Em relação a "grupos de caminhadas (fora do geocaching)", lembro-me de uma em que participo já há 3 anos.
O grupo de caminhadas/secção de campismo e montanhismo da
Inijovem organiza anualmente a
'Rota do Contrabando'"um agradável passeio que cumpre vários objectivos; passeio ao ar livre, convívio entre pessoas de regiões e países diferentes e absorção da história recente e para muitos, trágica."
Em 2008, a primeira em que participei;
"passeio pedestre pela zona da Raia, 'IX Rota do Contrabando'.
Um passeio pedestre de 14 km a sair de Montalvão, no Concelho de Nisa e que se dirige para a fronteira, atravessamento do Rio Sever e continuação por terras de nuestro hermanos e a culminar com um almoço-convívio em Cedillo e depois represso. Vamos percorrer trilhos e veredas do contrabando e vamos ficar a conhecer histórias e factos do contrabando na zona raiana.
Video A caminhada é feita entre as povoçãoes de Montalvão, em Portugal, e Cedillo, em Espanha e é uma organização conjunta da C. M. Nisa, Inijovem e Ayuntamento de Cedillo.
O inicio e fim da caminhada alterna todos os anos e os percursos são sempre diferentes.
Tem custado 15€ e inclui participação na caminhada, apoio de paramédicos, GNR, Protecção Civil e entidades locais durante a caminhada, reforço alimentar, almoço com distribuição de
recuerdos diversos e transbordo por autocarro para o ponto de partida.
Este ano, foi
assim (no inicio do filme aparece o mtrevas e um geocacher que se converteu nesse dia e os alunos de uma escola de Nisa recriaram as rotas de contrabando antigas com uma pequena encenação teatral, nas florestas perto da fronteira).
Na caravana havia antigos contrabandistas e guardas fiscais infiltrados que contaram um pouco das suas histórias e memórias.
A descrição do sucedido este ano, forma de
blog.