Existe em Portugal um belo ensaio para a Lusitani, que são as
7 Maravilhas de Portugal.
O objectivo para se conseguir logar o found nesta é visitar 7 caches (cada uma, numa das recém eleitas 7 Maravilhas de Portugal), sendo que 6 delas ficam num raio de 100 kilómetros de Lisboa.
Comparada com o objectivo da Lusitani é um autêntico passeio no recreio. Em 10 meses, ainda ninguém a logou tendo visitado as 7 caches necessárias.
Todos aqueles que a logaram (eu inclusivé), fomos arranjando as várias coordenadas intermédias em joint-venture com Geocachers locais que iam visitando as várias caches até chegarmos às de Lisboa. Não me orgulho disso, mas serve de consoloção o facto de já ter encontrado caches nos 7 monumentos em questão. Há inclusivé um log de found de um Geocacher, após ter encontrado a primeira cache, a de Guimarães...
Posto isto, creio que a questão de inclusão ou não das ilhas, não passa de uma falsa questão, pois estou convicto que o número de Geocachers a logar a cache final, tendo visitado as caches de todos os distritos será ínfimo, com ou sem ilhas. Até porque como já foi dito, uma viagem aos Açores é bastante mais económica que uma viagem a Bragança...
Parece-me mais gravoso alienar uma parte do nosso território em favor de um facilitismo, quase a tanger o "orgulhosamente sós".
Que pensará um Açoreano ou um Madeirense ao ler este tópico? Não estaremos nós a considerá-lo um cidadão de segunda? Não será mais inacessível para eles terem que vir ao continente logar uma vintena de caches, do que nós irmos às ilhas?
Esta cache, tal como todas as outras, vale pelo que vale, e ninguém precisará de a logar para se afirmar...
Pessoalmente, caso venha a ser publicada, tentarei logá-la (com ou sem ilhas), assim como todas as outras, mas não me parece correcto fazer uma cache representativa de todas as regiões de Portugal, deixando de fora, a Madeira e os Açores...