Eu sou um "adepto" da NDrive. Mas...
A nível de navegação em estrada os dois softwares têm pontos positivos e negativos.
- Em relação ao melhor trajecto a seguir, em minha opinião, é igual. Enquanto um, em determinadas zonas te parece melhor, noutras vai-te parecer pior. Ou seja, se vais de A para B o TomTom pode dar-te o melhor caminho. Mas noutro dia, vais de C para D e o NDrive dá-te o melhor caminho. Não é por aqui que a vaca morre.
O NDrive neste aspecto difere muito de versão para versão. Como exemplo, fui fazer uma cache que ficava num alto, e levei o meu G250 e o meu PDA, ambos com o NDrive configurado da mesmíssima maneira, e com a mesma versão do software e mapa. Resultado? Um levou-me ao local correcto (cá em cima à beira da cache), o outro a uma estrada que ficava abaixo da cache.
Em experiência própria o TomTom causa-me mais dores de cabeça nisto do que o NDrive (também as causa, e não são poucas)
- A nível geocachiano aconselho-te o TomTom. É uma maravilha ires a navegar e ser alertado que existe uma cache próxima no raio definido por ti. Além de te informar que tipo de cache é (através de uma macro do GSAK).
A NDrive já teve esta opção há muitas versões atrás. Mas na altura aquilo fazia um som e aparecia a informação do Favorito a ocupar o visor. Segundo tenho lido, esta opção irá voltar ao NDrive (é que oiço há mais de um ano).
- A nível de navegação em estrada e POI's de locais, por defeito, a NDrive é excelente. Queres ir ao Feira Nova da Amareleja, ou ao Retail Park de Freixo Espada à Cinta, não tens a preocupação de ter que saber a morada. Basta pesquisares pelo "nome da empresa" (isto só em versões mais recentes).
Mas no TomTom podes ter isto na mesma, basta arranjares os POI's.
- O NDrive tem uma nóia que não gosto nada. Quando está a chegar ao destino a rota calculada desaparece-te. Não sei se o TomTom faz isso, não me lembro.
Não sei se nas versões actuais tem ou não. Mas o NDrive tem ou já teve uma cena muito fixe. Se o ponto está fora de estrada, permite que continues até ao destino indicando-te um tracejado com inicio na estrada mais próxima. Ahh e tens o modo aventura.
- O TomTom, no caso de a coordenada estar afastada de estrada, indica-te como destino o ponto mais próximo em estrada. Há quem veja nisso um aspecto positivo. Eu digo: depende. Já me causou muitas chatices. Imagina uma cache que está 100m de estrada numa serra. Ele indica-te o ponto de estrada mais próximo. Essa estrada está na parte de baixo da serra. E, entretanto, tinha uma estrada por cima que está a 120m do GZ, mas cujo acesso à cache é mais fácil ( e possível
).
- No TomTom tens um serviço online que te permite, juntamente com os restantes milhares de utilizadores, partilhares e descarregares correcções ao mapa, sentidos obrigatórios, etc.
Em suma, por estas e por outras é que utilizo Garmin
Tenho o meu NDrive avariado, e como tinha adquirido um Nuvi agora uso-o frequentemente.
E falam muito dos mapas da Garmin, mas eu só me tenho a queixar. Tenho a nova versão do City Navigator Europe 2011.10b e nem imaginam a carrada de erros que o mapa tem. Em quase 2 meses de utilização já detectei 5 estradas em que faltam 50 a 100m de estrada. O que impossibilita o cálculo de rota por esses locais.
Mas olha.... não te ficava mal também em pensares num Nuvi para navegação em estrada.
Consegues ter as caches no dispositivo, com descrição, hints, logs, spoiler.
Avisa-te também quando te aproximas de uma cache num raio definido por ti.
Consegues colocar os POI's que bem atendas. E não te apaga o cálculo de rota.
Os GPS's são como as mulheres. Não existe nenhum perfeito.
Cada um tem as suas virtudes e defeitos. Já experimentei muitos e no final, para geocaching (em estrada) , aconselho-te TomTom ou Garmin.