por 2 Cotas » domingo abr 06, 2008 00:54
Tal como a maioria de vocês sabe, a irmandadePF existe. É um grupo de geocachers nacionais e, que eu saiba, nunca fizeram publicidade nem intervieram publicamente enquanto grupo.
Só no último mês a meia dúzia que conheço visitou quase 200 caches em todo o pais. São dos mais antigos, activos, influentes e importantes membros desta comunidade. Acho.
Pelos vistos inscreveram-se no Geo.com e começaram a registar as caches que visitaram, em grupo ou individualmente.
Aqui começou o julgamento público efectuado nos termos em que alguns elementos se permitiram utilizar.
Sob a desculpa que a data dos logs estaria mal, apagaram logs e comentaram negativamente a actividade dos companheiros. E nem um dos mais puristas se levantou contra. Mesmo quando se escreveu “Mas de qualquer modo gostava de apanhar o gajo à mão...”, nem mesmo a Administração do site ou do forum achou por bem intervir? Por causa de um log, ofereceu-se porrada? Haverá algum pretexto suficiente?
1. Não os conhecem? E depois? Não e obrigatório, eu mesmo nunca ouvi falar de metade dos activos no ultimo mês.
2. A data não esta certa? Isso não e razão para mais que um simples pedido de correcção. Nunca para apagar um log sem aviso ou apenas passado um dia ou dois. Tenho logs nas minhas caches que trocaram locais, nomes, owners e situações.
3. Se vos é assim tão fundamental que a data do log esteja certa com a data da visita, já vos passou pela cabeça que é possível apagarem-vos os logs se não conseguirem provar que estiveram mesmo naquela caches nos dias indicados?
4. Não fizeram um log na cache? Como é que sabem? Já verificaram e tem a certeza? Conseguem identificar todos os logs efectuados. Não consigo ligar mais de metade de todos os que estão nas minhas caches sem os cruzar com os logs no site.
5. Mesmo assim, não há log da Irmandade? E depois? Desde o primeiro dia, da primeira cache que assino os meus logs com o meu nome, porque, OBVIAMENTE, que os nicks não tem assinatura. Nem todas devem ter o meu nick inscrito, nem me preocupa minimamente esse cuidado.
6. Não estiveram lá todos os membros da irmandade? Nem é nem nunca foi obrigatório. Peco meças a quem me apagar um log registado como meu nick ou o meu nome mesmo que a minha outra “½ cota” não tenha estado presente nessa minha caçada.
Mas isso sou eu, para quem um log qualquer, mesmo que errado ou nitidamente faltoso não e mais do que o reflexo de quem o fez. Se o gajo e burro, se o gajo e aldrabão, se o gajo e uma besta isso não me afecta, não me traz gozo nem prejuízo. Prejudicado fica o gajo, porque não foi lá, não jogou o jogo, não participou. Afectam-me mais os energúmenos que me phothem as caches, que as partem, que as colocam fora do lugar, do que aqueles que dizem que lá foram e não foram. Esses nem sequer me prejudicam. Começo a pensar se não seria melhor se todos fizessem o mesmo. Ficavamos todos contentes e as caches durariam mais.
Agora o que me deixa positivamente possesso, nem sequer são os individuos que prometem agressões, ou se atribuem poderes de policia. São aqueles cujas pretensões, atitudes e influência levaria supor que tivessem maior contenção nos comentários mas participaram activamente no linchamento. Querem “provocar clima pesado”? Mais pesado do que este onde já se prometem uns correctivos fisicos?
Não acham esta, uma direcção por onde não devíamos ir?
Este site existe para isto?
Não acham que maior contenção nos comentários seria mais avisado?
Não ficamos todos mal na fotografia?
Não pretendo candidatar-me a nenhuma irmandade. Não pretendo atacar nenhum dos intervenientes e muito menos defender os membros seja de que grupo for, mas preocupa-me o fundamentalismo idiota que este assunto revelou. Cada um que se defenda. O que me preocupa é defender o “meu” grupo. E entristece-me que tenha que ser dele próprio.
Para quem se manifesta continuadamente sobre “o rumo que o Geocaching Nacional” está a tomar, para quem se mostra continuamente desgostoso sobre a comunidade, para quem tem pretensões, para quem simplesmente chegou a “semana passada”, ou simplesmente para quem contribui em prol do grupo, não foi bonito. E choca-me que nesse grupo de linchadores credenciados estejam incluídas pessoas cuja história e conhecimento lhes devia ter dado mais recato.
Ainda esperei que alguém referisse a falta de civismo. A deselegância sobrejacente. Ou comentasse os excessos. Nada. É pena.