• Anúncios

Prefixos

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Prefixos

Mensagempor btrodrigues » sábado Oct 18, 2008 13:17

Queria convencer o Bolacha a tirar os prefixos [TS5],[TS6], etc dos nomes das caches dele porque me trocavam o display dos waypoints todos no GPS, reduzindo a área útil para mostrar o nome da cache. Podia depois "varrer" o resto dos owners [PPL 01], OA1, BH45, HL1, RT3, FF5, G5, [Gdx05], [RP02], NG5, PX5 etc etc etc. Há efectivamente aqui zonas do país em que o hábito está tão enraizado que à excepção do GCxxxxx, pouco ou nada distingue as caches no meio da salsada que é o nome.

Existem owners conscientes deste tipo de limitação e já começam a colocar o dito "código pessoal" no fim do nome da cache. Muito obrigado a todos.

Sem entrar em peixeirada, já que cada um é dono e senhor das suas caches e ornamenta-as como quer, conseguem convencer-me que os prefixos (ou sufixos) são bons e que tem utilidade? Quem os usa, porque é que os usa?
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Re: Prefixos

Mensagempor bolacha » sábado Oct 18, 2008 13:27

btrodrigues Escreveu:Queria convencer o Bolacha a tirar os prefixos [TS5],[TS6], etc dos nomes das caches dele porque me trocavam o display dos waypoints todos no GPS, reduzindo a área útil para mostrar o nome da cache. Podia depois "varrer" o resto dos owners [PPL 01], OA1, BH45, HL1, RT3, FF5, G5, [Gdx05], [RP02], NG5, PX5 etc etc etc. Há efectivamente aqui zonas do país em que o hábito está tão enraizado que à excepção do GCxxxxx, pouco ou nada distingue as caches no meio da salsada que é o nome.

Existem owners conscientes deste tipo de limitação e já começam a colocar o dito "código pessoal" no fim do nome da cache. Muito obrigado a todos.

Sem entrar em peixeirada, já que cada um é dono e senhor das suas caches e ornamenta-as como quer, conseguem convencer-me que os prefixos (ou sufixos) são bons e que tem utilidade? Quem os usa, porque é que os usa?

Isso querias tu, vai haver peixarada e da grande... :lol:

E para começar, já alterei todas as minhas caches, o TS1, TS2... vão para o fim do nome.

Se estas alterações facilitam a identificação das caches ao pessoal que carrega os waypoints e que as pretende visitar, acho que devemos alterar o nome das mesmas. :wink:
Imagem Imagem Imagem Imagem
bolacha
Extra Large

Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor MightyReek » sábado Oct 18, 2008 13:29

Curiosamente, quando escondi a minha primeira cache perguntei algures por aqui se era hábito, positivo ou negativo a utilização de prefixos e ainda qual deveria ser a composição dos mesmos caso fosse uma coisa a utilizar.

Responderam-me que era uma coisa com pouca utilidade e que complicava os nomes das caches quando eram carregadas nos GPSr. Assimilei a lição e resolvi não usar os prefixos.

Basicamente penso que é uma questão de "marcar" o nome da cache, porque em termos de pesquisas no GC.com basta pesquisar por Owner e já temos tudo em vez de pesquisar pela sigla que depois pode haver outra igual e tal e tal...

Há dias, com a minha entrada no "fantástico mundo do GSAK" e com uma lição bem dada acerca da configuração da construção dos nomes das caches, comecei a pensar se não seria útil a compilação de uma lista de prefixos a eliminar dos nomes das caches aquando da sua passagem para o GPSr...
Fica aqui essa sugestão, compilar todos os prefixos utilizados em Portugal para que quem quiser os possa eliminar na passagem GSAK->GPSr.

Posso dizer que foi bastante dificil resistir à tentação de escrever: "Peça-se o arquivamento das caches com prefixos", como parte da solução mas o pedido de evitar peixeirada foi mais forte...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor bolacha » sábado Oct 18, 2008 13:40

MightyReek Escreveu:
Posso dizer que foi bastante dificil resistir à tentação de escrever: "Peça-se o arquivamento das caches com prefixos", como parte da solução mas o pedido de evitar peixeirada foi mais forte...

Sabes que eu, com os óculos metidos consigo ver as letras miudinhas?!
Vê lá se queres... que peça antes o teu arquivamento... seu aprendiz de bruxo. :lol:

Como já referido em cima, todas as caches da "Team Santos" (bolacha e bolachinha) já estão alteradas, continuamos a colocar o [TSxx] mas desta vez no fim do nome da cache.

Só para os mais despistados, o TS quer dizer "Team Santos" e não outra coisa. :wink:
bolacha
Extra Large

Mensagempor MAntunes » sábado Oct 18, 2008 13:47

Eu cá não tenho dúvidas; Peça-se o arquivamento das caches com prefixos.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor ajsa » sábado Oct 18, 2008 13:53

Como eu tenho de comer todos os dias com um pastel chamado "hungarian notation" até me faz doer os olhos quando vejo algo semelhante!

Por mim começo já uma manif aqui em beja anti prefixos!
Agora sem brincar, não vejo utilidade nem mesmo para o owner e concordo que não dá jeito nenhum nem sequer a procurar no GPSr.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor bolacha » sábado Oct 18, 2008 14:00

MAntunes Escreveu:Eu cá não tenho dúvidas; Peça-se o arquivamento das caches com prefixos.

