Walrus wrote:
Não há dúvida que o Geocaching em Portugal tem crescido a olhos vistos nos últimos tempos e a recente reportagem foi mais um excelente contributo.
Longe de mim olhar de soslaio, com expressão cancarracuda, para qualquer pessoa que esteja agora a começar a fazer geocaching. Contudo, creio que está na hora de começar a questionar o aumento de participantes, e deixar o automático "que bom, isto cada vez está maior".
Na realidade, para os que já conhecem, tenho dificuldade em me lembrar de vantagens do crescimento do número de practicantes.
Ao longo da minha vida, e não serei só eu a ter algures no tempo experimentado isto, não seria a primeira vez que uma coisa excelente se torna uma nódoa devido à expansão. E com isto não pretendo afirmar que é mesmo isso que vai acontecer. Quero, isso sim, sublinhar que é necessária reflexão.
Considerem, por exemplo, que os riscos de desaparecimento de uma cache, sobretudo as que se encontram locais com alguma presença humana, crescem exponencialmente com o número de geocachers a encontrarem essa cache. E ninguém gosta que caches desaparecam (apesar de paradoxalmente todos os owners gostarem de muitas visitas às suas meninas). Eu, que sigo de perto o Geocaching numa cidade como Praga, fico tonto com o número de caches que se perdem. Pudera. Muitas delas têm meia-dúzia de visitas diárias.
Adiante. Mas o que me preocupa mesmo no crescimento é a proporcional chegada de cretinos, conhecidos em calão como "putos estúpidos", uma espécie que inbfelizmente não ficou confinada à então chamada "geração rasca". Ultimamente tenho franzido o sobrolho ao ler logs com passagens do tipo (seguem-se exemplos fictícios, exageradamente estilizados, mas a ideia é a mesma):
"Pá, távamos a ver que escapava, mas também, 6 gajos de cu para o ar à procura, tinha que aparecer. Pelo meio ainda passaram uns cotas que se puseram a olhar pró espectáculo, mas como não disseram nada a malta continuou".
ou...
"fiz hoje a primeira cache. curti à brava LOL. eramos uma data de manos, todos à cata. Com o chavascal tavamos a ver que alguem chamava a bófia. Agora a ver se faço 3 ou 4 caches minhas para o resto do pessoal curtir também."
Pois é amigos. Há um ano, para não dizer mais, não se liam por ali pelos logs coisas assim. Nem de perto nem de longe. E tudo isto para questionar se não andará gente a deitar foguetes cedo de mais por ocasião de uma dilatação considerável da comunidade de "geocachers".
Já agora, não é importante, Walrus, mas quando comecei, em Junho de 2004, havia um pouco mais de 300 caches. O dobro do que referes