And the winner is (tambores please)
acasim
parabéns António. Eis a resposta recebida,
"Olá Paulo,
Achei piada à ideia de por o pessoal à procura da relação entre a geocoin e os portugueses
Por acaso estive com a Beta à não muito tempo em amsterdão, e vê lá que tivemos de tirar uma fotografia para fazer uma cache que tem tudo a ver com o desafio que lançaste (acho eu...). O nosso log está aqui:
http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 78e8e847c2
O período histórico é o final do século XVI (e daí em diante, digamos), e o facto histórico é a criação da *Companhia Portuguesa das Índias Orientais*. Fundada em 1587 (era rei Filipe I de Portugal - II de Espanha), controlou a maior parte do comércio europeu com as Índias e o Extremo Oriente até 1600. Ora referências na geocoin, acho que são duas:
- VGC (Vereenigde Geocoins Compagnie), que é um símbolo inspirado no VOC (de Vereenigde Oostindische Compagnie), que sucedeu à Companhia das Índias Portuguesa
- De Jure Praedae, é considerado o livro que deu origem ao direito internacional, é um tratado sobre os direitos e deveres das nações e as suas relações com os outros estados. Curiosamente, o livro parece ter sido escrito em defesa dos alegados direitos que a VOC se arrogou sobre a captura do navio Português Santa Catarina, em 1603 (dai a relação com Portugal

) . Esta captura fez com que a VOC enriquecesse, e marcou o fim do monopólio Português nas Índias.
E pronto, foi tudo o que descobri
Abraço,
Antonio"
Agora, vou ter de engolir em seco e oferecer uma geocoin à concorrência