• Anúncios

Como vais fazer para ganhares todos os souvenirs de Agosto?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Qual é a tua estratégia para conseguires coleccionar todos os souvenirs de Agosto?

Não me interesso por souvenirs, por isso se ganhar algum foi só mesmo por acaso.
12
75%
Tenho 31 caches perto de casa guardadas precisamente para conseguir fazer uma por dia.
2
13%
Como tenho a minha zona totalmente limpa, vou andar de evento em evento a contar founds.
0
Sem votos
Ainda tenho algumas caches perto por encontrar, mas vou intercalar com alguns eventos.
2
13%

Total de votos : 16

Re: Como vais fazer para ganhares todos os souvenirs de Agos

Mensagempor jasafara » quinta set 05, 2013 22:25

MAntunes Escreveu:
jasafara Escreveu:...Não sei como é que o Geostats detecta os geocachers como portugueses...

Ui! Nem queiras saber... :mrgreen:

Não quero saber, mas são 27.686 portanto cerca de -4.000 do que o Geopt...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor jasafara » quinta set 05, 2013 22:38

rifkinda Escreveu:O que tu estás a dizer com a tua explicação, é que metade dos geocachers portugueses fazem no máximo 4 logs e desistem disto e por isso não são apanhados pelo algoritmo. Acho estranho essa percentagem...
Pareceu-me uma simplificação tua grosseira, sem fundamento científico... mas se por acaso foste mesmo ver numa amostra aleatória, quantos estavam nessa situação e estimaste como sendo de 50%, aí tudo bem... mas pareceu-me simplesmente um valor caído do céu.

Repara que eu comecei por dizer...

Algumas especulações....
O que se consegue medir bem. A percentagem de caches activas em Portugal em relação ao Mundo. São cerca de 1,1%.
Parta-se do princípio que a percentagem de geocachers é proporcional à percentagem de caches (não há assim muita razão para pensar que não...).
Teríamos assim cerca de 66.000 geocachers portugueses.

Portanto especulei e extrapolei. Concordo que é pouco científico...Baseie-me num número da GS que não tenho forma de confirmar (6M de geocachers...) e da assupção de que o rácio de caches Portugal/Mundo é extrapolável para o rácio de geocachers. Daí concluir que haveriam 66.000 geocachers portugueses. Como as Geostats só conhecem 27.686 (e o Geopt 31.783) então isso quer dizer que mais de 50% não são conhecidos...

Qual é a alternativa? Se acreditarmos dos 6M da GS e se acreditarmos por exemplo que só 10% dos geocachers não foram detectados pelo Geopt, concluiriamos que o rácio de geocachers Portugal/Mundo é muito inferior ao rácio de caches (que esse sim está bem definido). Não me parece nada credível...

Se acreditarmos que o rácio de geocachers é equivalente ao de caches e que apenas 10% dos geocachers não foram detectados pelo Geopt então concluimos que o número de 6M da GS é uma grande treta e que ele será mais na ordem dos 3.2M.

Eu não consigo especular melhor :) Tu consegues?
Editado pela última vez por jasafara em quinta set 05, 2013 22:42, num total de 3 vezes.
jasafara
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quinta set 05, 2013 22:40

Entretanto, fui verificar - das minhas 5 primeiras caches, apenas 2 são em Portugal. Tens a certeza que sou um geocacher português? ;)
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » quinta set 05, 2013 22:42

Se ainda for da mesma maneira que eu conheci, a determinação do país dos novos geocachers é feita manualmente, através da análise de vários dados:
logs, caches colocadas, caches visitadas, informações no perfil, etc...
Ou seja, é uma decisão consciente de quem analisa o novo geocacher por forma a determinar o país. Não é um método isento de erros mas, penso eu, será um processo relativamente confiável.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor jasafara » quinta set 05, 2013 22:45

lynxpardinus Escreveu:Entretanto, fui verificar - das minhas 5 primeiras caches, apenas 2 são em Portugal. Tens a certeza que sou um geocacher português? ;)

Tenho :) E não tenho bem a noção se o algoritmo não entra em conta com outros factores como a % de caches em Portugal vs outros países (por exemplo...).
O que é verdade é que a média do número de geocachers portugueses entre Geopt/IAAN e Geocaching@PT/GeoStats é inferior a 30.000.
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quinta set 05, 2013 22:46

MAntunes Escreveu:Se ainda for da mesma maneira que eu conheci, a determinação do país dos novos geocachers é feita manualmente, através da análise de vários dados:
logs, caches colocadas, caches visitadas, informações no perfil, etc...
Ou seja, é uma decisão consciente de quem analisa o novo geocacher por forma a determinar o país. Não é um método isento de erros mas, penso eu, será um processo relativamente confiável.

Espero bem que já não seja assim...Não me parece viável actualmente fazer isso de forma manual...
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quinta set 05, 2013 22:52

Lynx. O que o Geopt sabe de ti ;)) A LastVisit (ao site da GS) não está correcta.

Código: Selecionar todos
Guid   dateSynced   Nome   TrackablesTotalDiscovered   TrackablesTBsDiscovered   TrackablesCoinsDiscovered   TrackablesTotalOwned   TrackablesTBsOwned   TrackablesCoinsOwned   PhotosCount   Tamanho Médio Logs   Data Primeiro Log   Data Último Log   Logs   Founds Totais   Founds Portugal   MemberSince   LastVisit   Hides   Not Founds   Notes   TopDistritoHides   TopDistritoHidesNr   TopDistritoFounds   TopDistritoFoundsNr   TotalFavs   ActiveHides   TotalEvents
6f6ff44b-cb0d-403b-9b70-6aa1fcc095c0   09-07-2013 00:53:28   lynx pardinus   64   38   26   6   1   5   297   580   2004-08-23   2013-08-23   1633   987   762   2004-08-14   2013-02-09   17   272   222   Lisboa   13   Lisboa   430   99   9   2
jasafara
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quinta set 05, 2013 22:56

Devo fazer parte dos que "forçaram" a entrada como portugueses, certo? A verdade é que muito dificilmente um algoritmo consegue ser 100% correcto sempre - é para isso que existe "o martelo".
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor jasafara » quinta set 05, 2013 23:10

lynxpardinus Escreveu:Devo fazer parte dos que "forçaram" a entrada como portugueses, certo? A verdade é que muito dificilmente um algoritmo consegue ser 100% correcto sempre - é para isso que existe "o martelo".

Acho que não... Tens um rácio de founds em caches portuguesas superior a 75%. A questão dos primeiros founds é mesmo para apanhar precocemente os novos geocachers com um mínimo de fiabilidade.
E depois é claro que não sendo possível um algoritmo 100% fiável o processo de fiabilização manual (que é um nome mais bonito do que "martelo" [:D]) tem de estar disponível.
jasafara
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quinta set 05, 2013 23:15

A única coisa que não está certa é o número de caches - acho que faltam aí umas quatro. Mas, se calhar, preciso de registar os logs primeiro...
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor jasafara » quinta set 05, 2013 23:18

lynxpardinus Escreveu:A única coisa que não está certa é o número de caches - acho que faltam aí umas quatro. Mas, se calhar, preciso de registar os logs primeiro...

É capaz de ser preciso :) E alguns founds por vezes demoram algum tempo a ser apanhados, mas acabam por o ser.
jasafara
Extra Large

Mensagempor RuiJSDuarte » quinta set 05, 2013 23:28

Nunca tive o prazer de escrever "olhem lá o Offtopic!"... hehehe foi só mesmo para isto! [:P]
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor jasafara » quinta set 05, 2013 23:35

RuiJSDuarte Escreveu:Nunca tive o prazer de escrever "olhem lá o Offtopic!"... hehehe foi só mesmo para isto! [:P]

Conheces a "Teoria dos seis graus de separação"?
Nos fóruns qualquer tema pode descambar num completamente diferente em muito menos [:D]
jasafara
Extra Large

Mensagempor RuiJSDuarte » quinta set 05, 2013 23:42

Não conhecia não senhor... e a tua tb está correcta... com dois post apenas já viramos o tópico para outra coisa completamente diferente! [:D]
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor rifkinda » sexta set 06, 2013 00:29

E acham que vai haver muitos geocachers, que por uma questão de "inércia", vão continuar a fazer geocaching todos os dias, mesmo não ganhando o souvenir?
Um dos objectivos da groundspeak suponho que fosse também a "fidelização" dos geocachers...
Será que os geocachers ficarão com o ditado "Uma cache por dia, nem sabem o bem que vos fazia" no ouvido?
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes