uma praia privada. Será mais isso. O pessoal mais jovem que tenho conhecido está muito motivado e gosta do jogo.
Como em tudo na vida pode haver excepções, não é ?

Cumprimentos,
João Pinto
ImagemImagem
strangedays
Regular

Registado: domingo set 23, 2007 19:56

Mensagempor bolacha » sexta mai 09, 2008 18:32

SUp3rFM Escreveu:Quanto às caches colocadas e inactivas por "demasiado" tempo, qualquer um tem a possibilidade de deixar um log do tipo "Needs to be archived". Isso suscita por parte do reviewer uma atenção especial para com essa cache. Se não houver desenvolvimentos positivos a cache é arquivada e o local fica "livre" para outra. As ferramentas existem, basta utilizá-las.

É um bocado complicado estar a pedir para arquivar uma cache de um colega... É capaz de começar a existir arrufos por causa disso.

Eu falava era numa maneira "automática" de o fazer.
Imagem Imagem Imagem Imagem
bolacha
Extra Large

Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor papaleguas » sexta mai 09, 2008 20:48

Boas tardes a todos.

Desculpem o tom, mas de facto passaram-se coisas durante esta semana que eu acho merecedoras de reflexão. Não quero de forma alguma fomentar a discórdia :) :)

Sup3r, eu mudei essa cache de sitio 3 vezes e mudei de coordenadas duas vezes… a primeira vez (que foi quando lá foi o strangedays) estava mesmo à mão de semear. Depois penderei a cache num buraco mais ou menos fundo a cerca de 3 metros do chão. Por fim coloquei a cache num sitio onde mesmo eu tenho alguma dificuldade em chegar (montes de pessoas tiveram que pedir dicas para a encontrar).

Se tenho a certeza que foi um geocacher? Não, de facto não tenho, mas quem é que deixa cigarros numa cache? Preservativos, isqueiros. Quem retira quase todos os items de uma cache de um dia para o outro e a volta a colocar no sitio?
Esta semana por exemplo em conversa com o Pedro dos Galaxy, ele manifestou algum desagrado por terem ido à cache das jóias do castelo e deixarem o notebook á balda fora da caixa… podia ter sido um civil? Duvido, se fosse levava pelo menos aquele container (quem conhece o container percebe o que digo).

O que o Vsérgio diz é verdade e eu fiz isso. Se acredito que foi um civil? Se fosse noutra altura do ano acreditava, mas até aqui desapareceram no inverno e na primavera.
Ainda se coloca outra questão…eu já ando nisto vai para três anos (aqui no fórum estou há pouco tempo) e tenho apenas 119 caches descobertas, mas quando há pessoal por perto nem arrisco. Isto aconteceu por exemplo na guns of navarone do sup3r (andava la´pessoal do paintball). É caso para dizer que se não sabem jogar não se metam a engraçados.

Estas regras eu aprendi sozinho, a ler e a pesquisar. Quando comecei não conhecia sequer o fórum e não vim por intermédio de ninguém. Já iniciei nisto pessoal que por vezes anda comigo e com outras equipas e a esses tive o cuidado de explicar tudo o que sabia. O caso das geocoins é um desses casos. Quando encontrei a primeira perguntei a uma equipa do gc.com o que fazia com aquilo e eles explicaram-me. Até hoje nas minhas mãos não desapareceu nenhuma e até já tive moedas bonitas na mão.
Agora aprendo aqui com o pessoal do fórum e realmente há pessoas que conheço e algumas que não conheço que são referências para mim nesta actividade (por exemplo o sup3r, o prodrive, os riffkind, o vsérguio, o roscas, o strangedays, a geodupla, entre outros mais antigos).
É verdade que há pessoal novo com sangue na guelra e não digo que seja pessoal novo ou velho porque para mim essa norma não se aplica. Digo é que se existissem algumas restrições de entrada e algum apadrinhamento por parte de quem já cá está, algumas destas coisas não aconteciam. E por vezes acontecem por antipatias entre pessoal e isso é um facto. Eu já vi pessoal a reclamar de caganitas e que depois coloca caches em sítios onde so há m… e por vezes temos que andar em cima da relva em jardins, outras a fugir dos guardas, em propriedades privadas onde somos ameaçados, etc etc.
Quanto ao arquivamento… eu nunca apontarei o dedo a outro no gc.com, cá está… se já me desaparecem caches agora imaginem que dizia alguma coisa… mas que não está correcto, não está.
Uma das coisas que me faz ainda mais confusão é para que é que o pessoal quer uma micro? São essas que me têm desaparecido. Qualquer fotógrafo dá as caixas do rolo :lol:
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor strangedays » sexta mai 09, 2008 22:09

Papaleguas,
Antes de mais, agradeço a distinção mas somos muito maçaricos neste jogo. Começámos isto em Setembro do ano passado e confesso que ficámos absolutamente siderados com o que rodeia esta actividade. Isto de pertencer a clube secreto é um estimulo espantoso.
Temos vindo a aprender as regras e uma forma de estar (caçar) que não comprometa quem vem a seguir e quem lá pôs a cache. É frustrante ver algo desaparecer de alguém que dedicou tanto do seu tempo a conceber e idealizá-la. Só quem as coloca sabe o tempo que dispendeu em todo o processo.
Feita esta pequena rectificação...vou tentar ser um pouco construtivo.
Pessoal recém chegado à comunidade, sinceramente não tenho razões de queixa. Obviamente que o "padrinho" conta alguma coisa, quanto mais não seja para passar as ideias mais importantes do jogo. Fico por vezes com a sensação que há quem não leia aquele famoso post do Super :lol: (esse sim uma referência desta actividade).
Em relação aos TB´s e GC's é onde percebo que há mais dificuldades em cumprir as regras. Raramente encontramos essas "raridades" também não é isso que nos move mas é engraçado ver o percurso que algumas delas já fizeram pelo mundo.
Uma das coisas que mais nos faz confusão é a aversão aos DNF's. Ficamos com a sensação que há pessoal que acha um DNF uma autêntica doença contagiosa. Numa das nossas caches, com apenas uma dúzia de "founds", o carreiro até ao ponto zero é tão pronunciado que parece que todos os dias ali passa um regimento, no entanto declarados apenas estão 4. Não é uma cache fácil de encontrar mas esse é só um dos desafios. Entre os DNF's o ilustre Prodrive que procurou e não encontrou...sem medos. Achei a atitude fantástica e reveladora do verdadeiro espirito GC (e como lhe deve ter custado... :twisted: ) !
O ponto mais importante nem tem a ver com o jogo é tão somente uma questão de respeito e de honestidade.
O resto é puro divertimento e gozo.
Venha de lá essa cache, vá...

JP/Strangedays
ImagemImagem
strangedays
Regular

Registado: domingo set 23, 2007 19:56

Mensagempor vsergio » sexta mai 09, 2008 23:01

Aqui não há que distinguir ninguém, nem esse tal de Sup3r...
Cada um é como cada qual e obviamente isso aplica-se aqui ao Geocaching.
Eu gosto da brincadeira. Eu gosto dos DNF's. Ajudo a construir e não destruir. Faço o CITO. Se não gosto tento ser simpático e ajudar a ser compor as coisas, etc etc (porque eu sou muita bom!) :D
Aprendi obviamente desde há tres anos a esta parte com a comunidade onde desde sempre me integrei, não tivesse sido o meu Padrinho "O Padrinho".
Com a divulgação cada vez maior do Geocaching é natural que surjam pessoas de todo o género e feitio, e infelizmente temos que viver com esse reverso da medalha. Mas não podemos ser negativos ao ponto de pensar que as coisas estão más. O geocaching a crescer de dia para dia traz muitas mais coisas positivas que negativas (as coisas negativas são aquelas caches novas do Prodrive!...)
Epá, e a tua cache desapareceu. Paciência. Melhor que partir uma perna. Não te podes agarrar muito às tuas caches porque as todas as caches têm o dom de desaparecer, mais tarde ou mais cedo (a minha primeira desapareceu duas vezes e tive que a por num sitio menos bom, à descarada, fácil de encontrar, mas está lá vai para uma catrefada de tempo (ou mais)). Faz parte do Jogo!
A sério, era bom que a malta fosse toda cinco estrelas, que todos fossem discretos, que se preocupassem com a cache e se for preciso que voltem noutro dia se o local está prejado de mugles, que não roubassem trackables, que não colocassem isqueiros, que não colocassem canivetes, preservativos, sacos pretos, pior... sacos pretos com nós, que emprestassem canoas uns aos outros, que não estragassem a vegetação, que em vez de ir a correr ao FTF convidasse um amigo e fizessem o FTF em conjunto, enfim... o Mundo não é perfeito nem o Geocaching o será.
Continuemos cada um de nós a fazer o nosso melhor e as coisas correram pelo melhor, salvo RARAS excepções.

(e é muita giro a malta estar para aqui a falar a falar como se alguem aprendesse com isto alguma coisa... o pessoal que frequenta isto já sabe isto tudo de cór e quem precisa de lições não anda por este fabuloso forum... anda a viver cada um por si)
vsergio
Extra Large

Mensagempor vsergio » sexta mai 09, 2008 23:02

(bolas, eu devia era estar a descansar que domingo há GeoBicla!)
vsergio
Extra Large

Mensagempor papaleguas » sábado mai 10, 2008 17:28

Bem, respondendo ao pessoal...

Strangedays, nós ilustramos sempre as pessoas que conhecemos das caches e daqui do fórum e como o vsérgio diz e é verdade o pessoal que mais precisa de aprender não anda por aqui. Mantenho a distinção e só tenho pena de não me lembrar de todos :)

Para o vsérgio... desparcer uma cache... paciência, seria pior partir uma perna? onde é que foste buscar essa ideia??? Nunca mais vou ver aquele notebook... a perna cura-se. :)

É claro que lá vou por de novo a cache, não no mesmo sitio, mas num onde o pessoal tenha que levar material de escalada para a encontrar :)

Não digo que não haja pessoas com espírito nisto... afinal temos outros sinais na sociedade e nem vale a pena entrarmos por aí. Enfim iver-se com o que poderse :9
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor Bringer » sábado mai 10, 2008 21:30

Lembro-me bem de quando fui lá mais uma molhada de pessoal para procurar essa cache, ainda nos seus primeiros dias de vida. Foi um episódio memorável, já que para além da óptima companhia, também andámos ali pendurados nas paredes e já quando estávamos a ponderar fazer uma jogada suicida é que o pequeno João encontrou a cache logo ali à mão de semear. Recordo com saudade esses fabulosos dias de cachadas na Arrábida e esta cache é uma memória viva disso. Não a deixes desaparecer!

Por falar nisso, as minhas caches na margem sul também têm andado a desaparecer misteriosamente. Acho estranho as duas caches mais próximas terem desaparecido praticamente em simultâneo... Bom, só me resta tentar resolver a situação e ir lá recolocar as caches amanhã. Há alguém interessado em me acompanhar e ir procurar mais umas caches amanhã? Já ando a ficar com a ressaca de estar à tanto tempo sem procurar caches... :P
Imagem
Bringer
Large

Registado: sábado jul 14, 2007 00:00

Mensagempor alieri » domingo mai 11, 2008 01:19

As caches e as geocoins são tuas até as pores no "terreno". custa-me dizer e mais custou interiorizar isto, mas é a verdade.

No espaço de um ano de geocaching perdi 4 caches, uma delas 3 vezes (foi hoje reposta em outro local, porque sou teimoso).

Custa-me acreditar que haja geocachers que destruam caches apenas por desporto ou antipatia para com o owner (porque além de teimoso sou ingénuo).
Acredito mais em negligência de quem procura ou recoloca uma cache sem garantir que não está a ser observado, ou em vandalismo mugle.

Resta-nos continuar a pregar as boas práticas, a confiar nos demais e a tentar divertir-nos e proporcionar bons momentos de geocaching a quem procura as nossas caches.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor MAntunes » domingo mai 11, 2008 07:27

Subscrevo inteiramente o Alieri.

A mim também me custou a interiorizar que as minhas caches afinal não são minhas e ainda por cima sou 'obrigado' a mantê-las. :?

Quanto ao motivo do desaparecimento, realmente anda por aí muito desleixo em deixar as caches conforme se encontraram - no mesmo local e de escondidas da maneira como estavam.

Ainda no Domingo passado, não encontrei o 3º ponto de uma cache minha porque estava uns metros afastado do local onde devia estar e se não fosse a 'Juquinha' ter insistido em enviar-me a foto do local onde o encontrou, estava já dado como desaparecido.

E como alguém disse mais acima, uma cache desaparecida nunca deve ser recolocada no mesmo local. É óbvio que voltará a desaparecer...

Boa sorte para a próxima tentativa. :-)
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes