Moderador: Moderadores
jasafara Escreveu:Nós é que dominamos, em meia dúzia de toques no google ;)
Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
O início da trilha acontece na boca do igarapé Tucano, próximo à aldeia ianomâmi de Maturacá, a cerca de 800 km de Manaus. É necessário subir o rio Cauaburi em voadeiras (velozes canoas de alumínio com motor de popa), até o igarapé Tucano, início da caminhada. Depois de quatro dias de caminhada, andando uma média de 4 a 5 horas por dia, chega-se ao ponto mais alto do relevo brasileiro, onde se encontram várias espécies endêmicas, principalmente plantas de pequeno porte. O nome "Pico da Neblina" deve-se ao fato do mesmo se encontrar praticamente o ano todo coberto de nuvens.
jasafara Escreveu:Qual é a cache mais próxima do que foi o primeiro território a sair da soberania portuguesa no séc XX em África.
marulhar Escreveu:Bom, afinal até já há uma cache na Guiné-Bissau (Lugadjole), no local onde foi assinada a independência unilateralmente em 1973. Mas se calhar estou equivocado e haverá outro território africano que se autonomizou antes? Esclareça-me, sr Jasafara.
allien Escreveu:Primeiro pensei que pela data o continente estaria errado! Depois apercebi-me que ficaria fácil de mais.
E então fiquei intrigado e fui "googlar", e não é que devo ter ficado com cara de espanto. Conhecia o nome mas nunca me passou pela cabeça que aquela tivesse sido a data da independência.
Obrigado pelo desafio
jasafara Escreveu:allien Escreveu:Primeiro pensei que pela data o continente estaria errado! Depois apercebi-me que ficaria fácil de mais.
E então fiquei intrigado e fui "googlar", e não é que devo ter ficado com cara de espanto. Conhecia o nome mas nunca me passou pela cabeça que aquela tivesse sido a data da independência.
Obrigado pelo desafio
Pois, Goa, Damão e DIu seria fácil de mais
Mas pelo artigo acima já aprendi que na verdade a perca de soberania começou em 1954.
E só um comentário sobre o teu "googlar". Na verdade é incrivél o poder de conhecimento que a internet nos colocou nos dedos. Antes só os que disponham de uma boa enciclopédia em papel (que estava sempre a ter de ser acrescentada com volumes adicionais) ou que tinham eles próprios um saber enciclopedico é que teriam possibilidade de com muito trabalho conseguir fazer as investigações que agora se fazem em segundos. E isto sem falar da possibilidade que os hiper-links nos dão de saltar de assunto para assunto, complementando a informação ou abrindo novos horizontes. Realmente admirável. É verdade que se tem de ter algum cuidado com a fiabilidade das fontes, mas temos o mundo no nosso pc ou telefone...
marulhar Escreveu:...E que tal utilizar essas facilidades modernas deste "admirável mundo novo" para realçar (e partilhar) exactamente do que estão a fala? Afinal, qual é o território africano da esfera portuguesa que se autonomizou antes de 1973?
PS: Jasafara, a primeira hiperligação deve ter o endereço incompleto, dá erro...
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes