• Anúncios

Competição GeoFotográfica

Moderador: Moderadores

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor alieri » quinta set 24, 2009 12:56

Pessoalmente, uma coisa que me agrada da forma como as coisas estão organizadas, é que posso colocar as fotos nos logs e marcá-las imediatamente com as tags dos concursos, sem ter que esperar que seja criado o tópico (no mês seguinte, por vezes).
Também não tenho que me preocupar com criar um post especifico no tópico do fórum, pois sei que o sistema vai "apanhar" as fotos.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor ajsa » quinta set 24, 2009 14:45

alieri Escreveu:Pessoalmente, uma coisa que me agrada da forma como as coisas estão organizadas, é que posso colocar as fotos nos logs e marcá-las imediatamente com as tags dos concursos, sem ter que esperar que seja criado o tópico (no mês seguinte, por vezes).
Também não tenho que me preocupar com criar um post especifico no tópico do fórum, pois sei que o sistema vai "apanhar" as fotos.

Eu também faço isso, mas pensava que tinha de fazer de igual forma a inscrição.
Julgo que assim tudo é muito mais simplificado :clap: e já não corro o risco de me perder na selecção e consequentemente perder a imperial. :) :OO

Por mim, é deixar rolar como está que está, aliás já estava muito porreiro. Eu é que andava a dormir. [:D]
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor alieri » quinta set 24, 2009 15:41

Pelo que me dizem os duendes que tratam de ligar, com cordéis e fita adesiva, as fotos aos meses e tal - e agora apenas do ponto de vista técnico - o post no fórum pode ter pouca utilidade para uma foto inscrita perto da abertura do concurso, mas será importante para forçar o sistema a detectar as fotos publicadas (ou já publicadas mas só classificadas com "PTFotoConcurso") mais perto do limite do prazo.
alieri
Moderador

Mensagempor kidloco » quinta set 24, 2009 16:28

MAntunes Escreveu:Volto a repetir.

Neste concurso não é obrigatório fazer post no tópico de inscrição para uma foto ser inscrita (considerada na edição do concurso). Pode ser feito, e se a foto for 'marcada' já perto do fim do prazo de inscrição é aconselhável, mas não é obrigatório. É contra o carácter de obrigatoriedade proposto que estou contra.

- se o script considerou as fotos que foram incluídas na votação, é porque todas foram inscritas a tempo (receberam a keyword que as qualifica para tal).

O conjunto dos candidatos a determinada edição do concurso, e as respectivas fotos submetidas, só é considerado completo após o fecho do prazo de inscrição ao concurso que é, repete-se, automático. Assim, para evitar aflições, apenas deverá ser consultada a lista de candidatos e respectivas fotos, após esse momento. Até ao último instante do prazo de inscrição, poderá aparecer qualquer novo candidato com as suas fotos.

Se for preciso, eu repito novamente com outras palavras.

Se assim é como é que resolves o problema das fotografias a concurso em caches no estrangeiro, o programa está feito para ir verificar todas as caches existentes no mundo? Melhor, como sabes se uma pessoa quer mesmo colocar uma fotografia a concurso se apesar de ter escrito no titulo PTFotoConcurso acaba por desistir da ideia e mais, por mais que eu confie na bondade do programa, este pode ser afectado por bugs e ignorar fotografias válidas, etc. etc., portanto, para maior transparência, e aqui volto a incluir a possibilidade de haver quem suspeite de fotografias a concurso que entraram fora de prazo, pois não é a existência de um programa que as vai afastar, o sistema anunciado no modelo geral, que diz textualmente que para concorrer se tem que inscrever as fotografias no tópico indicado, deve ser seguido à letra.
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor alieri » quinta set 24, 2009 17:11

Parte das tuas dúvidas já foram respondidas por quem está mais habilitado para explicar, aqui :
viewtopic.php?f=18&t=5154&start=7

Temos nas geostats a prova cabal de é possivel obter a informação necessária para captar uma imagem a concurso registada num log numa cache qualquer, seja ela no alto do Evereste, ou em Idanha-a-Nova. Basta que o autor do log seja português. Se for ver o meu perfil nas geostats, estão contabilizados os founds que fiz no estrangeiro...e os teus também.

Como é que garantes que as caches geradas por uma PQ estão activas? O sistema faz uma consulta às bases de dados e dá-te aquelas em que estado = activo .
Da mesma forma, a aplicação pensada e criada pelo Rifkind, faz consultas de x em x tempo e vai consultar esses dados. Se a foto tem a tag, é apanhada. Se não tem, não é. Se tinha mas deixou de ter, já não aparece.

Mas isso já foi explicado, e acho que não vale a pena insistir nesse ponto.

A questão que afinal devemos debater (porque pode ser duvidosa a leitura das regras *) é, a meu ver, esta:

:arrow: deve ou não ser tornada obrigatória a publicação de um post no tópico para ser aceite no concurso a(s) fotografia(s) ?

* tenho quase a certeza de já ter posto fotos a concurso sem ter escrito o post respectivo. A prática mostra que sem post as fotos aparecem no concurso.
alieri
Moderador

Mensagempor Insano » quinta set 24, 2009 17:53

MAntunes Escreveu:Decorrente deste tópico.

Distâncias máximas das fotos em relação à cache? Só poder participar quem estiver inscrito neste forum?

Regras a mais só iriam complicar e desmobilizar. Façam boas cachadas e tirem boas fotos. É o que eu sugiro.

Alguém falou em regras a mais...? OU estamos querer criar fogos para distrair...

Quem não está bem... põem-se.... E eu estiquei em demasia o que outros já há muito rebentaram....

É o tal conceito "familia"...
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor MAntunes » quinta set 24, 2009 18:34

Insano Escreveu:
Alguém falou em regras a mais...? OU estamos querer criar fogos para distrair...

Nem uma coisa nem outra. Quanto à primeira, não citei ninguém, por isso é minha a afirmação e opinião de que seriam regras a mais. Quanto à segunda, cada uma entende as minhas participações como entender. Eu sei a intenção com que as fiz.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor MAntunes » quinta set 24, 2009 18:55

kidloco Escreveu:
MAntunes Escreveu:Volto a repetir.

Neste concurso não é obrigatório fazer post no tópico de inscrição para uma foto ser inscrita (considerada na edição do concurso). Pode ser feito, e se a foto for 'marcada' já perto do fim do prazo de inscrição é aconselhável, mas não é obrigatório. É contra o carácter de obrigatoriedade proposto que estou contra.

- se o script considerou as fotos que foram incluídas na votação, é porque todas foram inscritas a tempo (receberam a keyword que as qualifica para tal).

O conjunto dos candidatos a determinada edição do concurso, e as respectivas fotos submetidas, só é considerado completo após o fecho do prazo de inscrição ao concurso que é, repete-se, automático. Assim, para evitar aflições, apenas deverá ser consultada a lista de candidatos e respectivas fotos, após esse momento. Até ao último instante do prazo de inscrição, poderá aparecer qualquer novo candidato com as suas fotos.

Se for preciso, eu repito novamente com outras palavras.

Se assim é como é que resolves o problema das fotografias a concurso em caches no estrangeiro, o programa está feito para ir verificar todas as caches existentes no mundo? Melhor, como sabes se uma pessoa quer mesmo colocar uma fotografia a concurso se apesar de ter escrito no titulo PTFotoConcurso acaba por desistir da ideia e mais, por mais que eu confie na bondade do programa, este pode ser afectado por bugs e ignorar fotografias válidas, etc. etc., portanto, para maior transparência, e aqui volto a incluir a possibilidade de haver quem suspeite de fotografias a concurso que entraram fora de prazo, pois não é a existência de um programa que as vai afastar, o sistema anunciado no modelo geral, que diz textualmente que para concorrer se tem que inscrever as fotografias no tópico indicado, deve ser seguido à letra.

Os posts de inscrição são aconselháveis e, no caso de proximidade ao fim do periodo de inscrição e, reconheço, no caso das caches estrangeiras, necessários. Mas para os outros casos não são necessários e não são obrigatórios.

É esta intenção de impor uma nova obrigatorieda que não me parece bem. Sim, o script detecta saídas e entradas de fotos no concurso. O conjunto de candidatos só é final após o fecho do periodo de inscrição. Até pode ser que uma foto bem inscrita, em termos processuais, não seja aceite por conter conteúdo explícito ou por qualquer outro motivo que o condutor do concurso entenda.

Repito. Sou contra qualquer iniciativa que torne obrigatório aquilo que não é necessário.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor Geopintus » sexta set 25, 2009 05:45

É complicado agradar a gregos e troianos, e vai ser muito difícil chegar a um consenso. Mesmo que se consiga agora, mais tarde vai surgir outra situação que vai seguir o mesmo caminho.

Muitas regras podem ser desencorajadoras.
Já participei em concursos fotográficos em que havia prémios monetários e que não tinham 1/3 das regras deste, onde afinal não se ganha nada, nem um microondas ou uma batedeira eléctrica, ou melhor, ganhamos experiência, e a observar também se aprende.

- O que diferencia estes concursos dos que acima referi, é que estes enquadram-se numa actividade específica, que tem as suas regras, como tal a participação nestes concursos, além de respeitar as regras dos mesmos, tem à partida de respeitar as regras do Geocaching.
Para mim não faz sentido eu criar uma note numa cache só porque tirei lá uma boa foto e quero participar com ela, sem ter jogado este jogo que se chama "Geocaching". Procurei a cache? A ideia das fotos é enriquecer os logs das jogadas que fazemos, e esta note não seria uma jogada.

- Por outro lado, é natural que dentro de uma comunidade como a nossa se encontrem interesses comuns entre os seus membros além daquele que nos reune aqui, e nestes casos surgem as nano-mini-micro-pequenas-e-médias-comunidades dentro da principal, o que neste caso é a Fotografia, "O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos."

:idea: O que sugiro, e para agradar a uns e outros, é:

:arrow: que se mantenha o concurso inicial, Foto Do Mês, em que a participação no mesmo obrigaria a respeitar as regras do Geocching, onde só poderiam participar fotos resultantes de actividades relacionadas como jogo, em que alguém tentou encontrar a cache, uma manutenção, etc... em que os critérios de avaliação de quem vota estariam relacionados com o Geocaching, ou não, (a foto vencedora poderia ser um contentor rodeado de pés, pessoal a fazer caretas e na rambóia, puro divertimento... )

:arrow: e que o concurso FotoTema seja substituído por um concurso para a tal nano-mini-micro-pequena-e-média-comunidade dos participantes do Geocaching que vêem a fotografia com outros olhos. E aqui as fotos até podem nem estar relacionadas com a actividade, e onde se incentivaria os critérios de avaliação mais rigorosos, técnicos/artísticos/criativos, etc (critérios que desconheço, mas com o desenrolar dos concurso espero vir a desenvolver com uma salutar e construtiva troca de opiniões aqui dos colegas).

Eu olho para a fotografia com este segundo olhar há bastante pouco tempo, e confesso que os primeiros passos foram dados nesta comunidade, e aqui aprendi a primeiras dicas, truques, etc... Partilho também por vezes a frustração de alguns, quando vejo fotos que considero sem qualquer interesse fotográfico (na minha óptica, e baseando-me nos tais critérios que desconheço :-) - não me interpretem mal quando digo “sem qq interesse”, não quero “ferir” ninguém”) a serem destacadas de outras, que até podem ser “fracas” mas que foram tiradas com mais preocupação nos pormenores que acima referi.

Fica aqui o que penso e a minha sugestão, e como dizia o Raul, “Façam o favor de ser felizes” :lol:
Geopintus
Regular

Registado: segunda set 24, 2007 21:34

Mensagempor Diogo&Rita » sexta set 25, 2009 15:39

Boas!

Tenho estado a seguir esta discussão. E acho que este assunto pode ser resolvido com um pouco de consciência de cada participante, ou seja, na minha opinião, acho que não faz muito sentido colocar uma foto da Ponte 25 de Abril toda engraçada, num log de uma cache que se encontra junto ao Rio Tejo mas que está a mais de 200 km da Ponte 25 de Abril, é um exemplo.

É verdade que o interessante é ver fotos engraçadas e despertar o gosto da fotografia, fazer logs com fotos etc... Mas daqui a pouco os logs contêm fotos que não fazem sentido nenhum naquele log e so foram lá colocadas porque são engraçadas, foram bem tiradas e que são capazes de ser engraçadas para o concurso.

Volto a repetir, é apenas uma questão de consciência, e é simplesmente a minha opinião.

Boas caches, boas fotos e .... boas esmiuçadelas!!! [;)]

Diogo aka Diogo&Rita
Imagem
Diogo&Rita
Small

Registado: segunda mar 24, 2008 23:57

Mensagempor lynxpardinus » sexta Oct 22, 2010 07:49

Sempre achei que esta iniciativa era excelente, uma vez que incentiva a melhorar a qualidade dos logs e permite ao fórum ganhar uma componente visual. No entanto, e apesar de existir uma rotina estabelecida que é regularmente seguida (e muito bem, na minha opinião), sinto que a iniciativa tem estado a perder força - sintomático disso é a participação de fotografias nos dois últimos concursos, em que entraram apenas 2 e 3 participantes (no geral e no tema). Algum pensamento sobre isto? Como é que acham que se pode melhorar a participação dos geocachers nestes concursos? Acham que basta melhorar a visibilidade dos mesmos?

P.S- Dito isto, eu sou daqueles que nunca participou...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor rifkinda » sexta Oct 22, 2010 08:53

Devolto-te um bocadinho a pergunta...

Porque é que tu ainda não participaste? Não costumas tirar fotografias quando vais às caches? Achas o sistema de inscrições de fotos confuso? Não costumas anexar fotos ao logs?
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor lynxpardinus » sexta Oct 22, 2010 09:23

Óptimas perguntas:

- tiro fotografias esporadicamente (apesar de, de vez em quando, fingir que é exactamente isso que estou a fazer). Muitas vezes, as caches que faço são a correr...

- confesso que acho as regras de participação um pouco confusas - mas, isso, posso ser apenas eu.

- é apenas mais uma thread.

Aliás, este meu comentário não faz nenhum sentido se sou apenas eu que o sinto - é uma opinião individual, e não se substitui à opinião do conjunto dos consumidores. No entanto, e dito isto, a participação tem realmente baixado nos últimos tempos, e, por isso, se houver alguém que pense o mesmo, acho que seria positivo discuti-lo.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Kinder » sexta Oct 22, 2010 09:31

Eu concordo contigo Lynx, aos poucos e poucos a força que antigamente apresentava este concurso foi desaparecendo!

A razão isso não sei, a mim foi mesmo uma mistura de não ter tirado fotos, o trabalho que dão a passar para a net e uma falta de incentivo em participar com tão poucas fotos a concurso!
Imagem
Kinder
Large

Registado: segunda dez 24, 2007 01:01

Mensagempor MAntunes » sexta Oct 22, 2010 10:30

Também contribuí para o abaixamento da participação... :oops: Essencialmente por ter muitos logs em atraso - passei a andar com companhias que me 'obrigam' a fazer mais que 5 caches num dia e o resultado é este. :lol:
A ver se faços os logs a tempo para a edição de Outubro e, mais importante, a ver se tenho fotos que mereçam ser colocadas a concurso. ;-)

Por outro lado, as questões/perguntas colocadas pelo Lynx podem ser a alavanca para se renovar e revitalizar os concursos. Só falta ele passar a participar também. [}:)]

Estive a ver os posts anteriores e talvez as sugestões do Geopintus neste post pudessem ser aproveitadas, especialmente no que respeita ao concurso temático.

Geopintus Escreveu:
...

:idea: O que sugiro, e para agradar a uns e outros, é:

:arrow: que se mantenha o concurso inicial, Foto Do Mês, em que a participação no mesmo obrigaria a respeitar as regras do Geocching, onde só poderiam participar fotos resultantes de actividades relacionadas como jogo, em que alguém tentou encontrar a cache, uma manutenção, etc... em que os critérios de avaliação de quem vota estariam relacionados com o Geocaching, ou não, (a foto vencedora poderia ser um contentor rodeado de pés, pessoal a fazer caretas e na rambóia, puro divertimento... )

:arrow: e que o concurso FotoTema seja substituído por um concurso para a tal nano-mini-micro-pequena-e-média-comunidade dos participantes do Geocaching que vêem a fotografia com outros olhos. E aqui as fotos até podem nem estar relacionadas com a actividade, e onde se incentivaria os critérios de avaliação mais rigorosos, técnicos/artísticos/criativos, etc (critérios que desconheço, mas com o desenrolar dos concurso espero vir a desenvolver com uma salutar e construtiva troca de opiniões aqui dos colegas).

Eu olho para a fotografia com este segundo olhar há bastante pouco tempo, e confesso que os primeiros passos foram dados nesta comunidade, e aqui aprendi a primeiras dicas, truques, etc... Partilho também por vezes a frustração de alguns, quando vejo fotos que considero sem qualquer interesse fotográfico (na minha óptica, e baseando-me nos tais critérios que desconheço :-) - não me interpretem mal quando digo “sem qq interesse”, não quero “ferir” ninguém”) a serem destacadas de outras, que até podem ser “fracas” mas que foram tiradas com mais preocupação nos pormenores que acima referi.

Fica aqui o que penso e a minha sugestão, e como dizia o Raul, “Façam o favor de ser felizes” :lol:

Agrada-me a ideia de o concurso temático poder versar aspectos mais técnicos e criativos do ponto de vista da foto em si mesma e desobrigá-lo de temas de geocaching. Nesse caso, na minha opinião, manter-se-ia apenas a obrigação de serem fotos colocadas em logs de caches, porque o motivo primeiro e original do(s) concurso(s) foi o de valorizar os logs, depois porque este é um site de geocaching e, terceiro, ou primeiro, se as fotos não estiverem colocadas em logs não haveria condições técnicas para os incluir no concurso. ;-)

Que pensam/opinam sobre o assunto? :-)
MAntunes
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes