• Anúncios

Esta não deve fazer geocaching

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Re: Esta não deve fazer geocaching

Mensagempor Sagitario » quinta mai 21, 2009 12:04

"Consciência moral

A consciência moral, que tantos INSENSATOS têm ofendido e muitos mais renegado, é coisa que existe e existiu sempre, não foi uma invenção dos filósofos do Quaternário, quando a alma mal passava ainda de um projecto confuso. Com o andar dos tempos, mais as actividades da convivência e as trocas genéticas, acabámos por meter a consciência na cor do sangue e no sal das lágrimas, e, como se tanto fosse pouco, fizemos dos olhos uma espécie de espelhos virados para dentro, com o resultado, muitas vezes, de mostrarem eles sem reserva o que estávamos tratando de negar com a boca. Acresce a isto, que é geral, a circunstância particular de que, em espíritos simples, o remorso causado por um mal feito se confunde frequentemente com medos ancestrais de todo o tipo, donde resulta que o castigo do prevaricador acaba por ser, sem pau nem pedra, duas vezes o merecido.

José Saramago, in Ensaio sobre a Cegueira"

Quem deu a noticia? a TVI claro está...

Um profissional não pode ter atitudes como aquela, seja onde e em que área for. Mas alguma coisa fez revoltar esta professora. Para abordar um assunto que diz respeito ao foro íntimo, das duas uma, ou sentia um à-vontade e experiencia tal que lhe permitia abordar este assunto como o abordou, ou então está mesmo a precisar de se submeter a tratamento psicológico.
As faltas de respeito dos alunos para com os professores são o reflexo da educação que tem em casa, se os pais não o sabem ser, como podem fazer reflectir nos filhos o respeito para com o próximo?

Se “eu”, enquanto sujeito moral, não sei respeitar o outro como igual, como pessoa, como posso transmitir esse respeito para os meus filhos? Será que os Pais foram ensinados a serem Pais? Será que os nossos Pais nos ensinaram a ser Pais? Será que foram suficientemente exigentes connosco para nos exigirem que acabássemos os nossos cursos ou formações?

É a nossa consciência que nos rege e se fazemos mal não podemos esperar bem, se fazemos ao “outro” aquilo que não queremos para nós, também não vamos receber do “outro” aquilo que queremos, mas acima de tudo, o “outro” tem Liberdade e Independência, caso não saibamos respeita-las estamos a ser invasivos e a violar a sua privacidade. Se esta invasão acontecer e o “outro” não a aceitar corremos o risco de sermos colocados no lugar, de volta ao nosso quintal, o que, por norma, custa muito…

Muitas vezes um simples pedido de desculpas público e em local apropriado serve para acalmar os ânimos, mas… os Amigos não precisam de desculpas e os Inimigos não acreditam nelas.

Neste caso, o afastamento temporário da professora e um pedido de desculpas por parte do agrupamento serve para acalmar os ânimos. Mostra que se sabe resolver problemas e quando a professora voltasse já o caso está esquecido, isto é, se a TVI não quiser o caso não é esquecido.
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor papaleguas » quinta mai 21, 2009 12:39

Tal como tinha já dito noutro tópico...

Há de alguns anos para esta data a mania de se generalizar tudo pela migalha televisiva e isto de facto reflecte-se nas nossas salas de aula.
Eu sou professor de matemática e ciências e devo dizer que falei de forma aberta, mas correcta, com os meus alunos este ano sobre a educação sexual e não tive qualquer tipo de problemas à parte de alguns encarregados de educação não concordarem com a abordagem do tema.

A professora da reportagem não tem desculpa pelos comentários porque qualquer professor com alguma experiência (que é o caso) sabe que há coisas que se podem pensar, mas não dizer e claramente passou das marcas. Agora... generalizações não.

EU sou professor, pró-avaliação, não concordo com os sindicatos em tudo o que dizem (e pelo facto saí do sindicato), mas também não ando aí a disparar contra os colegas que não querem ser avaliados ou contra um dirigente sindical que quer é tacho.
O facto é que nós trabalhamos, nem mais nem menos.... eu quando escolhi a profissão já sabia que tinha que vergar a mola em casa... so what?

O que eu quis dizer não se aplica só aos professores... reparem:

Há uns anos os americanos faziam campanha assim: "o senador Y não pode concorrer porque deu uma q... sem preservativo e engravidou a namorada há 30 anos atrás sem ser casado"
E nós cá riamos da imbecilidade da situação...
qual a diferença para o que temos agora cá em portugal? Nós estamos a ficar iguais.

Os miudos cada vez têm menos cultura... por falta de dinheiro? Não... os museus ao domingo não se pagam... quem lá vai com eles? Os programas de televisão são cada vez mais educativos? só se for os da televisão por cabo, mas mesmo esses eles não vêem.
E o problema é só dos miudos? Quantas pessoas conseguem chegar a casa e fazer algo com os miudos em tempo útil?
Quantos ficam chateados em dias em que a escola fecha por não terem onde os deixar?? E é claro que têm alguma razão... têm que trabalhar.

O problema meus amigos está em toda a pseudoevolução que tivémos e não foi gerida de forma correcta pelas pessoas com capacidade governativa neste país. Cada vez as pessoas trabalham mais e deixam os filhos de lado... é isto ou a fome.

E depois o que vêem na televisão de manhã? A maya e o outro a falarem mal de tudo e mais alguma coisa... (será que se olham ao espelho). Mudam de canal e temos o goucha com o mesmo formato... Mesmo que queiram as pessoas não podem fugir desta comunicação social.
Eu concordo que a colega agiu mal e deve até sofrer as consequências, mas uma colega não são todos os professores. E já agora sejam assim tão rápidos os nossos governantes a punir a escumalha de colarinho branco que por aí anda a roubar e não acontece nada... esses também mexem nos dinheiros públicos mas têm a capacidade de "calar" as televisões.

Já agora... estudei até há bem pouco tempo... tive montes de professores e não estou traumatizado por ter vários... não gostei de todos, mas também não lhes tornei a vida fácil a todos enquanto aluno. E nem o meu pai foi preso por me ter dado uma mocadas quando delas tive necessidade.

Vamos ver no que isto dá... daqui a alguns dias há-de acontecer outra desgraça para a televisão explorar :)

Papaleguas
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor ajsa » quinta mai 21, 2009 13:57

Muitas vezes, sem nada ter a ver com este caso, dou comigo a pensar em frases sobejamente conhecidas ao jeito de “Antigamente não era assim…” ou “No tempo do Salazar fazia-se…” ou ainda “Nunca se viu tanta desgraça como agora…”

De facto é verdade, as “relações” entres as pessoas, de todo o planeta, estreitaram-se, o nosso vizinho é também o presidente da republica das ilhas lá de baixo e dele sabemos tudo, a troca de informação acelerou-se de tal ordem que ao fim de alguns minutos tomamos conhecimento de mais uma tragédia no outro lado do planeta. Na verdade, antigamente não era assim, tudo era mais lento!

Todo este ritmo vertiginoso atacou com força os nossos filhos que muito cedo passam a tomar conhecimento sobre muitas matérias mas sem saber muito bem o que fazer com elas; veja-se por exemplo um jovem a apregoar em alta voz os seus direitos mas com problemas amnésicos no que respeita aos equivalentes deveres. Se, na nossa juventude vestimos a capa do senhor ou senhora sempre certo(a) acabando por, na dúvida escutar os nossos pais, os professores, em suma os mais velhos; hoje, os nossos jovens mantendo a mesma capa na dúvida mandam um SMS ao amigo da carteira ao lado que, como será de esperar, elucida-o como estando correcto até porque assim está escrito na primeira página do H5 do primo do vizinho que vive nos States.

Aqui começam os problemas. Os filhos tornam-se mais exigentes; os pais para recompensarem a sua ausência laboral pagam as exigências dos seus filhos; os filhos de costas quentes demonstram a sua razão aos professores; os professores saturados passam-se da cabeça; a televisão por artes milagrosas toma conhecimento da notícia; o telejornal divulga a informação entre publicidade de pensos higiénicos e hambúrgueres a um euro; as pessoas ficam escandalizadas pelo preço do elefante e a culpa é do governo!

Como já referi, a noticia não me chocou minimamente, afinal provem por uma professora que não se consegui comportar (não interessam as razões); duma aluna que indevidamente utilizou um telefone (não importa quem mandou); duma mãe que incita a filha à prática do crime (não justificam os meios) e no final a professora até era a melhor da escola; a aluna é acusada de crime; a mãe… que interessa, a culpa é do governo.

Pois é, vamos mas é procurar umas caches antes que os satélites pifem e depois vimos todos para aqui dizer que…

…a culpa é do governo!
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Team HCCD » quinta mai 21, 2009 16:53

Estive a escutar com atenção a gravação e fiquei com uma sensação manhosa... dá ideia de que aquilo são várias conversas e não uma só conversa.
Fiquei mesmo com a ideia que aquilo foi montado para dar uma ideia mais gravosa ( sem desculpá-la) do que realmente foi.

H
Team HCCD
Imagem
Team HCCD
Small

Registado: domingo mar 01, 2009 21:53

Anterior

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes