por jff0g0 » domingo jan 25, 2009 23:36
Boa noite.
Fui eu que estive na origem desta iniciativa.
Antes de mais quero pedir desculpas a todos pela falta de ter organizado este evento sem sequer vos dar a conhecer e pedir auxilio.
De facto, ainda tentei faze-lo neste forum, (com mensagem privada ao moderador) mas estavamos já muito em cima da hora e tive de arriscar sozinho.
Explicando...
Em Dezembro fui contacto para ajudar a desenvolver um plano alargado de promoção do Turismo dos Açores, nomeadamente na possibilidade de avaliar as potencialidades da utilização do Geochaching. Nessa altura achei a ideia estupenda e procurei dar argumentos fortes para que a iniciativa avançasse. A minha actividade profissional é a concepção e produção de Programas de Teambuilding e de Formação Comportamental, e nesse sentido aceitei o desafio que me lançaram. Tudo se complicou, porque entretanto tive muitas propostas aprovadas e o tempo começou a ser muito curto para desenvolver a primeira fase de Plano- Aproveitar a BTL e a forte presença dos Açores nesse certame, para divulgar o Geocaching e muito concretamente o Geocaching associado aos Açores.
Tive uma reunião em São Miguel na qual consegui ainda convidar o JorgeBig para me auxiliar a caracterizar o Geocache Açores.
Ficou então decidido que o Plano teria condições para avançar apesar de alguns contratempos e que passaria pelas seguintes fases:
1.Realizar um Workshop nas diversas ilhas com a presença de operadores turísticos locais para apresentar o Geocaching (muitos não sabem o que é...) e explicar como podem colaborar no sentido de todos ganharem se o Geocaching dos Açores for rico.
2. Criar varias Caches inovadoras associadas aos Trilhos nos Açores (cujo site está muito bom, mas precisa de maior visibilidade e divulgação). O JorgeBig já tinha previsto fazer esse trabalho e precisa apenas de um maior apoio da ATA ( e nossa, claro!).
Muitos de vós já foram aos Açores e certamente ficaram com a mesma impressão que eu quanto ás potencialidades de Caches, mas o JorgeBig apresentou também algumas questões pertinentes que obrigam a alguma reflexão (a discutir mais tarde...)
3. Criar alguns Travel Bugs com missões nos Açores e que possam promover as varias actividades nas diversas ilhas.
A BTL supostamente deveria já promover algumas dessas caches novas, mas existia muito pouco tempo para realizar isso.
Assim, acabei por desenvolver 2 provas simples (uma para VIPS na 5ª feiras e outra para iniciados e entusiastas de Geocaching, no Domingo (hoje)).
A ideia inicial seria dar a conhecer o Geocaching a todos os curiosos que nunca tivessem experimentado e não tanto para os Geocachers já experimentados, principalmente porque a necessidade de incluir aqui um premio para os vencedores iria desvirtuar o espírito do Geocaching.
Por isso, realizei mais um Peddy-Paper do que um Geocaching.
Na iniciativa dos VIPS tudo correu muito bem (cada um teria uma Multi-Cache para descobrir com a garantia de um prémio (Travel Bug com acesso directo a uma viagem a uma das ilhas, no total 9).
Fiz 9 Multi-Caches e 9 Travel Bugs independentes. A reportagem vai sair na Televisão e saiu no Jornal a Bola (porque um dos VIPS era o Cândido Barbosa do Ciclismo). Infelizmente, a reportagem da Bola, de 1 pagina saiu na 6ª feira e com muitas imprecisões (entenderam muito mal as regras e o conceito do Geocaching), mas a opinião foi muito boa e caracterizada como muito interessante. O Jorge Gabriel, Candido Barbosa, João Melo e Carlos Alberto Moniz já se registaram, ficaram fãs e não param de me enviar sms com duvidas sobre que GPS comprar e onde...
Na iniciativa da Radio Comercial, de facto, não deveria ter cedido no que respeita à atribuição dos prémios, que deveria ser um sorteio entre todos os que conseguissem descobrir a cache e não premiar o primeiro a chegar, que certamente iria promover a corrida e a competitividade que nada tem de semelhante com o espírito do Geocache (com excepção para aos FTF...) mas para que o impacto da comunicação fosse maior teve de ser assim.
Enfim, aqui fica a explicação e pedido de desculpas por não vos ter envolvido neste projecto mais cedo, mas foi mesmo por falta de tempo.
Agora tudo está em aberto para desenvolvermos este projecto, com um Workshop para preparar, caches para criar e vou precisar de ajuda de alguns de vós para avaliar no local (Açores).
Vamos começar por São Miguel, até porque temos o óptimo apoio do JorgeBig mas vamos depois estender ás restantes ilhas.
Ideias precisam-se.
Um grande abraço a todos os que participaram e obrigado pelo espírito que demonstraram hoje.
jorge faca