• Anúncios

Competição GeoFotográfica

Moderador: Moderadores

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor geo-amd » quarta fev 23, 2011 16:10

Relativamente ao que disse o acasim: Boa! Apoiado!
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor ViperUnderground » quarta fev 23, 2011 16:29

Gostava de deixar os meus 2 cêntimos de opinião.

Primeiro que tudo não votei neste mês, porque mais uma vez, me esqueci. :D

Já no mês passado "torci o nariz" ao ver as votações. "Torci o nariz", não no sentido de achar que estivesse a haver alguma irregularidade, mas sim no sentido do acréscimo tremendo de votantes! É que sou um apologista do: "Um é pouco, 2 é suficiente, 3 é uma multidão!" Mas isto são outras histórias.
Mas pensei: "Prontes... é do cheirinho a pathtag!" :-D

Se repararem do mês passado para este a diferença é de cerca de 10 votantes!
O que fez "disparar os alarmes" não foi a diferença de votos entre 3 fotos. Foi a diferença de votos entre 2 concorrentes e os restantes!
Como já foi referido aqui, com o aumento de votantes acontece o que eu costumo chamar de "Síndrome da Eurovisão", em que as pessoas votam em quem mais gostam e não em qual mais gostam!

Para terminar, e já que não votei, gostaria de deixar a minha opinião pessoal em relação às fotos e indicar em quais votaria:
No concurso geral:
- MAntunes #3: Se em vez do céu tivesses "apanhado" alguma estrutura ficava 5 estrelas.
- PPereira #1: Está muito bem conseguida. Não sei se com a cor original dos barcos não ficaria mais apelativa.
- @Melga #1: Foi uma oportunidade daquelas que não aparecem sempre. Se tivesses brincado com mais ângulos talvez ainda ficasse melhor.

No Foto Tema:
- Ajsa #1 : O Arco-Iris tá perfeito ali! :-D
- cd- #1: As cores da natureza sobressaídas tão divinais.
- MAntunes #2: Não consegui perceber qual foi o tratamento que deste à foto. "Apastelaste" as cores? :D Mas só a foto em si tá muito boa. Gostava de a ver em tons originais!
Não se pode votar em 4, mas .... queria só deixar uma dica para quando apreciarem uma foto a concurso. Não escolham só de olhar para a lista. Abram uma a uma e vejam-na no seu tamanho maior. Perde-se muitos pormenores da foto se não o fizermos assim. Por exemplo, quando a abri a do geo-amd #2, grande gargalhada mandei.... muito bom!!! :D :mrgreen:

E para finalizar.. a sério ... é mesmo para finalizar... sou da opinião que deveríamos manter a poll, mas com a "adenda" de ser obrigatório dar uma breve explicação acerca da escolha. Nem que seja: "Hoje até tá solinho... e porque sim!" :-D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » quarta fev 23, 2011 17:09

Tenho acompanhado este assunto e quis ponderar primeiro antes de intervir.

Não é que tenha algo de muito importante ou bombástico a dizer, antes pelo contrário - a ponderação tem este efeito em mim; ameniza-me as palavras e torna-se menos coloridas mas, espero, mais sensatas e contidas.

Como sabem, e está escrito no post de lançamento, o fotoconcurso tinha e tem um objectivo de melhorar a qualidade dos logs e o prazer de quem os lê. A princípio também se falou de prémios mas o caminho tomado não foi esse.

Agora, recentemente, foi decidido avançar-se nessa direcção para se revitalizar o concurso, a par da simplificação das regras. A pathtag pareceu um prémio suficientemente interessante para geocachers mas desprovido de valor material susceptível de provocar apetites puramente materialistas, tipo: concorro só pelo prémio e não para melhorar a minha capacidade de tirar fotos, fazer bons logs ou o que seja....

Passada uma, apenas uma, edição do concurso com prémio nota-se que houve acréscimo de votantes pouco habituais e quer-se mudar a forma de votar, contrariando a intenção de simplificação que foi decidida há bem pouco tempo? Sinceramente, parece-me que o remédio irá fazer pior do que a doença. Isto porque a obrigação conduz à desmotivação. A obrigação de fazer o voto através de post e de justificar o seu voto, levará a que as pessoas não votem. E se não votam em massa, o que acontece? Teremos fotos a vencer com 2 ou 3 votos. E, aí, teremos legitimidade para desconfiar da votação? De que ela foi, como dizer, arregimentada num grupo de amigos? Não me parece.

Desde o início destas suspeitas que se levantaram agora, que eu tinha a confiança/quase certeza de que não houve qualquer vicio técnico na votação. Isto porque já estive do outro lado do forum e sei que não é possível ou é muito difícil aldrabar o sistema em termos técnicos. Por isso, tenho confiança.

Em termos processuais, alguém tem controlo sobre mais que uma conta e usou essas contas para votar? Tente-se arranjar maneira de descobrir recorrendo a todas as ferramentas técnicas que existem e actue-se sobre todas as contas que sejam detidas por uma única pessoa.

Ou então, alguém arregimentou votos dos seus amigos para votarem numa foto? Qual é o problema? Se a votação for massiva ou, melhor dizendo, quanto mais massiva for a votação menos possibilidades de êxito terão essas arregimentações. E, chegará o momento em que se cansarão. Os que arregimentam e os que se deixam arregimentar para votar numa determinada foto. Mais tarde ou mais cedo sentir-se-ão envergonhados consigo próprios. E digo isto porque acredito nas pessoas e acredito que elas têm consciência e que mais tarde ou mais cedo cansar-se-ão de ser manipuladas. Isto, caso tenha acontecido mesmo a tal arregimentação de amigos para votar num determinado sentido.

Eu estou nos fotoconcursos porque tenho prazer em fazer cada vez melhores fotos e mostrá-las e porque tenho aprendido muito, como já disse, e porque não me distraio do objectivo inicial do concurso. Por isso, pretendo continuar e esperar pacientemente que os brincalhões se cansem e vão brincar para outro lado.

Por isso, na minha opinião, o único problema é o de alguém ter controlo sobre mais que uma conta. Deve-se atacar esse problema porque esse não é um problema apenas dos fotoconcursos mas sim de todo o forum - em qualquer tópico, de qualquer secção, essas pessoas podem aparecer e lançar confusão.

Avançar em sentido contrário ao que foi decidido recentemente para dinamizar os fotoconcursos, é matá-los com o remédio com que se pretendia curar o seu mal.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor ajsa » quarta fev 23, 2011 17:57

Na minha primeira intercepção sobre este assunto dizia eu:

Assim não!!!!

Comadres e camaradas...
Não obrigado, tenho mais que fazer!
Sejam adultos, tenham vergonha e, acima de tudo, SEJAM HONESTOS!

Pela minha experiencia e conhecimento colocava desde logo de parte qualquer possibilidade de índole fraudulenta.
Muito embora seja possível, custa-me a acreditar que alguém se dê ao trabalho para os fins que se destinam e dai a razão da minha declaração.

Muito antes de saber da existência do Geocaching, já eu tinha amor pela fotografia e o Geocaching veio como um meio de encontrar novos assuntos uma vez que sinto uma atracção excepcional pela fotografia natural.
Sob o meu ponto de vista, uma vitória no concurso, na sua mais rude essência, serve apenas para aumentar o ego de cada um e confesso que nos poucos que ganhei a sensação é óptima e gratificante.
A partir do momento que tomo consciência que as vitórias são atribuídas por outras questões que não as verdadeiramente merecedoras, o concurso simplesmente deixa de fazer sentido.

Perder um concurso é sinónimo de melhorar o meu desempenho.
Sendo assim, e tendo a consciência que as fotos vencedoras tudo quanto ensinam é arranjar mais amigos votantes, o que faço aqui?
Campanha para angariação de mais votos?

Não obrigado, não me satisfaz. Não tenho jeito para politico!
Como disse, aguardarei pelo desenrolar dos futuros concursos.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor geo-amd » quarta fev 23, 2011 18:29

O concurso das fotos era "a feijões" e eu pensava que, na sua nova forma, continuaria a ser essencialmente "a feijões". Mas a aparente manipulação de algo que era puro e desinteressado magoou algumas pessoas e criou alguma revolta.

Mas, será que por mudança de perspetiva podemos encontrar vantagens na nova situação. Talvez.

Cada um de nós podia, internamente, tentar baixar a ênfase na ideia de

- tentar encontrar a melhor foto
trocando-a por este outro objetivo, certamente mais importante

- trazer o máximo de geocachers aqui ao site, na esperança que alguns deles vão participando de outras formas.
Se o objetivo implícito for o segundo, e assumindo que os votantes são geocachers reais com uma conta única, então todas as manipulações possíveis até seriam digeríveis... e quantos mais votantes aparecessem melhor, mesmo que fosse por razões discutíveis.

Como é que se implementaria isto? Simplesmente não fazendo nada e deixando seguir as regras existentes. Conviria era que o número de fotos propostas não baixasse por este motivo.

No fundo, isto é uma versão mais curta e mais radical do que o MAntunes disse. Tal como ele, também eu tenho receio que regras mais controladoras possam não dar bons resultados.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quinta fev 24, 2011 10:15

Também aproveitei para dormir sobre o assunto...

Basicamente, temos duas escolhas:
1) Segurança na votação - cada voto está identificado e essa identificação é visível
2) Simplicidade e funcionalidade - o processo de votação é mais simples e ágil

Se a questão de fraude electrónica está resguardada, prefiro o segundo método - ou seja, votação por poll normal, com possibilidade (e não obrigatoriedade) de comentários adicionais. Mas acho que é uma questão de cada um.

Pelo minha parte, prometo que vou continuar a participar nos concursos, com as minhas (más) fotografias, qualquer que seja a decisão.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor Silvana » quinta fev 24, 2011 11:44

lynxpardinus Escreveu:Pelo minha parte, prometo que vou continuar a participar nos concursos, com as minhas (más) fotografias, qualquer que seja a decisão.

Ora nem mais! Também vejo o assunto desta forma. :clap:
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor MAntunes » quinta fev 24, 2011 12:38

Também continuarei a participar seja qual for a decisão. :-)

Para combinar a segurança na votação da opção 1) com a simplicidade e funcionalidade da opção 2), sugiro que se mantenha como está - votação por poll - mas que se liste a relação dos votantes na(s) foto(s) vencedora(s) no momento do fecho da votação.

Nada nas regras diz que voto tem que ser secreto, aliás, até se convida a que se comente o voto, e assim saber-se-ia quem votou nas fotos vencedoras mas sem obrigar ninguém a justificar. Comenta e/ou justifica o voto quem livremente o desejar.

Com a publicação da lista de votantes nas fotos vencedoras, começando por revelar já a lista dos votantes nas fotos vencedoras nos concursos de Janeiro 2011, penso que se aumentaria a transparência nas votações sem perder a simplicidade e funcionalidade.
MAntunes
Extra Large

Mensagempor ppereira » quinta fev 24, 2011 12:43

Silvana Escreveu:
lynxpardinus Escreveu:Pelo minha parte, prometo que vou continuar a participar nos concursos, com as minhas (más) fotografias, qualquer que seja a decisão.

Ora nem mais! Também vejo o assunto desta forma. :clap:

Me too
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Mensagempor geo-amd » quinta fev 24, 2011 13:08

MAntunes Escreveu:sugiro que se mantenha como está - votação por poll - mas que se liste a relação dos votantes na(s) foto(s) vencedora(s) no momento do fecho da votação.

Parece-me boa ideia.

MAntunes Escreveu:começando por revelar já a lista dos votantes nas fotos vencedoras nos concursos de Janeiro 2011

É interessante levantar a ideia para ser considerada. Mas disto já não gosto. Por princípio, nunca deveria haver mudança retroativas de regras ou procedimentos.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor acasim » domingo fev 27, 2011 13:15

Antes de mais, as minhas desculpas por não ter participado atempadamente nesta discussão, o que foi causado por falta de tempo por causa do trabalho durante a semana.

Acho que a forma como o assunto foi discutido foi muito positiva e isso deixa-me muito satisfeito :-). Penso que no essencial todos concordamos, ou seja, que faz todo o sentido promover o concurso e a eleição como um espaço de mérito, não como um espaço de popularidade. E nesse sentido, mesmo sabendo que a votação foi estritamente legal, ficámos tristes por terem existido votos de popularidade. O resultado foi que isso abafou o mérito que as fotos vencedores teriam, e pôs-nos a pensar o que fazer para tentar evitar este desvio face aos propósitos da entrega de um prémio de mérito (o pathtag).

A este propósito acho que o geo-amd é muito sensato na sua reflexão, pois de facto a ideia de oferecer um prémio é também trazer mais gente e aumentar a participação, e nesse sentido, se houvesse muita gente a votar, os possíveis efeitos dos votos de popularidade não se fariam sentir. Eu também achei isso há um mês atrás, mas tive de constatar que seriam precisos mesmo muitos votantes para fazer sentir a Lei dos Grandes Números :-D

Bom, o concurso de Janeiro está fechado, já enviei os pathtags aos vencedores, e não me parece acertado aplicar novas regras ao que passou (mais uma vez estou a concordar com o geo-amd). Mas quando ao próximo concurso, tudo está em aberto e podemos aplicar alterações em função do que aqui se propôs e discutiu.

Penso que ficou claro que, de uma forma ou de outra, será bom tornar a votação mais transparente, sem impedir a liberdade e facilidade de voto. Num espaço de responsabilidade, em que cada um assume a sua participação e as suas opções (e não vi ninguém a ser apologista do contrário), exprimir publicamente uma escolha é normal, tal como será normal que seja aceite por todos (bom, há casos extremos, inaceitáveis, mas estou a pensar em pessoas de bom senso).

Pedir que os votos sejam justificados por escrito? Não, certamente que não. Mas não foi isso que o Rifkind escreveu, a ideia não é essa. Bastaria algo simples como "Voto na 3, 7 e 13". Isto agrada-me pois envolve de facto uma participação (ainda que ultra-mínima, mas enfim) de todos os que querem votar. E convenhamos, não dá muito mais trabalho do que clicar em três fotos.... Não se restringe a participação a quem já tenha feito um certo número de posts (ideia que também surgiu), mas pelo menos todos os votos serão de pessoas que deram sinal de vida no fórum, nem que seja para dizer "Voto na 3, 7 e 13". Aleluia!! :-)

Mais trabalho terei eu, que terei de ir mantendo a tabela de votos à medida que vão sendo feitos, e bloqueando as votações expressas. Se vir que não aguento, ou se isso não se mostrar funcional, podemos pensar noutra solução para o mês seguinte (é bom ter esta liberdade de poder ir ajustando o funcionamento do concurso à medida das necessidades).

Mais 3 pontos breves (para não me alongar mais):

- Não vi comentários à sugestão do allien de se entregar um tag apenas ao fim de certo número de vitórias, mas penso que se as coisas começarem a correr bem e a ser credíveis (para usar o termo do lynxpardinus), é mais justo premiar as participações mensalmente (foi também nesta base que se pediu apoio para se fazer o pathtag)

- Já enviei os pathtags aos vencedores. Irei criar um tópico listando o destino de todos os 50 tags.

- Este mês tirei umas fotos técnicas para o concurso temático, e fiquei cheio de vontade de dizer algo mais no momento de submissão, explicando a técnica que foi usada para obter as imagens. Não sei como veriam isso... comentários?

Muito obrigado a todos por participarem activamente e por terem uma atitude construtiva!
Antonio
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor MAntunes » segunda fev 28, 2011 09:29

Bom dia!

Vamos então em frente com as vossas ponderadas e muito bem justificadas decisões.

Quanto aos comentários na momento da submissão de fotos a concurso, parece-me muito bem também. Sempre encarei este processo como meio de melhorar algo - os logs - e ao comentar-se o que se fez, e como se fez, estamos a partilhar conhecimento e daí só podem vir benefícios.

Boa ideia! ;-)

Edit para acrescentar a resposta que já devia ter dado ao Viper. Sorry :-) ;

ViperUnderground Escreveu: - MAntunes #2: Não consegui perceber qual foi o tratamento que deste à foto. "Apastelaste" as cores? :D Mas só a foto em si tá muito boa. Gostava de a ver em tons originais!

- o efeito é o 'sepia' disponível no Picasa/effects.
- o original está aqui.
MAntunes
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » segunda fev 28, 2011 13:58

Portanto, em termos de regulamento - as pessoas continuam a votar numa poll ou têm que escrever um post com o sentido de voto? Ou ambos?
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor acasim » segunda fev 28, 2011 14:40

Acho que as duas alternativas menos confusas são:

1) apenas voto por post (sem poll, sem necessidade de justificação)
2) apenas voto por poll, com lista de votantes visível no fim

Eu estava a sugerir a primeira opção, sem prejuízo de se poder usar a 2ª ou outra mais à frente.
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor geo-amd » segunda fev 28, 2011 19:07

Qualquer das duas me parece bem, mas confesso que tenho mais curiosidade em ver a primeira a funcionar.
geo-amd
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes