• Anúncios

Caches PM (de novo)

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Caches PM (de novo)

Mensagempor Torgut » terça set 21, 2010 09:40

Sem entrar em considerações filosóficas e mantendo-me no campo funcional, tenho uma experiência para partilhar com vossas senhorias: no último ano e meio, as minhas caches (e certamente as de toda a gente, querendo com isto dizer que não estou inspirado com uma tese de conspiração ao escrever este post) têm sofrido uma razia considerável, exigindo-me esforço, tempo e dinheiro para reposições. Desapareceram mais contentores nestes últimos 18 meses do que nos 3 anos anteriores (grosso modo, tenho as mesmas 20 caches há cerca de 4 anos). Contudo, a cache de longe mais exposta, que corre mais riscos, que desde o início assumi como potencial candidata a obrigar-me a mais reposições, desapareceu em todos estes anos UMA vez, e, note-se, por razões naturais (sem mão humana). Será coincidência que seja a única cache PM das 20?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Caches PM (de novo)

Mensagempor ViperUnderground » terça set 21, 2010 11:27

"Eu não acredito em bruxas mas, .......... "Qui las ai, ai!!!!!!" :-)

"Menos gente à procura. Menor probabilidade de desaparecer!"
Não é um facto cientifico, pois uma coisa nem devia estar relacionada com a outra!
Com certeza deve haver muita cache PM que desaparece muitas vezes! Mas no geral, a relação desaparecimento/PM parece contribuir para o bem estar da cache.
É apenas o "feel" que eu tenho em relação ao assunto!
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MightyReek » terça set 21, 2010 11:37

Independentemente das questões filosóficas acerca das cache PM e dos direitos livres e blá, blá, blá de cada um e do geocaching que pratica e blá blá, o facto é que as caches PM estão menos expostas em termos de "dar nas vistas" que as outras.

Uma coisa é uma cache normal que é visitada de 2 em 2 dias, e em que a movimentação e procura chama a atenção de 2 em 2 dias. Claro que ao fim de 2 semanas está tudo de olho, ao género: "já lá andam outros hoje...".
Uma cache PM que é procurada de semana a semana chama muito menos a atenção e como tal, está mais protegida...

E isto independentemente de uma ser procurada por um Basic member discreto e a outra por um Premium member indiscreto... A seguir há-de vir alguém completamente diferente...

Menos movimento = mais discrição
Mais movimento = menos discrição
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Torgut » terça set 21, 2010 14:55

Pois, mas a questão é mais de qualidade do movimento.

Fonte Benémola: 119 founds, 2 desaparecimentos
Loulé: 38 founds, 2 desaparecimentos
Quatrim do Sul: 146 founds, 2 desaparecimentos
Liceu de Faro: 208 founds, 3 desaparecimentos
Vale de Lobo: 194 founds, 3 desaparecimentos

Cache Premium, no meio da principal rua de Faro: 167 founds, 0 desaparecimentos, 1 destruição natural [dilatação da superficie metálica aquecida pelo sol, fez a tampa do container abrir-se e o mesmo calor ressequiu os elásticos até se partirem]
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor alieri » quarta set 22, 2010 09:35

Trata-se de reduzir probabilidades. Menos pessoas a procurar, menos probabilidades de desaparecimento.
Também tenho duas PMOC e não sei se não vou começar a colocar as que vão desaparecendo também apenas acessíveis apenas a PM.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor lynxpardinus » quarta set 22, 2010 09:49

Se isto se confirmar num maior número de casos (1 é uma amostra pequena e pode ser influenciado por, por exemplo, um maior cuidado do owner com a colocação e camuflagem da cache, por se tratar de uma zona de risco) é um desafio ao mito (em que eu acreditava) de que não há diferença a nível de cuidado entre membros premium e não-premium...
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor alieri » quarta set 22, 2010 10:00

E não há diferenças, provavelmente.
Eu não penso "vou por esta para PM que são gajos mais cuidadosos". Penso apenas "menos gajos a procurar = menos probabilidades de a cache desaparecer"
Claro que se um deles não tiver cuidado, a cache corre o risco de desaparecer na mesma, isso é certinho.
Mas como disse, é uma questão matemática: "menos gajos a procurar = menos hipóteses de a cache ir para o galheiro"
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor gomesclaudio » quarta set 22, 2010 10:20

Obvio!!
concordo plenamente! até porque ser Premium não significa ser mais cuidadoso, mas sim ter acesso a caches específicas, que não estão disponivel a toda a comunidade!!! e como toda a comunidade pode ser premium significa que a cache PM corre o risco de ser comprometida!!
gomesclaudio
Small

Registado: domingo nov 22, 2009 19:46

Mensagempor lynxpardinus » quarta set 22, 2010 12:01

Em princípio concordo que o facto de se ser PM não significa uma diferença de comportamento.

Mas, estatisticamente olhando para os resultados que o Torgut colocou em cima, a relação entre founds vs desaparecimentos é muito directa. O ponto é que estamos apenas a olhar para uma cache isolada e não para um conjunto estatisticamente relevante.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor geo-amd » quarta set 22, 2010 12:07

Os dados do Torgut não são estatisticamente relevantes. Apesar disso, pelo meu lado, acredito que um membro premium é tendencialmente mais cuidadoso.

Eu diria que 95% dos membros premium têm muito empenho na actividade e muita experiência. Também diria que 60% dos membros básicos activos têm muito empenho na actividade e muita experiência (sem qualquer diferença para os membros premium). Digo isto baseado na minha (muito) pequena rede de conhecimentos pessoais (também estatisticamente irrelevante).

De qualquer forma, admito a ideia contrária. Até que pontoé que esse empenho e experiência acaba por se reflectir realmente em algo de tão básico e físico como por exemplo, colocar com habilidade as pedrinhas a tapar bem o contentor?
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor Torgut » quinta set 23, 2010 11:15

geo-amd Escreveu:Os dados do Torgut não são estatisticamente relevantes. Apesar disso, pelo meu lado, acredito que um membro premium é tendencialmente mais cuidadoso.

Eu diria que 95% dos membros premium têm muito empenho na actividade e muita experiência. Também diria que 60% dos membros básicos activos têm muito empenho na actividade e muita experiência (sem qualquer diferença para os membros premium). Digo isto baseado na minha (muito) pequena rede de conhecimentos pessoais (também estatisticamente irrelevante).

Subscrevo inteiramente. Não há dúvida de que os meus dados não têm qualquer valor estatístico, sendo mais um elemento de reflexão... coincidência? Talvez sim, talvez não. Contudo, não me lixem: admitindo todas as excepções e mais alguma, seguindo o senso comum, haverá mais cuidado e maturidade num indíviduo que considera o Geocaching o importante suficiente para se dar ao trabalho e à despesa de um registo, do que um que provavelmente caiu de pára-quedas e anda a tentar isto na brincadeira.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor coiote » sexta Oct 01, 2010 17:19

Muito sinceramente, apesar daquele blá blá blá filosófico da liberdade de um acabar onde começa a do outro, acho que caches PM são um conceito de cache bastante elitista.

Já fui a caches que estavam completamente expostas, onde PM tinham acabado de ir;
Já fui a caches que estavam completamente camufladas onde PM tinham acabado de ir;
Já fui a caches que estavam completamente expostas, onde não PM tinham acabado de ir;
Já fui a caches que estavam completamente camufladas onde não PM tinham acabado de ir;

Daqui a pouco (óbvio que não será assim, mas...) somos todos obrigados a pagar para ver as caches, e lá se vai a teoria de que os PM são mais cuidadosos e que as caches PM desaparecem menos e não sei quê porque toda a comunidade geocachiana passa a poder ver todas as caches, pagando.

Acho que o conceito PM não tem nada a ver com cuidado e dedicação ao geocaching, até porque, por experiência própria de todas as pessoas com quem tenho falado sobre isto (e falo bastante), o geocaching é uma coisa que entra ou não entra nas nossas vidas. Quantos de nós não levamos muggles connosco que um dia podem lembrar-se de ir mostrar a "caixinha escondida" aos amigos... e isso não tem nada a ver com ser-se PM ou não PM.

Acho que há incógnitas a mais para se poder formalizar uma equação de desaparecimento de caches. Por isso na minha opinião, quem não quer ter que fazer manutenção às caches, que as esconda em melhores sítios, ou então que não as tenha. Eu não coloco caches fora do meu raio de acção habitual.

A título de exemplo, tenho 9 caches e nunca me desapareceu uma única e estão disponíveis para todos! Como é que eu consigo isso? Escolhendo o sítio minuciosamente, alertando na página os possíveis spots onde podem haver muggles e principalmente, não colocando caches em sítios que eu vejo que existe grande probabilidade de desaparecer, mesmo que o sítio valha a pena. Normalmente, se explorarmos bem o local, há sempre uma alternativa à nossa ideia inicial para que a cache fique mais protegida, pode é requerer que se tenha que a reinventar.
coiote
Micro

Registado: quinta abr 17, 2008 21:15

Mensagempor ajsa » sexta Oct 01, 2010 19:32

10...9...8... ...3...2...1... Aí vamos nós novamente! :mrgreen:

Está para chegar o primeiro geocacher apenas não "Premium Member" que concorde com honestidade com as caches PM ou que não as considere como caches elitistas.
Conheço geocachers "Premium Member" que não concordam com caches PM mas estes não as vêm como caches elitistas.

Será assim tão difícil aceitar que é um direito que lhes assiste?
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Torgut » sexta Oct 01, 2010 21:13

coiote Escreveu:Muito sinceramente, apesar daquele blá blá blá filosófico da liberdade de um acabar onde começa a do outro, acho que caches PM são um conceito de cache bastante elitista.

Já fui a caches que estavam completamente expostas, onde PM tinham acabado de ir;
Já fui a caches que estavam completamente camufladas onde PM tinham acabado de ir;
Já fui a caches que estavam completamente expostas, onde não PM tinham acabado de ir;
Já fui a caches que estavam completamente camufladas onde não PM tinham acabado de ir;

Daqui a pouco (óbvio que não será assim, mas...) somos todos obrigados a pagar para ver as caches, e lá se vai a teoria de que os PM são mais cuidadosos e que as caches PM desaparecem menos e não sei quê porque toda a comunidade geocachiana passa a poder ver todas as caches, pagando.

Acho que o conceito PM não tem nada a ver com cuidado e dedicação ao geocaching, até porque, por experiência própria de todas as pessoas com quem tenho falado sobre isto (e falo bastante), o geocaching é uma coisa que entra ou não entra nas nossas vidas. Quantos de nós não levamos muggles connosco que um dia podem lembrar-se de ir mostrar a "caixinha escondida" aos amigos... e isso não tem nada a ver com ser-se PM ou não PM.

Acho que há incógnitas a mais para se poder formalizar uma equação de desaparecimento de caches. Por isso na minha opinião, quem não quer ter que fazer manutenção às caches, que as esconda em melhores sítios, ou então que não as tenha. Eu não coloco caches fora do meu raio de acção habitual.

A título de exemplo, tenho 9 caches e nunca me desapareceu uma única e estão disponíveis para todos! Como é que eu consigo isso? Escolhendo o sítio minuciosamente, alertando na página os possíveis spots onde podem haver muggles e principalmente, não colocando caches em sítios que eu vejo que existe grande probabilidade de desaparecer, mesmo que o sítio valha a pena. Normalmente, se explorarmos bem o local, há sempre uma alternativa à nossa ideia inicial para que a cache fique mais protegida, pode é requerer que se tenha que a reinventar.

Contudo, não me lixem: admitindo todas as excepções e mais alguma, seguindo o senso comum, haverá mais cuidado e maturidade num indíviduo que considera o Geocaching o importante suficiente para se dar ao trabalho e à despesa de um registo, do que um que provavelmente caiu de pára-quedas e anda a tentar isto na brincadeira.

Como diria o outro, "estou certo ou estou errado" ? Se errado, em quê, exactamente?

Quanto a isso do elitismo e tal... tou-me bem a borrifar para essas etiquetas politicamente correctas (ou incorrectas, dependendo da perspectiva). Se o elitismo me proporcionar mais condições, seja para o que for, viva o elitismo!
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor Torgut » sexta Oct 01, 2010 21:16

ajsa Escreveu:10...9...8... ...3...2...1... Aí vamos nós novamente! :mrgreen:

Está para chegar o primeiro geocacher apenas não "Premium Member" que concorde com honestidade com as caches PM ou que não as considere como caches elitistas.
Conheço geocachers "Premium Member" que não concordam com caches PM mas estes não as vêm como caches elitistas.

Será assim tão difícil aceitar que é um direito que lhes assiste?

Vá lá, o homem nem está a ir por ai, mas sim bem on-topic, a escrever sobre o cuidado / descuidado que PMs / não PMs têm com as caches, e sobre as probabilidades de longevidade de umas e de outras. On-topic mas muito retoricozinho, lá isso sim, fintando os principios de base para chegar a brasa à sua sardinha.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes