• Anúncios

Apanha da Azeitona

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Apanha da Azeitona

Mensagempor npsilva » domingo set 28, 2008 11:56

Depois de ver este artigo...

Quintas procuram turistas para vindimas

...lembrei-me de uma coisa. :idea:

Se eu criasse um evento para apanha da azeitona, vocês vinham?
npsilva
Micro

Registado: domingo nov 25, 2007 19:48

Re: Apanha da Azeitona

Mensagempor bolacha » domingo set 28, 2008 12:55

npsilva Escreveu:Depois de ver este artigo...

Quintas procuram turistas para vindimas

Os gajos sabem mas é muito...
Antigamente pagavam a mão de obra, para terem pessoal para apanhar a uva.
Agora inventaram a moda do paga para trabalhares, que é tradicional e giro.

Assim enchem os bolsos e aindam ficam com a apanha da uva feita e de borla. Espertalhões.

:lol:

npsilva Escreveu:...lembrei-me de uma coisa. :idea:

Se eu criasse um evento para apanha da azeitona, vocês vinham?

A como é que pagas o dia?! :wink:
Imagem Imagem Imagem Imagem
bolacha
Extra Large

Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor ajsa » domingo set 28, 2008 13:07

Eu até ia, mas não percebo nada do assunto. :shock:
Para apanhar uva é só cortar o cacho, agora para apanhar azeitona não faço ideia como é que se fará. :cry: Se for existe alguém que explique como se faz? :roll:
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor SUp3rFM » domingo set 28, 2008 13:34

npsilva Escreveu:Se eu criasse um evento para apanha da azeitona, vocês vinham?

Nunca seria um evento publicado no geocaching.com.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor salprata » domingo set 28, 2008 13:56

nã arranjas nada mais facil ? :lol:

devem sacodir as azeitonas para cima de uma rede, depois é só apanhar no meio de folhas e ramos... como são pequeninas....

:twisted:
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor npsilva » domingo set 28, 2008 14:27

É mais ou menos isso... :wink:
npsilva
Micro

Mensagempor ajsa » domingo set 28, 2008 14:33

E como sacodem as azeitonas para a rede?
ajsa
Extra Large

Mensagempor npsilva » domingo set 28, 2008 14:49

Apanham-se do ramo à mão. Às vezes bate-se com uma vara nos ramos mais inacessíveis...
npsilva
Micro

Mensagempor bolacha » domingo set 28, 2008 17:48

ajsa Escreveu:E como sacodem as azeitonas para a rede?

Além das maneiras explicadas pelo npsilva, podes também usar um Vibrador... em tamanho gigante.

De Azeitonas e Azeitoneiras, percebo eu... :wink:
bolacha
Extra Large

Mensagempor Daniel C. » domingo set 28, 2008 18:18

É minha impressão, ou está a aparecer (também) aqui off-topic?

Dentro do tópico, e em resposta ao npsilva, eu não iria. Creio que é um evento demasiado insólito. Até já aí foi dito que o gc.com não o deveria aceitar...
Preciso é de coordenadas!
Daniel C.
Regular

Registado: quarta ago 22, 2007 20:05

Mensagempor ajsa » domingo set 28, 2008 19:19

Para não sair do tópico até o porque anda aí a brigada à caça dos off-topic (valha-me deus), não consigo entender o que é que a apanha da azeitona tem de insólito!

A entrar totalmente no tópico, já pensei seriamente, em tempos, em fazer um evento desta natureza, não a colocar as pessoas a apanhar azeitona porque estragar árvores qualquer um sabe e apanhar azeitona de forma rentável muito poucos imaginam, mas acabei por desistir porque consegui aperceber-me que seria algo para não ser realizado... (por mim).

Não falo em eventos para ganhar dinheiro, julgo que não é essa a ideia do colega, falo num evento para apresentar uma arte milenar que possui técnicas de colheita milenares e nos dias de hoje é apoiada pela mais avançada tecnologia.

E agora com licença vou apanhar off-topics, quer dizer, vou jantar!
ajsa
Extra Large

Mensagempor Daniel C. » domingo set 28, 2008 19:55

Eu acho insólito porque parece-me semelhante a meter o pessoal a apanhar caracóis e chamar-lhe "geoevento", por exemplo :P

Mas isto sou eu a falar, que sou um gajo esquisito :P
Daniel C.
Regular

Mensagempor bolacha » domingo set 28, 2008 20:18

Daniel C. Escreveu:É minha impressão, ou está a aparecer (também) aqui off-topic?

Se te referes ao meu post está totalmente dentro do tópico, falasse da apanha da Azeitona, não sei se sabes mas existe varias maneiras de apanha de Azeitona, existe a varejada, à mão e com o uso de um vibrador destinado à apanha de azeitona, não é um massajador facial AKA vibrador.

Deves ser uma pessoa muito certinha que nunca saiu um pouco que seja do tema de um tópico...

Daniel C. Escreveu:Eu acho insólito porque parece-me semelhante a meter o pessoal a apanhar caracóis e chamar-lhe "geoevento", por exemplo :P

Mas isto sou eu a falar, que sou um gajo esquisito :P

Afinal também não és assim tão certinho, acabaste por entrar em off-topic...

Se és esquisito não sei, mas que tens pouco sentido de humor, dá para se notar.
Deixa de andar atrás de posts, só para criticares por criticar, aprender a ser mais tolerante com as opiniões e vontades de outras pessoas e vais ver que passas a ser uma pessoa mais bem humorada.
O assunto dos off-topic encontra-se a ser debatido num tópico aqui ao lado, não sei o porque de continuares a querer alimentar discussões sem nexo nenhum.

PS: Esta ultima semana anda por aqui pessoal muito stressado... que ainda não deram conta que um fórum serve para expressar-mos ideias e servir de convívio entre os utilizadores e em vez disso aproveitam-se das situação mais diversas, para virem para aqui descarregar as suas energias e frustrações, sentem-se revoltados e intrigados com tudo...

Acho que assim deixa-se de poder escrever seja o que for, com tanta critica e pessoas tão mal humoradas.
Editado pela última vez por bolacha em domingo set 28, 2008 20:40, num total de 1 vez.
bolacha
Extra Large

Mensagempor Daniel C. » domingo set 28, 2008 20:40

[off-topic]Eish, mataram-me! Pois é, sou isso tudo e muito mais! :twisted: [/off-topic]
Daniel C.
Regular

Mensagempor ajsa » domingo set 28, 2008 20:52

Até já fui tomar café, mas não consigo resistir, está-se a falar da minha grande paixão, a Olivicultura.

Inicialmente entrei a brincar com o colega, todos ou quase todos sabem exactamente que a minha paixão e isto mesmo, a olivicultura ou se preferirem a azeitona e comparar a olivicultura com a helicicultura (que o colega refere como “apanhar caracóis”) é como comparar a fruticultura com a piscicultura, ou para os mais dificultados, água com o vinho; não têm nada em comum.

A cultura da azeitona que tem o seu inicio como cultura familiar e milenar não fosse esta fantástica espécie um perfeito exemplo disso mesmo.
Até algumas décadas atrás, esta cultura não tinha sido objecto de grande estudo, no entanto, hoje já é uma cultura feita com as mais avançadas tecnologias com por exemplo o recurso ao nosso familiar GPSr.
Em explorações de razoável dimensão, que não é a minha porque apenas tenho algumas dezenas de hectares de olival, esta ferramenta é absolutamente fundamental para saber as posições de tratamentos fitossanitários, identificar espécimes com carências ou requisitos especiais e até mesmo para controlo de corte quando utilizados discos circulares.

Não é com um mês de treino que um homem consegue extrair a azeitona das oliveiras com recurso ao varejo tradicional, é uma arte apenas ao alcance de alguns, um arte que observada de perto é digna de observação cuidada. Subir a uma oliveira com uma pequena vara e derrubar a azeitona das pernadas mais elevadas deixando a rama intacta é só para quem sabe.

Amigo Álvaro, é sim, tens toda a razão. A azeitona, excepto nos olivais para conserva que é colhida totalmente á mão, e nos super-intensivos que é colhida com escovas, é colhida com recurso a um equipamento denominado por vibrador. Um dia que venhas até Beja apresento-te o meu. O Roscas já teve o prazer de mexer nele.
ajsa
Extra Large

Próximo

Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes