Olá João,
duas perguntas distintas.
A 1ª é mais fácil de responder. Praticamente todos os produtores têm catálogos de metais (alguns até vendem samples a 1 para que escolham.
O mais importante é que cada loja, como tem os seus próprios fornecedores na China, Hong Kong e Taiwan pode apresentar algumas diferenças sobretudo na qualidade final dos metais.
A maioria das geocoins resume-se em seis opções base, mas existem escolhas mais exóticas. Deixo aqui um link para uma das hipóteses existentes:
http://www.geocoinshop.de/index.php/cat ... 5c2c46l2s4Quanto às cores. Podem usar-se uma paleta infindável de tons. Uma tabela de Pantones ou PMS é o ideal para optimizar as referências, no entanto mais uma vez, cada fornecedor tem as suas tabelas de referência e existem inúmeras variantes como as cores fluorescentes, as transparentes, etc... (eu depois coloco aqui alguns links com alguns catálogos).
A 2ª é mais dificil e eu prefiro explicar como tem sido a nossa/minha experiência.
Esse exemplo que mostras é simples, já que o desenho original basicamente se transformou na geocoin definitiva. O que nos tem dado mais trabalho (e nós não fazemos isso) é pegar na nossa ideia, nosso desenho e torná-lo realizável em metal.
Isto implica a definição das áreas em "Raised metal" e Recessed metal". As cores preenchem os espaços entre o metal "elevado". É como num livro de colorir. tens o desenho e numeras as superfícies de forma a que na China eles preencham os espaços com tinta.
Para dizer a verdade nesta fase ainda não fazemos os desenhos já com este detalhe. Temos tido essa facilidade (às vezes pagamos por isso) e a arte final é nos enviada já com esses detalhes para aprovação. EU não acho que seja dificil de fazer, mas é demasiado pothoshop para mim.
Nos ultimos desenhos que fazemos na GeocacherZONE já temos a preocupação de incluir tabelas de pantones, indicação das dimensões, a fonte a usar, etc, etc...
Mas tb te digo que cada caso parece ter tido uma solução própria (eu vou a proveitar para colocar aqui diversos links de outros desenhos em produção com o antes e o depois).
Paulo