• Anúncios

Arquive-se

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Arquive-se

Mensagempor Torgut » quinta fev 24, 2011 15:08

Hoje passei por uma experiência involuntária que mais uma vez me confirmou a queda de qualidade a pique do Geocaching em Portugal e as consequências da vulgarização deste passatempo. Estava aqui a gerar um GPX com as caches da região sul, e, no GSAK, a todas que estavam marcadas como temporariamente indisponiveis fiz um update do status. Ora bem... qual não foi a minha surpresa quando constantei que cerca de 80% das que estavam indisponiveis passaram a arquivadas, e apenas umas quantas estão de volta à vida. É o sinal dos tempos de desresponsabilização. c#$%#% caches à pazada por todo o lado é fácil. Bastam uns nicos de papel e uma caixa qualquer. Depois, pagar o preço da criação é que já não é para todos e cada vez é para menos. É a perda de individualidade da cache enquanto tal. Estas, passaram de um ponto memorável, para um produto descartável. Cria-se, quando houver um problema, arquiva-se. Tipo guardanapo de papel.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Arquive-se

Mensagempor Carlytos » quinta fev 24, 2011 15:20

Torgut Escreveu:Hoje passei por uma experiência involuntária que mais uma vez me confirmou a queda de qualidade a pique do Geocaching em Portugal e as consequências da vulgarização deste passatempo. Estava aqui a gerar um GPX com as caches da região sul, e, no GSAK, a todas que estavam marcadas como temporariamente indisponiveis fiz um update do status. Ora bem... qual não foi a minha surpresa quando constantei que cerca de 80% das que estavam indisponiveis passaram a arquivadas, e apenas umas quantas estão de volta à vida. É o sinal dos tempos de desresponsabilização. c#$%#% caches à pazada por todo o lado é fácil. Bastam uns nicos de papel e uma caixa qualquer. Depois, pagar o preço da criação é que já não é para todos e cada vez é para menos. É a perda de individualidade da cache enquanto tal. Estas, passaram de um ponto memorável, para um produto descartável. Cria-se, quando houver um problema, arquiva-se. Tipo guardanapo de papel.

Eu concordo com tudo o que escreves-te. Aliás, eu também já constatei que na minha zona as caches começam a aparecer por tudo e por nada!
Quanto às caches em manutenção e depois arquivadas, pode ser por múltiplos factores, mas o grande é o que mencionas-te mas em seguida surge a crise económica!
De qualquer das formas nenhuma das razões serve de desculpa, porque se não podemos arcar com a responsabilidade ou com os custos, damos para adopção. Eu já adoptei algumas caches que não quis ver morrer, criei outras porque não me deram a oportunidade de as adoptares e depois arquivaram-nas... e depois de ler este tópico coloquei 3 caches minhas em Manutenção mas ainda esta semana vou reactiva-las pois é essa a minha filosofia!

Torgut obrigado pelos teus tópicos e post no teu blog, são de uma utilidade enorme! Já agora tens PM. [:D]
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor lgass » sábado fev 26, 2011 12:41

isto vem de encontro ao topico onde falavamos de gente com muitas caches... 1500 caches criadas mais 800 estão desactivadas...

essa tem sido a filosofia...

eu coloquei 7 ou 8 caches... uma deu muitos problemas que foi o tb hotel perto do aeroporto... tentei mudar tudo na cache para a manter, mas n deu...

ainda estudo uma reactivação mas infelizmente deve ser arquivada...

em contra partida, esta é uma auto regulação... o que nao tem qualidade vai morrendo e vao nascendo novas caches
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor Torgut » sábado fev 26, 2011 18:58

lgass Escreveu:em contra partida, esta é uma auto regulação... o que nao tem qualidade vai morrendo e vao nascendo novas caches

Permite-me discordar, mas não é tal coisa. Não existe qualquer correlação, aliás. Uma grande cache pode ser arquivada ao fim de pouco tempo, o que aliás tem sucedido com frequência. E uma cache de treta pode durar dez anos, o que também sucede. Seria óptimo era se um owner de má qualidade pudesse ser arquivado, mas infelizmente isso não sucede.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor papaleguas » segunda fev 28, 2011 09:36

define owner de má qualidade...
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor lgass » segunda fev 28, 2011 10:01

agora discordo eu:

se for bom adopta-se! tem acontecido cada vez com mais frequência e acho uma bela maneira de as manter a funcionar.

recentemente fiz uma mistério na expo (Na mouche!) e fiquei muito contente quando vi que tinha sido adoptada.

Não pela vista, não pelo local, mas sim pelo enigma em si...

caches boas vão desaparecer... e a crise vai fazer com que haja mais caches urbanas, que me parece que não gostas muito mas que eu adoro.

cache (ou owner) de má qualidade é um conceito que é demasiado subjectivo.

Obviamente que há umas provavelmente plantadas no meio de serras com lindas vistas que são melhores e inesqueciveis... mas ao desaparecerem essas, podem sempre colocar lá outras novas
Imagem
lgass
Large

Mensagempor Torgut » segunda fev 28, 2011 11:30

papaleguas Escreveu:define owner de má qualidade...

Permite-me não nadar contigo nas turvas águas da subjectivação global, mas a leitura do primeiro post deste tópico contribuirá, pelo menos de forma parcial, para responder.

lgass Escreveu:agora discordo eu:

se for bom adopta-se! tem acontecido cada vez com mais frequência e acho uma bela maneira de as manter a funcionar.

cache (ou owner) de má qualidade é um conceito que é demasiado subjectivo.

Obviamente que há umas provavelmente plantadas no meio de serras com lindas vistas que são melhores e inesqueciveis... mas ao desaparecerem essas, podem sempre colocar lá outras novas

1) Adopção é uma outra coisa, mas sim, nessa perspectiva TALVEZ se consiga conceber a continuidade das melhores caches, apesar de não deixar de ser curioso que primeiro fales em qualidade e depois afirmes a qualidade ser algo demasiado subjectivo (para mim, não é, deixando de lado aspectos filosóficos e mantendo a ligação às coisas prácticas da vida)..

2) Apesar das coisas serem diferentes hoje do que eram há 6 ou 8 anos, ainda há locais cuja possibilidade de manutenção de uma cache não é algo possível a muitos geocachers.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » segunda fev 28, 2011 15:36

A manutenção sempre foi um desafio para os owners - exige tempo e dedicação. Exige, nomeadamente, que, por vezes, se tenha que abdicar de founds para manter as suas caches activas e operacionais - o que "é complicado" para quem quer ver os seus números a engordar! Acho que, tanto ou mais do que números de founds, ser um geocacher implica o gosto pela partilha de locais e desafios, o que significa a colocação e a manutenção de caches interessantes para quem as busca. No fundo, se os geocachers apenas procurassem caches... o jogo não existia, porque, no limite, não haveria caches para procurar!

A manutenção das caches colocadas é uma responsabilidade dos owners - claro que não a fazer não é um crime de lesa-majestade, mas é importante, por uma questão de respeito pelo jogo e por quem procura caches. É claro que acho que podemos (e devemos, quando podemos) contribuir para a sua manutenção - mas isto não desresponsabiliza os owners (é apenas uma - boa - ajuda).
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lgass » segunda fev 28, 2011 15:49

o que é ou não de qualidade é subjectivo, havendo no entanto conceitos globais visto que vivemos todos no mesmo paradigma...

seja como for, o desaparecimento de caches, boas ou más, é natural e está associado ao jogo. se fossem sempre as mesmas, haveria de chegar a altura em que tinhamos que ir bem longe para encontrarmos novas.

apesar de tudo, quero que todas as caches boas se mantenham, por muito tempo, porque são essas que melhor representam o jogo
Imagem
lgass
Large

Mensagempor lynxpardinus » segunda fev 28, 2011 20:16

Curiosamente, eu acho que outro ponto é perceber o que é que acontece com as caches que são abandonadas. Os owners levantam os tupperwares (quando isso é possível - não quando a caixinha desapareceu comprovadamente) ou fica um tupperware de plástico largado à sua sorte num sítio qualquer?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » segunda fev 28, 2011 21:08

Se são abandonadas... fica o geolitter.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Torgut » terça mar 01, 2011 10:11

Eu acho que isso de geolitter é sobreconsiderado. Na prática são raros os casos em que isso suceder. A negligência de um owner (que estranho, quando isto acontece, será um bom ou um mau owner... ah coisas sujectivas estas!) em manter a sua cache reflecte-se mais na não reposição de caches desaparecidas do que em qualquer outra coisa. Se simplesmente o tempo passa e o owner não cuida da cache mas ela se mantém lá, a tendência é que quem passa por lá trata das coisas, e de resto, uma cache sem manutenção pode-se aguentar anos e anos e manter-se operacional. Ou seja, claro que há casos de geolitter mas são reduzidos e não me preocupam.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes