• Anúncios

Lusitani, Uma Cache Portuguesa Com Certeza

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

Qual o melhor desenho para a cache Lusitani?

Votação encerrada em quinta jun 19, 2008 12:10

Alpha_Paço
4
14%
Lima_Paço
5
17%
Mr Who (1)
7
24%
Mr Who (2)
13
45%

Total de votos : 29

Olá!

Mensagempor Silvana » quinta jun 19, 2008 08:31

Pois foi nessa mesma página que votei, Fernando!... :)
Vamos lá ver! :wink:
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda jun 30, 2008 07:39

A Lusitani já mexe!!! :lol:

<a href="http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=5a364f5c-d7a4-4d07-bbab-158d93a0367e">Lusitani: Madeira</a>

Aviso que não está com o aspecto definitivo. Foi publicado antes de tempo, depressa demais, mas ainda vai levar uns melhoramentos.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor truta » segunda jun 30, 2008 08:30

Eu tenho acompanhado a Lusitani mas não me lembro que decisão foi tomada em relação às caches da Madeira e Açores serem ou não obrigatórias. O tópico já vai em 16 páginas e é complicado procurar... Há alguma página com as regras definitivas?
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda jun 30, 2008 10:30

O que foi definido é que as regras definitivas são as regras definidas por quem é o responsável pela Lusitani! :)

Esse assunto foi objecto de uma grande discussão, mas no fim o consenso, é claro que sem os 100% de acordo, foi que é obrigatório percorrer TODAS as caches parciais para se poder fazer o log na final.

Podes ler a partir daqui, mais ou menos, o resultado da conversa:
http://forum.geocaching-pt.net/viewtopi ... c&start=60

Além disso, em cada uma das caches parciais há um código. Só com todos os códigos juntos se consegue as coordenadas para a cache final.

Ainda não esclareci este assunto, mas nunca é tarde: Foi considerado para as caches parciais a divisão segundo as regiões estatísticas NUTS III, 30 regiões, e em cada uma delas há uma cache parcial.

Para quem não sabe o que são as regiões estatísticas, pode ver aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivis%C ... e_Portugal

e o respectivo Decreto-Lei n.o 244/2002, de 5 de Novembro

http://www.dgeep.mtss.gov.pt/apresentac ... 244_02.pdf
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor truta » segunda jun 30, 2008 21:51

Peço desculpa por só agora estar a meter-me na discussão mas este foi um mês para esquecer, que culminou há poucos dias com a perda de um familiar muito próximo.

Logo de início achei a ideia interessante mas as minhas últimas participações foram mais para desanuviar do que para discutir assuntos mais sérios...

De qualquer forma acabei envolvido porque o Bolacha teve a amabilidade de me convidar para participar na colocação da cache da Península de Setúbal, devido às várias caches que já escondi na zona.

A regra da obrigatoriedade de se fazer as caches das Ilhas já está decidida (também a Ota estava :wink:) mas receio que vá provocar alguma desmotivação. Sem querer discriminar as Ilhas, estas caches deviam ser "finalíssimas". Caso contrário corre-se o risco de nos próximos 10 anos se contarem pelos dedos de uma mão os que vão terminar a Lusitani. Há que refletir muito bem se o que se pretende fazer é uma cache para meia-dúzia...

No meu caso, que estive na Madeira há menos de 2 anos, muito provavelmente não voltarei lá na próxima década. E haverá muitos outros geocachers na mesma situação, tal como por exemplo o meu amigo Jacarilo (que vou "levar" ao acampamento do Gerês) que esteve há 1 mês nos Açores...

Assim proponho a existência de 3 caches finais, uma no continente e mais uma em cada região autónoma (para além das "normais"), tendo a Lusitani dois objectivos possíveis:
- Fazer 1 cache final
- Fazer as 3 caches finais

Termino com outra sugestão: já que o tema da Lusitani é a história de Portugal porque não uma cache em Olivença? :wink: Digo isto meio a brincar, meio a sério... Não aproveitemos a Lusitani para uma pequena provocação aos nuestros hermanos mas também não deixa de fazer algum sentido...
truta
Regular

Mensagempor Insano » segunda jun 30, 2008 22:09

No meu caso, que estive na Madeira há menos de 2 anos, muito provavelmente não voltarei lá na próxima década

A título de curiosidade... e em Bragança...?
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor truta » segunda jun 30, 2008 22:53

Estive em Vila Real no Carnaval de 2007 e vou a Bragança agora em Agosto :)

Portugal é relativamente pequeno. Fins-de-semana de 4 dias dão para jornadas mais longas...
truta
Regular

Mensagempor Insano » segunda jun 30, 2008 23:39

truta Escreveu:Estive em Vila Real no Carnaval de 2007 e vou a Bragança agora em Agosto :)

Portugal é relativamente pequeno. Fins-de-semana de 4 dias dão para jornadas mais longas...

Ora... presumindo que partes de LX... demoras no minímo 4 a 5 horas... à Madeira... 1 Hora... e sim... já fica mais barato.
Insano
Regular

Mensagempor truta » terça jul 01, 2008 00:10

1 Hora para a Madeira??
Isso é só a viagem de avião, mais o tempo de chegar a Lisboa, mais 1 hora e 30 que é suposto estar no aeroporto antes da hora do vôo, mais o tempo de recolher as malas, mais o transfer até ao hotel, mais o tempo para levantar um carro alugado e mais a deslocação até à cache.

Quando fui para a Madeira saí de Setúbal por volta das 17 horas e cheguei ao Hotel às 22h45. Tivemos azar porque houve um acumular de atrasos, mas acontecem com alguma frequência e não é so com a TAP.
Tinha levado o mesmo tempo para chegar a Bragança...

Quanto aos custos não é assim tão linear. Com cerca de 150 euros vou e venho de carro a Bragança. Mesmo que vão só duas pessoas custa 75 euros por pessoa. O avião com as taxas custa mais do que isso. E é preciso somar a deslocação até ao aeroporto. Quem for do interior pode ter de se deslocar 200 ou 300 Km para chegar até um aeroporto. Finalmente terá de ser contabilizada a deslocação até à cache na Madeira que poderá passar pelo aluguer de um carro, o que é mais um custo.

Por outro lado, uma viagem a Bragança pode ser "rentabilizada" fazendo outras caches da Lusitani pelo caminho, o que reduz bastante o custo por cache...
Eu gostei muito da Madeira e hei-de lá voltar um dia, mas não será tão cedo porque é relativamente caro.
truta
Regular

Mensagempor Insano » terça jul 01, 2008 08:08

truta Escreveu:1 Hora para a Madeira??
Isso é só a viagem de avião, mais o tempo de chegar a Lisboa, mais 1 hora e 30 que é suposto estar no aeroporto antes da hora do vôo, mais o tempo de recolher as malas, mais o transfer até ao hotel, mais o tempo para levantar um carro alugado e mais a deslocação até à cache.

Quando fui para a Madeira saí de Setúbal por volta das 17 horas e cheguei ao Hotel às 22h45. Tivemos azar porque houve um acumular de atrasos, mas acontecem com alguma frequência e não é so com a TAP.
Tinha levado o mesmo tempo para chegar a Bragança...

Quanto aos custos não é assim tão linear. Com cerca de 150 euros vou e venho de carro a Bragança. Mesmo que vão só duas pessoas custa 75 euros por pessoa. O avião com as taxas custa mais do que isso. E é preciso somar a deslocação até ao aeroporto. Quem for do interior pode ter de se deslocar 200 ou 300 Km para chegar até um aeroporto. Finalmente terá de ser contabilizada a deslocação até à cache na Madeira que poderá passar pelo aluguer de um carro, o que é mais um custo.

Por outro lado, uma viagem a Bragança pode ser "rentabilizada" fazendo outras caches da Lusitani pelo caminho, o que reduz bastante o custo por cache...
Eu gostei muito da Madeira e hei-de lá voltar um dia, mas não será tão cedo porque é relativamente caro.

É por essas e por outras que o tio Alberto chula o dinheiro ao continente... :twisted: :twisted:

Se começarmos a discutir apenas o valor "combustível / per cache"... bem então, quase que ficavamos só com as "One for the Road", de um determinado indíviduo que anda por aí... :twisted:

Já para não falar que a Madeira e os Açores não têm só a Lusitani...

Os Arquipelagos são Portugal.

No espiríto desta cache, mais de 30 espalhadas por POrtugal.... não estou a ver bem, o espiríto economicista da coisa... a não ser o Walcarr, por casa do FTF... :twisted: :twisted: :twisted:
Insano
Regular

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça jul 01, 2008 08:46

Caros

Este assunto já foi discutido, re-discutido, tri-discutido, e por aí fora. Simplesmente é impossível fazer uma forma de agradar a todos!

A ideia da Lusitani é fazer uma cache múltipla que inclua o país todo. E o país todo é Continente, Açores e Madeira! Ou não? Vamos supor que excluímos os Açores porque é muito longe, caro, etc... Pela mesma razão também excluímos a Madeira. Mas também, pela mesmíssima razão, também temos que excluir todo o Portugal Continental! Não se estão a lembrar de quem mora na ilha do Faial! Já viram o que eles têm que penar para visitar a ilha de S. Miguel onde vai ficar a cache açoreana, o Continente e as 28 caches Lusitani que cá vão existir e ainda mais a cache da Madeira? Coitados dos habitantes do Faial!

Se vamos a excluir uma zona porque é difícil de lá chegar para alguns, então a Lusitani não tem qualquer sentido! Haverá sempre um sítio onde alguém terá muita dificuldade em chegar!

Não existem mesmo pertinho de nossa casa caches que provavelmente nunca faremos? Dou-vos um exemplo: "Escalada na Guia". Dista 15 km de minha casa, e tenho 99% de certeza que nunca lá irei.

Posso falar por mim próprio. Fui pela primeira vez à Madeira em 2003. Dificilmente lá voltarei! Então nunca irei terminar a Lusitani! E como eu estão a grande maioria dos geocachers portugueses e estrangeiros!

Se vamos ver por esse aspecto, a Lusitani não tem sentido.

Por tudo isso junto, fica como está. É uma cache múltipla, para TODO O PAÍS, composta por 30 caches uma em cada região estatística e uma cache final que será descoberta apenas por quem conseguir descobrir as primeiras 30. Eu sei que vai demorar muito tempo! É claro que vai! Mas temos à nossa frente toda a vida e mais seis meses! Ou não?

:lol: Havia de ser lindo se Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Índia, Macau e todas as restantes ainda fossem portuguesas... "Para terminar a Lusitani têm também que visitar a cache que existe em Goa" :lol:
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor MightyReek » terça jul 01, 2008 08:50

GeoDuplaP&F Escreveu: :lol: Havia de ser lindo se Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Índia, Macau e todas as restantes ainda fossem portuguesas... "Para terminar a Lusitani têm também que visitar a cache que existe em Goa" :lol:

Isso é que era uma coisa hilariante...
Agora vamos ao que interessa: Fazer uma poll para decidir os nomeados para uma poll para tentar adivinhar quem fará o FTF da Lusitani...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça jul 01, 2008 08:52

MightyReek Escreveu:Agora vamos ao que interessa: Fazer uma poll para decidir os nomeados para uma poll para tentar adivinhar quem fará o FTF da Lusitani...

Uma coisa podes tu ter a certeza: O primeiro a terminar a Lusitani merece um grande prémio especial! :lol: E os restantes que a terminarem também merecem prémios. :lol:

Uma regra que não se falou, mas que penso ter todo o sentido. Os autores de cada uma das caches parciais já têm um "Found" implícito na sua própria cache, é claro! Só terão que encontrar as restantes 29. :lol:
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor truta » terça jul 01, 2008 09:24

GeoDuplaP&F Escreveu: Se vamos a excluir uma zona porque é difícil de lá chegar para alguns, então a Lusitani não tem qualquer sentido! Haverá sempre um sítio onde alguém terá muita dificuldade em chegar!

O problema é que será dificil lá chegar para quase todos e não só para alguns. Dificultar o objectivo final pode fazer com as pessoas deixem de ir a algumas das 30 caches e que estas se tornem caches "banais". Era bom que uma fatia considerável daqueles que fazem uma cache da Lusitani fosse na perspectiva de ser mais uma até à final e não uma cache "solta".
Daí a sugestão de haver dois objectivos possíveis.

Insano Escreveu:No espiríto desta cache, mais de 30 espalhadas por POrtugal.... não estou a ver bem, o espiríto economicista da coisa...

Não se trata de espírito economicista, mas sim de não privar a maioria porque não podemos ignorar que o custo de fazer as 28 no continente é menor do que ir às duas ilhas. Por outro lado também é uma questão de oportunidade, quem foi a uma das ilhas recentemente não vai agora lá voltar e gastar dias de férias de propósito para fazer uma cache.

O espírito deve ser divulgar o País e em particular a sua história, mas convém que haja um incentivo e para mim seria o tal objectivo final alternativo mais simples.
truta
Regular

Mensagempor mrwho » terça jul 01, 2008 09:41

GeoDuplaP&F Escreveu:Mas temos à nossa frente toda a vida e mais seis meses!

O quê, esses seis meses é o tempo que o corpo demora a apodrecer? :D
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

AnteriorPróximo

Voltar para Novas Caches

Quem está ligado: