Caros entusiastas da fotografia e do geocaching,
Durante as últimas edições tenho tido alguns problemitas, que partilhei com os colegas Admins do site e surgiu uma solução que vos trago agora para se pronunciarem e, esperemos, aceitarem.
O problema;
"
1) metade da malta não coloca as tags e tenho que ser eu a colocá-las - quanto menos trabalho a malta tem, mais trabalho eu tenho... Hoje até me levantei mais cedo (ainda mais cedo) para poder lançar a votação porque só ao fim da noite o poderia fazer com tempo e calma que aquilo requer.
2) na visualização por tags, não é visível o autor de cada foto para depois se poder votar - obriga a que o pessoal vá à visualização por sub-album para poder exerer o direito cívico. Na visualização por tags também não consigo controlar o número de fotos por linha x coluna.
"
Acrescento também (na altura não o referi), a considerável percentagem de fotos sem identificação do log onde foram submetidas, o que me leva a verificar algumas ao calhas mas não podendo garantir que todas as fotos submetidas a concurso cumprem as condições.
A solução;
Surgiu, pouco depois, pelo Nuno 'Rifkind' Pedrosa que é uma autêntica máquina a debitar código.

Vidé anexo 1).
Criar um sistema automágico que vá aos logs das caches identificar as fotos submetidas a concurso e criar uma página para prévisualização das mesmas.
Assim, simples.
Vantagens do sistema;
- Automatismo, rapidez, simplicidade, garantia de respeito pelas regras
As fotos eram automáticamente ligadas aos logs e aos seus autores e só há um upload das fotos - o que é feito para o gc.com
Desvantagem do sistema;
- Menos qualidade das fotos
Comparando a versão que temos no gc.com e a que temos no Gallery.
Pode ser minimizada se o redimensionamento fôr feito pelo geocacher em vez de usar o do gc.com.
Agora, como é que isto funcionaria?
Os concorrentes têm que;
1) escolher as fotos que pretendem submeter a concurso e apensar-lhes a palavra "PTFotoConcurso" no cabeçalho ou no texto. Máximo três. Se marcarem mais, só são consideradas 3. Podem, no entanto, desmarcar uma para marcar outra se mudarem de opinião.
2) colocar um post no tópico de lançamento do concurso do mês respectivo, onde indicam a(s) cache(s) onde estão as fotos que desejam ter em concurso. Se a cache já estiver listada por outro geocacher, não precisam de a referir. A referência é feita pelo código da cache e em letra maíusculas. Ex:
GC11BE.
3) na altura da votação, votar.
A organização continuará a criar os tópicos de lançamento do concurso e da votação e de discussão/feedback. O título dos primeiros dois tópicos terá que obedecer a regras perfeitamente observáveis.
Pensamos em fazer uma sessão de teste em paralelo com o modelo actual, já durante a próxima edição do concurso, Março/2008, a iniciar em 1 de Abril. Por isso teriam, nessa edição, um pouco mais de trabalho para o qual peço a vossa compreensão.
Que dizem? O trabalho está feito. É só usá-lo ou se encontrarem ou se se lembrarem de questões que nos tenham passado, por favor coloquem-nas aqui.
Anexo 1)
Para quem quiser ler esta maravilha do Nuno:
# Processo de concurso fotográfico:
# De dia 1 até dia 10 do mês, são recolhidas e mostradas as fotos candidatas ao concurso, de acordo com as condições:
# - devem estar carregadas no geocaching.com e associadas a um log
# - devem ter o texto "PTFotoConcurso" no cabecalho ou na descricao
# - as caches com foto a concurso devem ser listadas num post no tópico correspondente do fórum
#
# As fotos a concurso podem variar, retirando-se o texto identificativo ou a própria foto do log
# No entanto, essas alterações poderão não ser visíveis, se a foto não estiver listada no tópico de inscrição.
#
# No dia 11, pela 1h00 da madrugada, as fotos são copiadas para uma tabela, congelando assim as inscrições.
# (isto acontece, configurando um crontab que corre com argumento -f=1)
#
# A partir daqui, o processo automático não volta a funcionar até dia 1, do mês seguinte.
#
# Os tópicos de inscrição e de votação devem ser criados "manuelmente", obedecendo aos seguintes critérios:
# Tópico de inscrições, com o título a seguir a seguinte regra:
# upper( `topic_title` ) LIKE '%INSCR%FOTO%<mes_3_letras>%<ano_2_digitos>%'"
# Ex: Inscr Foto Fev 08
# Ex: Inscrições FotoConcurso Fevereiro 2008
# Ex: Estão abertas as inscrições para o fantástico mega-rifixe Foto Concurso do extraordinário mês de Fevereiro do ano da graça de nosso Senhor, 2008
#
# Tópico de Votações, com o título a seguir a seguinte regra:
# upper( `topic_title` ) LIKE '%VOTA%FOTO%<mes_3_letras>%<ano_2_digitos>%'"
# Ex: Vota Foto Fev 08
# Ex: Votações para o FotoConcurso Fevereiro 2008
# Ex: Estão abertas as votações para o fantástico mega-rifixe Foto Concurso do extraordinário mês de Fevereiro do ano da graça de nosso Senhor, 2008
#
# IMPORTANTE: O nome do mês pode ter apenas as 3 primeiras letras, mas deve ser em Português.
edit: 'actual'