Eix!!! Agora é que é!!!
Saltam já as varinas de trás da banca, com as solhas no ar... Vai começar a maior peixarada alguma vez vista no fórum...

Eu acho que se devia pedir era o arquivamento das caches sem prefixo, a minha opinião é muito simples, é mais fácil de decorarem. :wink:

Com ou sem prefixo, para mim tanto me faz, desde que estejam activas e em condições de serem visitadas :wink:

Mas depois da conversa com o padrinho (sobre ameaça de acordar com a cabeça do cavalo) verifiquei que era mais pratico para quem descarrega os waypoints para o GPS, verificar o nome da cache.

Mas que fique bem explicito e não restem duvidas:
Não tiro o prefixo no fim do nome da cache

:lol:
bolacha
Extra Large

Mensagempor danieloliveira » sábado Oct 18, 2008 14:04

....ia responder, mas decidi não....
If you really must know, then click below:
http://img.geocaching.com/stats/img.asp ... 93eae3ea8f
danieloliveira
Large

Registado: sexta dez 26, 2003 09:12

Mensagempor MightyReek » sábado Oct 18, 2008 17:53

bolacha Escreveu:Não tiro o prefixo no fim do nome da cache

Mas no fim não é prefixo... é sufixo... E não empata nada. Já é muito bom ser sufixo e não prefixo.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Daniel C. » sábado Oct 18, 2008 17:59

Eu acho os prefixos/sufixos uma coisa desnecessária e até fútil. Podemos consultar o nome do owner na página da cache. Podemos ir ao seu perfil e ver todas as caches que escondeu. Para quê confundir as coisas com letras que, para os outros, não têm qualquer significado?
Preciso é de coordenadas!
Daniel C.
Regular

Registado: quarta ago 22, 2007 20:05

Mensagempor papaleguas » sábado Oct 18, 2008 19:09

:D

O PPL sou eu...
Obviamente que contra argumentos de facilitar outros, retirarei os prefixos do inicio do nome.

Coloquei os prefixos de forma a marcar as caches pela ordem em que foram colocadas. Quanto à sua utilidade, no meu caso só poderão saber isso quando for publicada a nossa Twin Cache com o ciclingsanta (o que me parece que vai ainda demorar mais um mezito). Portanto para mim neste momento são necessários, mas no inicio ou no fim tanto faz.

Passam a sufixos para facilitar a leitura :)

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Insano » sábado Oct 18, 2008 20:54

btrodrigues Escreveu:Queria convencer o Bolacha a tirar os prefixos [TS5],[TS6], etc dos nomes das caches dele porque me trocavam o display dos waypoints todos no GPS, reduzindo a área útil para mostrar o nome da cache. Podia depois "varrer" o resto dos owners [PPL 01], OA1, BH45, HL1, RT3, FF5, G5, [Gdx05], [RP02], NG5, PX5 etc etc etc. Há efectivamente aqui zonas do país em que o hábito está tão enraizado que à excepção do GCxxxxx, pouco ou nada distingue as caches no meio da salsada que é o nome.

Os meus que ainda subsistem vão desaparecer aos poucos.... também concordo... que é paneleirice a mais.
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor SUp3rFM » sábado Oct 18, 2008 21:55

Já tinha referido a minha posição noutro tópico sobre os Prefixos...

SUp3rFM Escreveu:E passávamos a ter como nomes de caches "PX08/MN/QD/PT/EN - Rio d'água"?

No thanks. Para isso já me basta o nome de departamentos e direcções que a empresa onde trabalho tem. Descodificar as siglas só pode ser passatempo para alguns... :roll:

Por outro lado, creio que se chega a descaracterizar o local da cache ou o seu tema. Uma cache, em vez de ser conhecida como (exemplos) "Falha do Louro", "Pego do Lobo", "Star Mountain" passa ser conhecida como XB01, DF08, TE11.

Mas isto sou eu. Querem meter, metam. À vontade, salvo seja! :)
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor the_ateam » sábado Oct 18, 2008 22:05

SUp3rFM Escreveu:Por outro lado, creio que se chega a descaracterizar o local da cache ou o seu tema. Uma cache, em vez de ser conhecida como (exemplos) "Falha do Louro", "Pego do Lobo", "Star Mountain" passa ser conhecida como XB01, DF08, TE11.

Não podia estar mais de acordo.... as caches dos Spy Team conheço-as pelo STxx e não pelo nome da igreja ou capela:

- pois e tal, já fizeste o Mosteiro de Tibães ?
- humm ?? o nome não me é estranho, mas ... ah! a ST02? sim já!
- e a ST06
- ah sim, também, a do Sudoku da Sé!

Qualquer semelhança deste dialogo com a realidade não é pura coincidência
the_ateam
Regular

Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor truta » sábado Oct 18, 2008 22:26

btrodrigues Escreveu:(..) Quem os usa, porque é que os usa?

A cache "Eureka" era para se chamar só "Reka" mas levou o prefixo "Eu" porque fui Eu que a escondi :wink:

Agora a sério, acho que para quem faz questão de ter o nick associado ao nome da cache, usar um sufixo é uma boa solução.
Para quem vê waypoints no pda, como é o meu caso, por vezes a consulta é dificultada por nomes demasiado extensos.
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes