Antes de mais, as minhas desculpas por não ter participado atempadamente nesta discussão, o que foi causado por falta de tempo por causa do trabalho durante a semana.
Acho que a forma como o assunto foi discutido foi muito positiva e isso deixa-me muito satisfeito

. Penso que no essencial todos concordamos, ou seja, que faz todo o sentido promover o concurso e a eleição como um espaço de mérito, não como um espaço de popularidade. E nesse sentido, mesmo sabendo que a votação foi estritamente legal, ficámos tristes por terem existido votos de popularidade. O resultado foi que isso abafou o mérito que as fotos vencedores teriam, e pôs-nos a pensar o que fazer para tentar evitar este desvio face aos propósitos da entrega de um prémio de mérito (o pathtag).
A este propósito acho que o geo-amd é muito sensato na sua reflexão, pois de facto a ideia de oferecer um prémio é também trazer mais gente e aumentar a participação, e nesse sentido, se houvesse muita gente a votar, os possíveis efeitos dos votos de popularidade não se fariam sentir. Eu também achei isso há um mês atrás, mas tive de constatar que seriam precisos mesmo muitos votantes para fazer sentir a
Lei dos Grandes Números 
Bom, o concurso de Janeiro está fechado, já enviei os pathtags aos vencedores, e não me parece acertado aplicar novas regras ao que passou (mais uma vez estou a concordar com o geo-amd). Mas quando ao próximo concurso, tudo está em aberto e podemos aplicar alterações em função do que aqui se propôs e discutiu.
Penso que ficou claro que, de uma forma ou de outra, será bom tornar a votação mais transparente, sem impedir a liberdade e facilidade de voto. Num espaço de responsabilidade, em que cada um assume a sua participação e as suas opções (e não vi ninguém a ser apologista do contrário), exprimir publicamente uma escolha é normal, tal como será normal que seja aceite por todos (bom, há casos extremos, inaceitáveis, mas estou a pensar em pessoas de bom senso).
Pedir que os votos sejam justificados por escrito? Não, certamente que não. Mas não foi isso que o Rifkind escreveu, a ideia não é essa. Bastaria algo simples como "Voto na 3, 7 e 13". Isto agrada-me pois envolve de facto uma participação (ainda que ultra-mínima, mas enfim) de todos os que querem votar. E convenhamos, não dá muito mais trabalho do que clicar em três fotos.... Não se restringe a participação a quem já tenha feito um certo número de posts (ideia que também surgiu), mas pelo menos todos os votos serão de pessoas que deram sinal de vida no fórum, nem que seja para dizer "Voto na 3, 7 e 13". Aleluia!!

Mais trabalho terei eu, que terei de ir mantendo a tabela de votos à medida que vão sendo feitos, e bloqueando as votações expressas. Se vir que não aguento, ou se isso não se mostrar funcional, podemos pensar noutra solução para o mês seguinte (é bom ter esta liberdade de poder ir ajustando o funcionamento do concurso à medida das necessidades).
Mais 3 pontos breves (para não me alongar mais):
- Não vi comentários à sugestão do allien de se entregar um tag apenas ao fim de certo número de vitórias, mas penso que se as coisas começarem a correr bem e a ser credíveis (para usar o termo do lynxpardinus), é mais justo premiar as participações mensalmente (foi também nesta base que se pediu apoio para se fazer o pathtag)
- Já enviei os pathtags aos vencedores. Irei criar um tópico listando o destino de todos os 50 tags.
- Este mês tirei umas fotos técnicas para o concurso temático, e fiquei cheio de vontade de dizer algo mais no momento de submissão, explicando a técnica que foi usada para obter as imagens. Não sei como veriam isso... comentários?
Muito obrigado a todos por participarem activamente e por terem uma atitude construtiva!
Antonio