• Anúncios

Apanha da Azeitona

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Mensagempor MightyReek » domingo set 28, 2008 21:01

Um evento para apanha da azeitona, ora aí está uma coisa original. A minha presença ou ausência estaria condicionada a outros factores externos à apanha propriamente dita...

Aparentemente alguns olivicultores gostam que lhes mexam nos vibradores... Eu já vi alguns, mas nunca lhes mexi...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor bolacha » domingo set 28, 2008 21:07

Eh lá... Atão António?!
Já começo a estranhar essas partilhas da ferramenta de trabalho... :lol:
(Até já tenho receio de responder seja ao que for, não vá aparecer por aqui alguma brigada anti off-topic :wink: )

Mas para não fugir ao tema "O Evento" proposto pelo npsilva, a minha opinião é que acho que iam aparecer poucos os interessados, em algo do género, além de ser como refere o AJSA, o pessoal em vez de ajudar na apanha, acho que ia estragar um bocado as oliveiras, é necessario saber manejar a vara (Aka Pau) :wink:
Imagem Imagem Imagem Imagem
bolacha
Extra Large

Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor ajsa » domingo set 28, 2008 21:20

Na minha humilde opinião, um evento desta natureza deveria ter uma componente educativa com uma demonstração de como funciona a colheita e porque não uma demonstração sobre o que é a cultura da azeitona.

Obviamente, que também concordo que se deveria, dentro do possível e sempre atento a todas as medidas de segurança, deixar os participantes experimentar a arte.

Quem não gostaria de experimentar a sensação de vibrar uma oliveira com um vibrador pessoal, ou utilizar dentes extractores, ou sentir a pressão exercida por um soprador de dorso, e isto são apenas exemplos.
Julgo não ser necessário colocar tempos de experimentação porque rapidamente as pessoas se “aborreciam” da experiencia.

Como fecho com chave de ouro, julgo ser absolutamente fundamental assistirem à entrega e processamento da azeitona no lagar, já agora, porque não umas provas no próprio local.

Onde é que isto tem algo de insólito??? Peço desculpa ao colega npsilva, é só uma sugestão apenas com alguns apontamentos, muito poucos, do que eu inicialmente projectei mas que não levei a cabo.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor god_herodes » segunda set 29, 2008 09:35

ajsa Escreveu:Amigo Álvaro, é sim, tens toda a razão. A azeitona, excepto nos olivais para conserva que é colhida totalmente á mão, e nos super-intensivos que é colhida com escovas, é colhida com recurso a um equipamento denominado por vibrador. Um dia que venhas até Beja apresento-te o meu. O Roscas já teve o prazer de mexer nele.

:shock:

Não é que ele já não conheça esse tipo de equipamento agora depende é do tamanho :twisted:

(Desculpem mas não resisti)
Imagem
Regular

Registado: terça jan 22, 2008 09:59

Mensagempor btrodrigues » segunda set 29, 2008 11:48

god_herodes Escreveu:
ajsa Escreveu:Amigo Álvaro, é sim, tens toda a razão. A azeitona, excepto nos olivais para conserva que é colhida totalmente á mão, e nos super-intensivos que é colhida com escovas, é colhida com recurso a um equipamento denominado por vibrador. Um dia que venhas até Beja apresento-te o meu. O Roscas já teve o prazer de mexer nele.

:shock:

Não é que ele já não conheça esse tipo de equipamento agora depende é do tamanho :twisted:

(Desculpem mas não resisti)

da próxima vez resiste um bocado mais antes de carregar no enter.

o teu post passa um bocado das marcas do limite do offtopic e do bom senso.

(para evitar mais conversa, o meu comentário não é unicamente a título pessoal, é um comentário sancionado pela equipa de moderação segundo os estatutos acordados)
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor ajsa » segunda set 29, 2008 12:36

Apenas para elucidar os mais curiosos, coloco fotos de alguns dos equipamentos referidos (nossos).

Imagem
Vibrador pinças largas (para grandes árvores)

Imagem
Vibrador em trabalho.

Imagem
Vibrador pneumático individual por dentes. Derruba cerca de 500 Kg por utilizador/dia.

Imagem
O meu preferido. Vibrador com recoleção de frutos. Já cheguei a apanhar (eu sozinho) 3 toneladas por dia.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Daniel C. » segunda set 29, 2008 15:53

Quando primeiro falei em off-topic, não me estava a referir especificamente ao bolacha. Embora não soubesse o que era um "vibrador", supus que devia ser algum "aparelho" que fizesse as oliveiras vibrar, de modo a que as azeitonas caíssem.

Em relação ao uso da palavra "insólito":

do Lat. insolitu

adj.,
extraordinário;
desacostumado;
desusado;
que é fora do vulgar;
incrível.

Bem, eu acho que é "fora do vulgar" e "desacostumado" fazer-se um evento de olivicultura/apanha de azeitona. O uso da palavra não está incorrecto, a meu ver, e não é de todo ofensivo.

De resto, agradeço ao ajsa a colocação de fotografias para elucidar o pessoal "inculto" como eu. ;)
Preciso é de coordenadas!
Daniel C.
Regular

Registado: quarta ago 22, 2007 20:05

Mensagempor oliveiras » segunda set 29, 2008 20:26

Muito obrigada ao anja pelas fotos :shock:
De facto ao passar pela zona de Beja e aqueles arredores todos onde existem imensos campos de Oliveiras...questionava-me sempre como seria a "vareja" feita!!

Agora fiquei grandemente eluciadada...na minha cabeça só existia a vareja manual e com a vara ...que me lembro das minhas visitas aos meus avôs.

Outra coisa que eu imaginava era que todo aquele Olival lindissimo que se vê ai pelo Alentejo era Espanhol...agora fico mais feliz por saber que nem todo é espanhol...

kriz Oliveira
Imagem
oliveiras
Micro

Registado: domingo abr 13, 2008 19:43

Mensagempor npsilva » quinta Oct 02, 2008 17:39

A ideia de virem para aí todos dar porrada nas árvores com as varas assustou o pessoal :? ... também já não me deixavam fazer o evento... :shock:

Volto à carga na altura de semear batatas... :P
npsilva
Micro

Registado: domingo nov 25, 2007 19:48

Mensagempor salprata » quinta Oct 02, 2008 20:43

npsilva Escreveu:A ideia de virem para aí todos dar porrada nas árvores com as varas assustou o pessoal :? ... também já não me deixavam fazer o evento... :shock:

Volto à carga na altura de semear batatas... :P

é melhor... 8)

eu todos os anos "corto-me" à apanha da alfarroba, que é bem mais simpactica de apanhar :oops:,

:wink:
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Anterior

Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes