por allien » quinta set 30, 2010 14:05
O relógio da torre da igreja de Aguiar
Aguiar é uma pequena localidade situada no Distrito de Évora. A próximidade geográfica com Viana do Alentejo (um dos casos raros em que tal acontece, desde sempre gerou uma grande rivalidade entre essas duas freguesias.)
Ora a colocação do relógio na torre da Igreja de Aguiar teve um episódio curioso, e que foi aproveitado pelos de Viana para fazerem chalaça com os seus vizinhos.
Reza a história que o padre da localidade conseguiu mobilizar a população para que se angariassem fundos, que serviriam para comprar um relógio a ser colocado na torre da igreja. Rapidamente a população aderiu à ideia, e os contributos foram-se acumulando.
Certo dia o pároco terá informado a população que se iria ausentar uns dias, mas que o relógio haveria de chegar por essa altura, e que o mesmo seria deixado na sacristia da igreja, pelo que a população poderia lá ir na altura e certificar-se que o relógio satisfazia os requisitos.
Assim foi, e quando um dos paroquianos se apercebeu que na sacristia da igreja havia sido deixada uma caixa volumosa rapidamente espalhou a notícia, tendo a população, em peso, acorrido ao local, na expectativa de ver o fruto do seu sacrifício. O desassossego terá sido tanto, que a frase de uma das senhoras ficou célebre: "Deixem passar que o meu marido também tem parte no que aí está!".
Mas ao abrir-se a caixa a surpresa foi brutal. Nada de relógio, nada de dinheiro, apenas um amontoado de cornos...
A partir dessa data, os vizinhos de Viana sempre que tinham de se deslocar a Aguiar, provocavam os locais perguntando-lhes as horas.
Hoje em dia, a igreja já tem o seu merecido relógio na torre, pelo que se decidir fazer a mesma gracinha, poderá ter como resposta: "Levante os cornos seu ca**ão!"