Hoje estive a fazer uma prospeção para escolher o meu próximo destino turístico. Cheguei à conclusão que espantosamente, nos países com uma maior tradição na defesa da sua língua e na incapacidade de comunicar em línguas estrangeiras, as caches são quase totalmente disponibilizadas em inglês. Esquecamos os alemães, que isso é caso perdido.
Outros países por onde passei os olhos:
- Espanha: tudo em inglês:
- França: quase tudo em inglês;
- Holanda: tudo em inglês;
- Até na Estónia, tudo em inglês, inclusive os logs na sua maioria;
- E já agora, estou na Hungria onde, sim, tudo em inglês.
Já a "comunidade" de Geocachers portuguesa parece estar a seguir pelo mau caminho.
Estou a pensar começar a fazer os logs de caches que se encontrem apenas em português numa outra língua a que tenha acesso. Que tal húngaro ou checo? Estou certo que os owners ficarão deliciados por colher da sua sementeira quando se depararem com um texto inintelígivel. Se é prá brincadeira..... depois sempre podem tentar encontrar um "translator" automático Checo - Português.
P.S. - Apesar de não me importar de fazer algumas traduções, ou, na pior das hipóteses, versões reduzidas com o mínimo essencial para oferecer acesso a geocachers estrangeiros, não tou numa de
http://geocaching.against.org/, que acho sobredimensionado para o que se pretende. Um eMail para o owner e está feita a coisa.