• Anúncios

Bookcrossing Meets Geocaching

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Bookcrossing Meets Geocaching

Mensagempor TMPinho » quinta abr 16, 2009 21:25

Boas,

Enviaram-me este artigo que achei interessante. Vejam:

http://www.todayscacher.com/2006/mar/caches7.asp

É uma ideia que poderemos aproveitar também. Aproveitam e libertam-se dos livros velhos que têm lá por casa.

Imagem

Fica no ar a ideia, uma cache por distrito...

Abraço
TMPinho
Regular

Registado: terça jun 26, 2007 22:27

Re: Bookcrossing Meets Geocaching

Mensagempor The Farstriders » quinta abr 16, 2009 21:38

Nós temos um livro, que nos veio parar às mãos através do bookcrossing, que andávamos a pensar onde o deixaríamos para o próximo leitor o levar.... uma cache dessas, era uma excelente ideia. Tinha era de ser um container enorme!

Lembra-nos uma cache do Mantunes que sempre nos fascinou....
Imagem
The Farstriders
Regular

Registado: terça mai 20, 2008 12:01

Mensagempor MightyReek » quinta abr 16, 2009 21:48

The Farstriders Escreveu:
Lembra-nos uma cache do Mantunes que sempre nos fascinou....

Uma excelente cache diga-se de passagem! Levem mangas compridas e calças grossas...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor alieri » quinta abr 16, 2009 23:10

Já encontrei um livro o Bookcrossing numa cache minha. Peguei nele e deixei numa de Bookcrossing numa biblioteca.
Essa cache do Mantunes sempre despertou a minha curiosidade e já pensei criar algo parecido.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor olivenj » quarta jun 17, 2009 09:02

TMPinho,
A ideia pelos vistos não colou :-(
É pena, porque eu estou há que tempos para entrar no bookcrossing, mas não sei bem por onde começar... às tantas colocar uma cache desse género era uma boa maneira de criar algum interesse por isto aqui na zona!
Só que assim de repente vejo uns quantos "dilemas":
O espaço para livros tem que ser razoável, portanto a meter tudo dentro da cache, teria que ser bem grande... mas eu não a queria colocar no meio do mato porque limito a acessibilidade.
Uma outra hipótese seria criar uma Bookcrossing zone "tradicional" numa zona urbana com uma micro-cache escondida. Tem a vantagem de permitir fazer de forma independente Geocaching, Bookcrossing ou os dois.

Sugestões?
Alguém tem experiência de usar/criar Bookcrossing Zones que possa dar umas dicas?

Abraço,
Nuno.
Imagem
olivenj
Micro

Registado: domingo jan 21, 2007 19:59

Mensagempor TMPinho » segunda jul 20, 2009 23:01

Bem...
Volto à carga neste assunto...
Alguém se quer chegar à frente e criar uma cache por distrito ou por cidade?
Eu posso tentar em colocar:
Águeda
Braga
Valença
Digam da vossa justiça...
Abraço,
TMPinho
Regular

Mensagempor alieri » segunda jul 20, 2009 23:19

Conta comigo - Faro
alieri
Moderador

Mensagempor olivenj » terça jul 21, 2009 08:34

I'm in - Figueira da Foz... mas tenho muitas dúvidas sobre o desenho da cache!
Imagem
olivenj
Micro

Mensagempor RavenMaster » terça jul 21, 2009 09:46

I'm in, distrito de Setúbal :D
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor Insano » terça jul 21, 2009 09:55

Isto não devia estar no offtopic...
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor TMPinho » terça jul 21, 2009 10:10

olivenj Escreveu:TMPinho,
A ideia pelos vistos não colou :-(
É pena, porque eu estou há que tempos para entrar no bookcrossing, mas não sei bem por onde começar... às tantas colocar uma cache desse género era uma boa maneira de criar algum interesse por isto aqui na zona!
Só que assim de repente vejo uns quantos "dilemas":
O espaço para livros tem que ser razoável, portanto a meter tudo dentro da cache, teria que ser bem grande... mas eu não a queria colocar no meio do mato porque limito a acessibilidade.
Uma outra hipótese seria criar uma Bookcrossing zone "tradicional" numa zona urbana com uma micro-cache escondida. Tem a vantagem de permitir fazer de forma independente Geocaching, Bookcrossing ou os dois.

Sugestões?
Alguém tem experiência de usar/criar Bookcrossing Zones que possa dar umas dicas?

Abraço,
Nuno.

Aqui está um ponto importante que eu ainda não tinha visto...
Provavelmente a solução cache micro - bookcrossing zone é capaz de a melhor...
Avancem propostas...
TMPinho
Regular

Mensagempor olivenj » terça jul 21, 2009 19:44

Para quem quiser saber mais sobre Bookcrossing, aqui ficam dois links:

Site oficial: http://www.bookcrossing.com/
Site de apoio Português: http://www.bookcrossing-portugal.com/

Dá para ter uma ideia das BookCrossing zones em Portugal (Cerca de 50 - não fazia ideia de que fossem tantas!), o que pode dar uma ajuda para escolher entre "A Cache é a Bookcrossing Zone" e "Microcache + BookCrossing Zone".

Na minha opinião o ideal era ter caches que são a própria BookCrossing zone (ou seja, Tupperwares tipo 30x20x20 cm ou coisa parecida) em zonas de fácil acesso mas bem protegidas dos muggles... o que se não for impossível é pelo menos muito difícil.

Uma hipótese intermédia - que não sei se encaixa nas guidelines do geo.com - é criar algo parecido com as BookCrossing zones que já existem mas com um loogbook para os logs do geo.com. A ideia é que se os actuais BookCrossers conseguem ter as suas zonas a funcionar sem ser vandalizadas, com certeza que o híbrido "BookGeoCrossing" também tinha hipótese de sobreviver! Dificuldades: muitas zonas são em estabelecimentos comerciais, têm horários de abertura, dependem (suponho) da boa vontade de alguém com um espaço aberto ao Público.

Depois há a hipótese da micro + BookCrossing zone, em que até podemos ter a BC zone mais resgaurdada, num sítio com horários, e a micro "à porta" com acesso 24h... mas perde-se um bocado a ligação entre as duas.

Bottom line: não sei!

Comentários?
Imagem
olivenj
Micro

Mensagempor alieri » terça jul 21, 2009 21:36

Acho que a ideia base do bookcrossing é que qualquer local pode ser uma bookcrossing zone.
Claro que há locais mais propicios, como bibliotecas, cafés, livrarias, etc. Mas a ideia, aqui no sentido de ideal, é que um livro deixado, por exemplo, numa paragem de autocarro, possa ser levado por outro leitor, que o deixará num outro qualquer local, depois de o ler.

Para evitar os constrangimentos que a regras quer do geocaching quer do bookcrossing possam causar, sugiro que as caches dessa série sejam caches tradicionais, regulares ou maiores, escondidas longe dos centros urbanos, e onde os únicos itens de troca aceites sejam livros.
Os livros deixados deveriam estar protegidos por zip-bags.
Se forem livros inscritos no bookcrossing, devem ter aquele papelinho colado que identifica o livro no bookcrossing (imaginem um TB ou geocoin, é o mesmo principio).
alieri
Moderador

Mensagempor Maxado » terça jul 21, 2009 21:54

alieri Escreveu:Acho que a ideia base do bookcrossing é que qualquer local pode ser uma bookcrossing zone.
Claro que há locais mais propicios, como bibliotecas, cafés, livrarias, etc. Mas a ideia, aqui no sentido de ideal, é que um livro deixado, por exemplo, numa paragem de autocarro, possa ser levado por outro leitor, que o deixará num outro qualquer local, depois de o ler.

Para evitar os constrangimentos que a regras quer do geocaching quer do bookcrossing possam causar, sugiro que as caches dessa série sejam caches tradicionais, regulares ou maiores, escondidas longe dos centros urbanos, e onde os únicos itens de troca aceites sejam livros.
Os livros deixados deveriam estar protegidos por zip-bags.
Se forem livros inscritos no bookcrossing, devem ter aquele papelinho colado que identifica o livro no bookcrossing (imaginem um TB ou geocoin, é o mesmo principio).

Concordo e estou disposto a fazer uma cache pra esse fim aqui na zona do Entroncamento/Barquinha/Tomar/F.ª do Zêzere/Torres Novas... You Name It...
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Mensagempor olivenj » segunda jul 27, 2009 20:00

TMPinho e restantes voluntários :lol: ,
Apesar de não haver muitas opiniões, parece que a tendência é para caches tradicionais com os livros "lá dentro" e não criar algo mais parecido com uma Bookcrossing Zone tradicional.
Já comecei este fim-de-semana a procurar um bom sítio não muito longe da civilização :wink: mas ainda não encontrei nada que me agradasse... tenho que continuar a procurar.
Qual o plano de festas? Ir colocando à medida das disponibilidades de cada um ou esperar para um lançamento em massa (que pode demorar algum tempo...)?
Imagem
olivenj
Micro

Próximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes