• Anúncios

As vedações são para respeitar mesmo que...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor MoByS » sexta nov 07, 2008 18:29

Aproveito o tópico pra vos pedir uma opinião... e se

a cache estiver num local "vedado", estando uma parte da vedação tombada, onde é perfeitamente possível cachar sem ser visto, vai contra as regras?
Imagem
MoByS
Small

Registado: domingo Oct 14, 2007 11:09

Mensagempor MAntunes » sexta nov 07, 2008 19:36

Penso que uma vedação é a expressão física de uma determinação ou decisão que alguém tomou, seja porque é o dono ou o gestor legal da área vedada.
O facto de a vedação estar danificada - por acção de vandalismo ou apenas de desgaste natural - não significa que a decisão/determinação possa ser menos respeitada.

Mas isso sou eu...

;-)
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Daniel C. » sexta nov 07, 2008 19:52

Eu não procuro caches em terrenos privados. Já fiz esse "disparate" uma ou duas vezes, mas apenas em condições especiais - grandes/médios grupos.

É demasiado perigoso entrar-se num terreno privado. Já houve casos de homicídios em que o proprietário disparou logo um tiro mal viu o invasor. E aos olhos da lei, tem uma grande atenuante, que é a defesa da sua propriedade.

Acho, portanto, completamente errada a colocação de caches em terrenos vedados. Caramba, há tanto local livre para se plantarem caches, para quê complicar? Haverá assim tanto recalcamento de infância por aqui, daquela fase "deixa-me lá saltar o muro/vedação para ver o que está do outro lado"? :?
Preciso é de coordenadas!
Daniel C.
Regular

Registado: quarta ago 22, 2007 20:05

Mensagempor Insano » sexta nov 07, 2008 20:13

Acho que a melhor regra que se pode aplicar é o "bom senso".

Por ex, a cache "O Palácio" dos A-Team está em terreno privado, supostamente acho que pertence ao BES, no entanto, as famigeradas obras de requalificação nunca mais sucedem... a população tem usado aquele "bocado" de terreno como parque urbano, para passeios, paitnball e outras "actividades".

Neste caso, a meu ver não há violação da dita.

Cada caso é um caso.
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor mrwho » sexta nov 07, 2008 21:15

Daniel C. Escreveu:É demasiado perigoso entrar-se num terreno privado. Já houve casos de homicídios em que o proprietário disparou logo um tiro mal viu o invasor. E aos olhos da lei, tem uma grande atenuante, que é a defesa da sua propriedade.

Não é que isso sirva de grande consolação ao defunto... :)
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

Mensagempor MoByS » sexta nov 07, 2008 21:40

No sítio em questão não virá ninguém com armas :idea: :idea:

A minha dúvida não está em se irá ter muita adesão por pensarem X ou Y, a dúvida prende-se mais na "lei" do Geocaching. Será aprovada?

Se calhar é mais à base do... "nada como tentar!" :roll:
Imagem
MoByS
Small

Mensagempor MightyReek » sexta nov 07, 2008 21:45

Uma vedação muitas vezes serve apenas para manter gado lá dentro e não necessariamente para impedir que estranhos entrem na propriedade.
Entre os vário exemplos de placas que podemos encontrar há algumas que dizem bastante sobre a vedação:

Propriedade Privada - Proibida a circulação de pessoas não autorizadas
Caminho Particular - Acesso Condicionado
Proibido recolher espargos, cogumelos ou outros produtos silvestres

Depois temos a placas de caça.

Reserva de Caça Turistica
Reserva de Caça Associativa
Reserva de Caça Municipal
Zona de Não-Caça

e ainda a placa
Aparcamento de Gado

Portanto, de entre todas estas, algumas podemos saltar, outras é melhor não, contudo acho mais importante escolher os dias que vamos para o campo, por causa dos dias de caça (nas Turisticas pode caçar-se em qualquer dia) do que a proibição de entrar num terreno. Se não pudermos entrar vamos ver placas a dizê-lo... Pelo menos por aqui é assim...

Quanto à tua pergunta, resta saber qual destas situações se aplica e se a vedação é muito velha...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor the_ateam » sexta nov 07, 2008 22:13

Dentro do espírito "Mas isso sou eu!", a questão "vai contra as regras?" a resposta é:

vai, mas se valer a pena a cachada eu também vou!

O facto da cache ser aprovada depende da quantidade de informação que envias para o aprover... às vezes informação a mais é fonte de problemas, e os eventos é disso um bom exemplo (consigo lembrar-me da caminhada para fazer a linha do douro, ou do GeoDiving) como podem ser reprovados na censura!

Neste momento tenho meio forum a dizer que sou um anarquista, mas não tem importância :lol:
the_ateam
Regular

Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor papaleguas » sexta nov 07, 2008 22:27

:)

Isso depende da zona.

As últimas caches que coloquei no alentejo está em locais públicos totalmente cercados pelas cercas dos proprietários que ao abrigo da lei têm que dar passagem ao pessoal que lá vai visitar os monumentos.

Há no entanto duas coisas importantes para a colocação das caches: Se possivel avisar os proprietários dos terrenos onde o pessoal vai passar e referir esses caminhos na página e fazer a "caça" com o máximo de respeito pelas pessoas e pelos costumes do local.

Posto isto não terão problemas.

Relembro o que já aqui foi dito... não se esqueçam da caça e repeitem sempre os sinais.
Duas das nossas cache é necessário abrir cancelas por exemplo. Os donos aprovaram logo o Gari aprovou também, mas é necessário esclarecer este ponto com ele.

Papaleguas
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor MoByS » sexta nov 07, 2008 23:04

O garri anda por cá? :lol:
Imagem
MoByS
Small

Mensagempor Insano » domingo nov 09, 2008 13:49

MoByS Escreveu:O garri anda por cá? :lol:

Não precisa... há quem ande por ele... :twisted:

Mais a sério. Fala com outros cachers da zona, falando da ideia, vendo pontos de vista diferentes.

Ps: Não fales com o Nesquick... não há muro, vedação, fosso... que o pare... :twisted:
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor salprata » domingo nov 09, 2008 15:04

para mim tudo tem um dono, com vedação ou sem vedação...

se um terreno tiver completamente vedado com um cadeado na porta é logico que nós não vamos entrar.

acho, que sempre que possivel, devemos procurar sitios que o dono seja o estado, ou seja, um sitio que nos pertença :lol:

se gostamos muito de um sitio, mais privado, se o dono tiver disponivel, se calhar não custa pedir autorização...

por exemplo, uma boa parte da serra da Arrabida é privada...
A serra de Loures que eu tanto gosto, derrepente apareceram lá uma placas a dizer C i p o l, será que posso continuar andar por lá ?

todos nós temos caches espalhadas por estes sitios

:wink:
Editado pela última vez por salprata em segunda nov 10, 2008 06:44, num total de 1 vez.
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor imperiotuga » segunda nov 10, 2008 00:51

custa me mais se tiver de pagar para a fazer.
-----------------------------------------------------
bicla+geocaching-Perfecto

saudações Santo Isidro
imperiotuga
Small

Registado: sexta Oct 03, 2008 22:38

Mensagempor alieri » segunda nov 10, 2008 11:58

Tal como outros disseram antes, podes não pagar, basta saltar a vedação...

Claro que, se "derrepente" (wtf?) vier de lá o segurança, podes sempre dizer que a vedação estava lá e sabias que devias pagar bilhete, mas não concordas com as limitações da propriedade, com machados que cortam a raiz ao pensamento e outros argumentos sagazes...
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes