Pelo que percebi alguns modelos podem levar um acerto em 2 reóstatos e a potência de emissão passa para 3W (ILEGAL). Já agora acho que o record nacional está em 308 km (Sintra-Marão).



a norma dos PMRs limita a potencia em meio watt, e NADA na elctrónica incluída está preparada para suportar potencia de transmissao superior.
Os modelos que falas, são os Midland G7´s (dos quais sou proprietário) e que já foram desenhados para poderem trabalhar a 3W em situações excepcionais (fora dos países normalizados o nosso é, daí ser ilegal "kitá-los") no entanto a comutação de potencia é apenas fechando ou abrindo o contacto interno de configuração, nada de reostatos.
Mais ainda, acrescento o seguinte:
- A "Potencia " de recepção não existe, existe sim a sensibilidade e aí sim, a dimensão (e qualidade) da antena e do circuito de filtragem e amplificação, contam.
- A potencia de 500mW ou 3W é apenas e só de transmissão, nada mais.
- Os PMRs (500mW) em média não alcançam mais que 1 Km. em condiçoes muito excepcionais poderão chegar aos 5kms, mas é muito dificil.
- Os 3W reza-se por aí, que poderão chegar aos 25Kms.... qt a isso.. não acreditem em tudo o que lêem

(provávelmente nem no que eu escrevo

)
o máximo que consegui em condiçoes "desfavoráveis" foram 5 kms.
- Alcance entende-se por distancia que permita uma comunicação compreensível, ora a qualidade do audio é inversamente proporcional à distancia..por aí façam as contas. lá por conseguirem 3 kms n quer dizer q efectivamente entendam o q é transmitido.
Só para concluir, não aconselho os G7´s face ao preço que custam, não compensam.
