• Anúncios

Geocaching trivia

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » quinta set 03, 2015 14:16

O #001 foi dos poucos que resolvi...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor rifkinda » quinta set 03, 2015 14:18

Também tentei, mas desisti... afinal há mais caches por aí! ;))
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor marulhar » domingo Oct 04, 2015 12:49

Ok, aqui vai mais uma trivialidade — uma fácil.
Se vivêssemos no Portugal pré-1974 — cruzes canhoto! :) —, séc. XX, e houvesse Geocaching tal como existe agora (ou seja: todas as caches actuais estavam activas nesse período), qual seria a geocache mais alta (altitude) de Portugal?
marulhar
Micro

Registado: sexta set 09, 2011 14:47

Mensagempor jasafara » domingo Oct 04, 2015 17:01

Nós é que dominamos, em meia dúzia de toques no google ;)

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
jasafara
Extra Large

Mensagempor marulhar » domingo Oct 04, 2015 20:24

jasafara Escreveu:Nós é que dominamos, em meia dúzia de toques no google ;)

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Pois, um desafio simples. [:I]
Curiosamente, se prolongássemos a coisa para os séculos anteriores, o resultado seria o mesmo porque ainda não há nenhuma cache ali em cima:

Imagem
marulhar
Micro

Mensagempor jasafara » domingo Oct 04, 2015 23:37

Muita neblina há nesse pico.
Mas a "apenas" 800km de Manaus quem sabe se não irá ter uma cache um dia destes...

O acesso até não é muito complicado... :)

O início da trilha acontece na boca do igarapé Tucano, próximo à aldeia ianomâmi de Maturacá, a cerca de 800 km de Manaus. É necessário subir o rio Cauaburi em voadeiras (velozes canoas de alumínio com motor de popa), até o igarapé Tucano, início da caminhada. Depois de quatro dias de caminhada, andando uma média de 4 a 5 horas por dia, chega-se ao ponto mais alto do relevo brasileiro, onde se encontram várias espécies endêmicas, principalmente plantas de pequeno porte. O nome "Pico da Neblina" deve-se ao fato do mesmo se encontrar praticamente o ano todo coberto de nuvens.
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » terça Oct 06, 2015 17:09

Bem. Temos então que a cache mais elevada que existe dentros dos países que fizeram parte do antigo império colonial português ou já no século passado das chamadas províncias ultramarinas é a [tradicional-] Nós é que dominamos no ponto mais elevado de Timor-Leste.
Acho que o tema é interessante e vou pensar noutra trivia dentro do mesmo contexto ;))
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » terça Oct 06, 2015 17:24

Qual é a cache mais próxima do que foi o primeiro território a sair da soberania portuguesa no séc XX em África.
jasafara
Extra Large

Mensagempor marulhar » terça Oct 06, 2015 20:00

jasafara Escreveu:Qual é a cache mais próxima do que foi o primeiro território a sair da soberania portuguesa no séc XX em África.

Olhando de relance para o mapa diria que é uma cache na Gâmbia que foi publicada em finais de 2009 e teve que esperar mais de 3 anos pelo FTF.
marulhar
Micro

Mensagempor marulhar » terça Oct 06, 2015 20:30

Bom, afinal até já há uma cache na Guiné-Bissau (Lugadjole), no local onde foi assinada a independência unilateralmente em 1973. Mas se calhar estou equivocado e haverá outro território africano que se autonomizou antes? Esclareça-me, sr Jasafara.
marulhar
Micro

Mensagempor jasafara » terça Oct 06, 2015 21:21

marulhar Escreveu:Bom, afinal até já há uma cache na Guiné-Bissau (Lugadjole), no local onde foi assinada a independência unilateralmente em 1973. Mas se calhar estou equivocado e haverá outro território africano que se autonomizou antes? Esclareça-me, sr Jasafara.

Não esclareço porque deixo por enquanto a trivia em aberto :)

É muito interessante a cache que indicaste e que não conhecia. É uma cache num sítio muito simbólico e que corresponde a uma zona que realmente já em 1973 estava na prática fora da soberania portuguesa.

Mas a resposta que julgo mais correcta não é essa e anda 12 anos mais para trás ;))
jasafara
Extra Large

Mensagempor allien » quarta Oct 07, 2015 13:12

Primeiro pensei que pela data o continente estaria errado! Depois apercebi-me que ficaria fácil de mais.
E então fiquei intrigado e fui "googlar", e não é que devo ter ficado com cara de espanto. Conhecia o nome mas nunca me passou pela cabeça que aquela tivesse sido a data da independência.
Obrigado pelo desafio
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor jasafara » quarta Oct 07, 2015 14:50

allien Escreveu:Primeiro pensei que pela data o continente estaria errado! Depois apercebi-me que ficaria fácil de mais.
E então fiquei intrigado e fui "googlar", e não é que devo ter ficado com cara de espanto. Conhecia o nome mas nunca me passou pela cabeça que aquela tivesse sido a data da independência.
Obrigado pelo desafio

Pois, Goa, Damão e DIu seria fácil de mais :)
Mas pelo artigo acima já aprendi que na verdade a perca de soberania começou em 1954.

E só um comentário sobre o teu "googlar". Na verdade é incrivél o poder de conhecimento que a internet nos colocou nos dedos. Antes só os que disponham de uma boa enciclopédia em papel (que estava sempre a ter de ser acrescentada com volumes adicionais) ou que tinham eles próprios um saber enciclopedico é que teriam possibilidade de com muito trabalho conseguir fazer as investigações que agora se fazem em segundos. E isto sem falar da possibilidade que os hiper-links nos dão de saltar de assunto para assunto, complementando a informação ou abrindo novos horizontes. Realmente admirável. É verdade que se tem de ter algum cuidado com a fiabilidade das fontes, mas temos o mundo no nosso pc ou telefone...
Editado pela última vez por jasafara em quarta Oct 07, 2015 21:24, num total de 1 vez.
jasafara
Extra Large

Mensagempor marulhar » quarta Oct 07, 2015 20:44

jasafara Escreveu:
allien Escreveu:Primeiro pensei que pela data o continente estaria errado! Depois apercebi-me que ficaria fácil de mais.
Obrigado pelo desafio

Pois, Goa, Damão e DIu seria fácil de mais :)
Mas pelo artigo acima já aprendi que na verdade a perca de soberania começou em 1954.

E só um comentário sobre o teu "googlar". Na verdade é incrivél o poder de conhecimento que a internet nos colocou nos dedos. Antes só os que disponham de uma boa enciclopédia em papel (que estava sempre a ter de ser acrescentada com volumes adicionais) ou que tinham eles próprios um saber enciclopedico é que teriam possibilidade de com muito trabalho conseguir fazer as investigações que agora se fazem em segundos. E isto sem falar da possibilidade que os hiper-links nos dão de saltar de assunto para assunto, complementando a informação ou abrindo novos horizontes. Realmente admirável. É verdade que se tem de ter algum cuidado com a fiabilidade das fontes, mas temos o mundo no nosso pc ou telefone...

E que tal utilizar essas facilidades modernas deste "admirável mundo novo" para realçar (e partilhar) exactamente do que estão a fala? Afinal, qual é o território africano da esfera portuguesa que se autonomizou antes de 1973? [:(!]

PS: Jasafara, a primeira hiperligação deve ter o endereço incompleto, dá erro...
marulhar
Micro

Mensagempor jasafara » quarta Oct 07, 2015 21:36

marulhar Escreveu:...E que tal utilizar essas facilidades modernas deste "admirável mundo novo" para realçar (e partilhar) exactamente do que estão a fala? Afinal, qual é o território africano da esfera portuguesa que se autonomizou antes de 1973? [:(!]

PS: Jasafara, a primeira hiperligação deve ter o endereço incompleto, dá erro...

link corrigido.
Quanto ao território africano, vê lá se procurar por Ajudá ajuda :)
jasafara
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes