• Anúncios

Owners: Esses malandros!!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Owners: Esses malandros!!

Mensagempor ViperUnderground » quarta nov 17, 2010 15:07

Pois é! Owners, essa praga que andam nisto só para nos fazer suar e perder tempo! :D ;)
Decidi criar esta thread para podermos discutir, opinar acerca do que é ser owner: responsabilidades, "modus operandi", etc.

E esta ideia ocorreu-me porque estava a ler os logs da cache Jardim da Memória (Évora) do(s) Tirapicos.

Tenho a salientar a paciência e a perseverança do(s) Tirapicos: Desapareceu? "No problem"!! Mete-se outro! :D
Quem conhece a cache, sabe bem os motivos dos diversos desaparecimentos!
Pessoalmente, acho que já tinha perdido a paciência e já a tinha mudado de local!!
Mas a cache faz sentido ali! E afinal quem é que manda?: O ser humano ou o pedaço de plástico? :D

Gostei do espírito! Isto para mim é um dos exemplos do que é ser owner!

PS: O primeiro a vir para aqui falar de logs minimalistas leva uma cabeçada no céu da boca! :lol: :D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Owners: Esses malandros!!

Mensagempor lynxpardinus » quarta nov 17, 2010 15:31

Um owner já sabe que, à partida, vai ter sempre situações em que vai ter que perder tempo a repôr caches, vai ler logs e mensagens a reclamar de algo na cache (é impossível agradar a gregos e troianos), arcar com alterações das definições da Groundspeak (apesar de ter um custo marginal nulo com cada cache colocada e de arrecadar proveitos na forma de publicidade e memberships),... No entanto, a maioria, acha uma 'piada' especial a ser owner - economicamente falando, o valor de ser owner supera o custo de o ser e de todas estas coisas. Acho que as colocamos em perspectiva e preferimos ignorá-las - e ainda bem, porque o jogo depende primordialmente dos owners!

Quanto à cache em questão, e olhando para a página que mostraste... acho que aumentaria o nível de dificuldade! 37 DNFs vs pouco mais de 160 founds é uma estatística digna de uma dificuldade bem mais elevada! Aliás, diria que a grande maioria de caches de nível 4+ não chega a ter um ratio tão alto de DNFs / Founds!
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lgass » quarta nov 17, 2010 19:58

sinceramente, assim que comecei a jogar, disse que ao chegar às 50 caches encontradas iria tornar-me owner, como quem diz, por as minhas cachitas.

e já fiz, porque tem a sua piada. gosto de ler os logs, por muito simplistas que sejam.

recentemente fui um pouco mais alem (ingenuamente) e colocámos um TB perto do aeroporto. alvo de muitas e duras criticas. provavelmente fundadas, mas apenas porque um velhote qualquer nao tem nd mais que fazer e passa o dia a janela a ver um espaço a 40 metro...

perdi um pouco da vontade, nao so de reactivar esta cache, como de colocar novas, apesar das ideias que tinha.
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor lynxpardinus » quinta nov 18, 2010 12:48

Eu, no início, queria colocar uma cache por cada 25 encontradas...

Acho que uma pessoa não pode perder o folego por causa das críticas. Deve é conseguir separar o trigo do joio - ou seja, as críticas que fazem sentido e aqueles que são injustas. E, depois, incorporar esse feedback e ensinos nas próximas que queira colocar!
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor strangedays » quinta nov 18, 2010 15:09

No principio...
Estava cheio de pica para colocar caches e participar de corpo inteiro neste hobby e, convenhamos, o papel de owner é dos mais ingratos mas também dos mais reconfortantes. No meio dos logs lidos há-os; curtos, despropositados, simpáticos, distraídos (será que o log era para aquela cache?), críticos...mas há sempre um ou outro que nos toca e apercebermo-nos, de repente, que o visitante captou o que queríamos, com mais palavra, menos palavra são momentos únicos que nos enchem de orgulho e satisfação. O tal sentimento do valeu a pena...
Depois de visitar 3000 caches, confesso que a minha vocação não é mesmo colocar caches, por vezes fico pasmado com o engenho, a imaginação, a dedicação e a complexidade de certas caches. Nem nos meus dias mais iluminados conseguiria conceber algo parecido. Não tenho essa vocação e não vale a pena espalhar plástico por aí sem sentido. Dei o meu contributo e mostrei alguns locais que acho, mereciam ser vistos, voltarei a colocar sempre que achar o tal lugar único que PODE ser partilhado, alguns não podem e não se fala mais nisso. Sou um tipo um bocado emocional, pronto!
Por isso concluo, não tenho muito jeito para o papel de owner mas as poucas caches que coloquei, não abdico de as manter, dê lá por onde der, são locais que me são queridos, hoje e sempre. A persistência que me leva a fazer alguns founds em caches levadas da breca é tal e qual a mesma que para as caches que decidi partilhar. Voltam sempre, custe o que custar..ou não !
ImagemImagem
strangedays
Regular

Registado: domingo set 23, 2007 19:56

Mensagempor marcoca » quinta nov 18, 2010 17:54

No ínicio não pensava em colocar caches, apenas em procurar e travar conhecimento com este novo mundo em que tudo era novidade e satisfação.
Após encontrar umas 70 (ou qualquer coisa assim do género), ler muitas coisas no forum e no site da Groundspeak começou-me a despertar o bichinho de ser owner, mas sempre com o intuito de não criar caches em quantidade, mas sim em qualidade (por muito subjectivo que seja este tema), adicionando criatividade e/ou desafio às caches criadas, tentando não só mostrar o local mas também que se tenha uma actividade nesse local.
Apesar de dar imenso trabalho todo o planeamento, execução e manutenção deste tipo de caches, acho sinceramente que tomei a melhor decisão, uma vez que a grande maioria do FeedBack (logs e emails) que recebo mostram que quem as encontra não encontra apenas "mais uma".
Claro que também há a parte negativa: como são caches que levam mais tempo e dedicação para serem encontradas, e hoje em dia com a "pressão dos números" o tempo escasseia, são poucos os geocachers que fazem este tipo de caches, pelo que vou recebendo poucas visitas.

Em jeito de conclusão digo que para mim ser Owner é das (senão a) melhores coisas do Geocaching, já houve vezes que, estando a projectar uma nova cache, estive 1 mês sem procurar caches sem lhe sentir falta.
Imagem
marcoca
Micro

Registado: segunda mai 12, 2008 18:03

Mensagempor elpombero » quinta nov 18, 2010 17:56

strangedays Escreveu:o papel de owner é dos mais ingratos mas também dos mais reconfortantes. No meio dos logs lidos há-os; curtos, despropositados, simpáticos, distraídos (será que o log era para aquela cache?), críticos...mas há sempre um ou outro que nos toca e apercebermo-nos, de repente, que o visitante captou o que queríamos, com mais palavra, menos palavra são momentos únicos que nos enchem de orgulho e satisfação. O tal sentimento do valeu a pena...

Tão simples e tão verdadeiro! :clap:
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor MightyReek » quinta nov 18, 2010 19:45

Malandros são os........ Bem... Vê lá se queres...

Ora, esconder caches... Se há coisa que eu gosto é de esconder caches.
Mais que esconder: prepara-las! Gosto de dar largas à imaginação e colocar em campo tudo o que há para dar. Para mim não há nada como uma boa multi-cache. (Letterbox, Wherigo, cabem na mesma categoria) Mais que um ponto e aventuras entre eles, são para mim o expoente máximo do geocaching.

Contudo em alguns casos não resisti ao arquivamento:
[tradicional-]GC1BMY4 - Caches Em Lagos [Foros Casa Nova - Sant. Cacém]
[tradicional-]GC1A2XD - Farol de Milfontes (Rio Mira)- Faróis de Portugal
Nestas duas não fiz como os Tirapicos. Passei-me e arquivei. Custou-me um bocado e tive que reflectir antes de o fazer, mas fiz o que achei melhor. Se alguém não concordar... pode sempre ir esconder lá uma.

Mas de entre as minhas meninas, não poderia de deixar de referir as mais-que-tudo:
[tradicional-] GC1XPJD - The lost city... [Ait Benhaddou]
Fantástico! Uma cache em Marrocos, a quase 800 Km de casa e com manutenção a sério! Não poderia de deixar de a referir...

[tradicional-]GC1BOFC - O Tesouro dos Namorados [Abela]
Esta... Só mesmo se forem lá... Mas é especial para mim. A minha avó e o meu pai nasceram aqui. As histórias dos "medos à noite" contados ao redor da lareira pela minha tia, deixam qualquer um arrepiado, e a Lenda do Tesouro compõe o que poderia faltar...

[tradicional-] GC171ZK - Pego das Pias [Odemira]
A Mãe das minhas [tradicional-]. Nenhum outra lhe chega sequer aos calcanhares... Basicamente é o Gerês, em Odemira... Se duvidam, vão lá ver!

[multi-] GC1PWDZ - 007 - Operação Atlântico [Sines]
Um belo exemplar, diga-se com toda a humildade. No ponto original foi construído um estaleiro, mas foi rapidamente adaptada e lá continua a eterna luta entre o Agente 007 e o Agente Cuétara... Uma aventura digna do verdadeiro 007. A aproximação ao final continua a meter respeito, mesmo a mim que já conheço...

[multi-] GC1QOQC - 3500rpm [Santiago do Cacém]
Os carros... A minha perdição. A página deu-me um grande gozo a fazer. Pude esticar-me à vontade. Os recipientes a condizer concluem na perfeição aquela que poderia ser só mais uma cache à beira da estrada...
[multi-] GC1FAEO - Caça Às Bruxas [Ourique]
O Bruxo, dizem eles... :twisted: Este quebra-cabeças anti-bruxa é um bom exemplo daquilo que eu considero uma boa multi-cache. Acho que está até mal classificada em termos de Dificuldade. Terei que fazer um ajuste... Mais uma estrelinha deverá estar mais de acordo com os últimos logs.

[multi-] GC1EA9C - Uma Aventura no Anduin [Ermidas-Sado]
O que alguém pode querer mais? Um rio. Senhor dos Anéis. Uma caminhada por cima de rochedos e pelo meio do mato. Gaitinhas, das boas em que é preciso puxar um pouco pela cabela. Um final... de morrer (cuidado para não escorregar).
Se tivesse de classificar as minhas melhores caches, esta ficaria claramente... em 2º lugar.

[letter-] GC1VBQK - SuperEspecial Caveira - Abela
E porque é que a anterior fica em 2º? Porque esta fica em 1º!
Um passeio calmo, agradável, com gaitinhas simples e penso que nada chatas, pela minha região.
Eu sou "daqui", e é assim que eu sou...

E com esta chegámos ao top das minhas caches (por agora), entretanto sairão certamente algumas mais ou menos interessantes, até que esteja pronta uma que está na forja há mais de 1 ano. Uma [wig-] que entrará directamente para este top e que irá mexer com a história do Geocaching em Portugal...
Uma batalha sangrenta e complicaaaaaaada...

Portanto, acho que sou um owner... Por vocação...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor strangedays » sexta nov 19, 2010 18:11

GC171ZK - Pego das Pias [Odemira]
A Mãe das minhas . Nenhum outra lhe chega sequer aos calcanhares... Basicamente é o Gerês, em Odemira... Se duvidam, vão lá ver!

Uma senhora cache, sim senhor...ficou-me atravessada.
Era um dos sítios que gostaria de ter uma cache, pronto fiz o FTF.
Ficou bem entregue, owner simpático ali ao virar da esquina e onde de quando em vez, os bruxos da zona fazem umas cimeiras.
Pelo menos uma das poucas (pouquíssimas) caches da zona onde o texto não tem referências ao tipo dos anéis...ufff... :twisted: !
ImagemImagem
strangedays
Regular

Registado: domingo set 23, 2007 19:56

Mensagempor GeoDuplaP&F » sexta nov 19, 2010 18:50

MightyReek Escreveu:Contudo em alguns casos não resisti ao arquivamento:
[tradicional-]GC1A2XD - Farol de Milfontes (Rio Mira)- Faróis de Portugal
Nestas duas não fiz como os Tirapicos. Passei-me e arquivei. Custou-me um bocado e tive que reflectir antes de o fazer, mas fiz o que achei melhor. Se alguém não concordar... pode sempre ir esconder lá uma.

Pois... :cry: apanhas-te com ela :cry: e pimba... :cry:

[:D]
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes