• Anúncios

Pedidos de aquivamento à toa

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Pedidos de aquivamento à toa

Mensagempor daraopedal » sábado Oct 04, 2008 10:42

Ultimamente tenho assistido em logs de várias zonas do país, a múltiplos pedidos de aquivamento de caches e não consegui deixar de sentir alguma estranheza em relação a este facto.
O pedido de arquivamento é quanto a mim uma coisa séria e que só deve ser usado em situações bem particulares (e extremas). Um bom exemplo para mim é quando um owner "desistiu" de uma cache situada num local muito bom e com isso acaba por "queimar" esse lugar e impedir que outros geocachers fiquem a conhecer o mesmo. Acho que numa situação dessas, o owner deve ser contactado de todas as formas possíveis (MSN, Private Message, Telemóvel) para tratar da manutenção, mas se este não se manifestar ou não se mostrar interessado em dar continuidade à cache, então aí sim, deve ser pedido o arquivamento da cache para a substituir por outra sob a tutela de outro owner. É verdade que nem sempre temos a mesma disponibilidade para tratar da manutenção (todos temos trabalhos), mas mais cedo ou mais tarde, arranjamos um tempinho para a manutenção ou podemos sempre pedir a outro colega geocacher para fazer um favor e tratar dela, por isso acho que não e deve brincar à toa com os pedidos de arquivamento.
Ora nas situações que têm surgido, nada disso se verifica. Os pedidos de arquivamento surgem na sequência de um Not Found, que, por alguma razão incompreensível, se transforma assim, sem mais nem menos, num pedido de arquivamento.
Curiosamente, essas situações têm sido feitas por pessoas que ainda têm poucos founds (e provavelmente pouca experiência) e podem ser simplesmente "desconhecimento", mas acho que também revelam um pouco de falta de respeito pelos owners. Colocar uma cache é algo que dá algum trabalho mas que é geralmente feito por gosto e dedicação. É muitas vezes um sinal de altruísmo no sentido que pretende-se partilhar um determinado local com a comunidade geocacher, por isso acho esses pedidos de arquivamento uma grande falta de tacto e respeito.
O que acham?
Boas caches
Daraopedal
ImagemImagem
Imagem
Imagem
daraopedal
Regular

Registado: segunda dez 03, 2007 16:28

Mensagempor mrwho » sábado Oct 04, 2008 12:33

Acho que, como dizes, grande parte dessas situações deve-se decerto a um certo desconhecimento por parte de quem faz esses pedidos. A razão porque acho isso, é que comigo mesmo aconteceu essa situação, tendo eu pedido um arquivamento para uma cache quando o que realmente queria pedir era a manutenção da mesma.
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

Mensagempor the_ateam » sábado Oct 04, 2008 23:37

Sim, concordo. De facto há pedidos a mais de arquivamento. A verdade é que também não acho que funcione muito bem, pois o último que fiz foi numa cache que cumpre aqueles requisitos para que seja feito o pedido de arquivamento, e mesmo assim nada foi feito... também em tempos ouve ai uma birra qualquer com umas caches que estavam desactivas pelos vistos à muito tempo (não sei bem se terá sido só isso...) mas também aí nada foi feito... é apenas mais um log.

Há também situações de novatos que usam essa função quando na realidade não faz sentido, mas acredito que seja por desconhecimento. Assisti a uma situação dessas cá em cima à pouco tempo.

Para além do pedido de arquivamento também não concordo muito com o pedido de manutenção em determinadas situações, uma vez que a cache fica de imediato marcada como "Doente" sem necessidade nenhuma. Ex: o lápis não tem bico :?
the_ateam
Regular

Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor papaleguas » domingo Oct 05, 2008 02:06

Ihhh. Este assunto já deu mais trabalho que outro qualquer aqui no fórum.

Bem, expressando a minha opinião porque eu fui um dos que entrou nessa discussão aqui há tempos e como o Ateam manifestou essa tread parecia mais uma birra do que propriamente uma troca de ideias.

No caso concreto dessa tread e desses pedidos de arquivamento (e pode-se aprender, penso eu qq coisa com isso) havia caches desactivadas há muitos meses, uma delas há um ano e os owners foram contactados e as repostas foram de tal forma deseducadas que o gari até editou um dos postas na página por uso de linguagem... incorrecta. Esse é um dos efeitos de pedidos de arquivamento (felizmente não foi comigo)

Há aqui descritas duas situações que merecem diferentes resoluções:

Uma é o owner que planta caches, naquele caso até foi para dizermos que tinhamos mais que os espanhois, e depois não faz as manutenções e dá desculpas parvas do tipo "a cache desapareceu por causa do geocacher que deu nas vistas". Isto aconteceu num edificio abandonado no meio do nada onde ninguém vê ninguém (eu não fui lá sequer... portanto não estou a personalizar) e como "castigo, vamos desactivar".
Neste caso concreto algumas dessas caches continuam disabled há um ano...
Contactando-se os owner a resposta não é sempre educada e nesses casos eu pedi o arquivamento. As outras equipas que pediram responderão por si, mas estou certo que o motivo foi o mesmo.

Outro caso diferente é uma desactivação da cache por causa de obras, festas que comprometam o local, ou por ausencia do owner ou falta de tempo, mas nestes casos penso que as pessoas não as vão manter desactivadas um ano... é um caso diferente.

Para mim quando colocamos uma cache esta passa a ter prioridade por exemplo sobre o ir cachar. Se a minha cache tem um problema então em vez de ir cachar amanhã vou lá dar uma olhadela. Pelo motivo que me deu trabalho a fazer e as outras ficarão à minha espera na mesma. Há que manter o jogo a rolar. Ou então vou quando puder, mas há um timing paa tudo.

Parece-me a mim que há algumas pessoas novas a pedir arquivamento porque não sabem para que servem os arquivamentos quando podiam pedir uma manutenção. Cabe ao owner ter paciencia e "ensinar" a pessoa a usar essa função. É algo que nos calha a todos.

No caso das manutenções, nunca pedi.Nestes casos mando directamente um mail ao owner. A razão é simples. nem toda a gente gosta que façam manutenções nas suas caches e eu tenho um motivo para isso. Numa das minhas, após alguns DNF foram lá equipas que se prontificaram a colocar um novo container no local. Resultado, quando lá fui estavam lá três caches.
Nestes casos eu desactivo e vou ao local ver o que se passa quando puder, mas nas dos outros, nem mexo nem peço manutenção, contacto por mail... ás vezes aquilo até pode ser assim mesmo.

No caso dos pedidos de arquivamento também não peço mais nenhum, nem que estejam desactivas há dois anos.
Agora, as guidelines são claras quando referem que quem coloca tem a obrigação de as manter. Para mim mais de seis meses desactivada é motivo para pedir arquivamento, contactanto antes o owner claro.

Mas isto, como em tudo no geocaching é muito subjectivo porque as pessoas são todas diferentes e cada uam tem a sua forma de estar.

Eu por mim investia numa explicação a quem pede o arquivamento porque essa pessoa pode nem saber que função é aquela. Cabe a nós que somos mais "velhos" ajudar e explicar aos mais novatos.

É um conselho que ouvi de outros e que até agora de bons resultados.

Agora, mais pessoalmente, percebo a equipa que abre o tópico pois um pedido de arquivamento é desagradável. Se a cache está desactivada há pouco tempo, contacte quem pediu o arquivamento e explique remetendo para as guidelines e explicando a função de arquivamento. Se a pessoa responder mal, faça o mesmo que eu comecei a fazer a alguns... é deixar falar... na maior parte dos casos estão a falar sozinhos.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor daraopedal » domingo Oct 05, 2008 10:18

Eu abri o tópico apenas por interesse (e dúvidas) em relação a esta questão porque (até agora) nunca tive um pedido de arquivamento para as minhas caches. Faço a manutenção das mesmas sempre que possível e considero que é o que qualquer owner tem obrigação de fazer. Se não quiser fazer a manutenção, que se abstenha de as plantar. Simples!
Boas caches
Daraopedal
ImagemImagem
Imagem
Imagem
daraopedal
Regular

Registado: segunda dez 03, 2007 16:28

Mensagempor papaleguas » domingo Oct 05, 2008 19:36

Boas

Já meti àgua :)

Pensei que era numa das tuas caches.
Olha, uma opinião mais curta e directa... o melhor é não pedir arquivamentos de caches porque nem toda a gente "engole" bem isso e podes receber algumas respostas feias.

A função existe, mas estou como diz o outro: cada um na sua.
Eu já pedi arquivamentos e por acaso algumas foram mesmo arquivadas, mas nunca mais volto a pedir pelas razões que te apresentei. Sendo assim, se não foi numa tua poupas trabalhos e chatices.

Papaléguas
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Malok0 » segunda Oct 06, 2008 09:53

quem lê as guidelines, não tem qualquer dúvida na aplicação do "needs archived"
Malok0
Regular

Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Mensagempor SUp3rFM » segunda Oct 06, 2008 10:37

Eu acho que há poucos pedidos de arquivamento. Aliás, basta ver a "onda de choque" criada pelo nosso reviewer quando decide arquivar algumas caches esquecidas. Só nessa altura os owners decidem mexer-se e fazer algo.

Se o owner concordou com os termos e condições ao colocar uma cache que os respeite. Quem pede um "needs archive" de consciência não deve ser castigado por isso. Quem o faz por ignorância ou negligência deveria, naturalmente, mais cuidado. No entanto, se o fizer em caches que não reunam as condições para ser arquivadas o owner pode estar descansado.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes