• Anúncios

Lusitani, Uma Cache Portuguesa Com Certeza

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

Qual o melhor desenho para a cache Lusitani?

Votação encerrada em quinta jun 19, 2008 12:10

Alpha_Paço
4
14%
Lima_Paço
5
17%
Mr Who (1)
7
24%
Mr Who (2)
13
45%

Total de votos : 29

Mensagempor mrwho » quarta jun 04, 2008 15:52

A decisão final, seja ela qual for, terá o meu aval.

Afinal de contas, quem publica uma cache não tem a obrigação de pedir a opinião de ninguém. Se a GeoDupla se deu ao trabalho de nos pedir a opinião, só por isso devemos ficar contentes. Óbviamente que não é possível agradar a gregos e a troianos. :)

Pela nossa parte, tentaremos encontrar o máximo de caches que nos fôr possível. Quem sabe, pode ser que daqui por uns 2 ou 3 anos, se as caches ainda existirem, a gente consiga ir aos arquipelagos e caçar as ditas (só espero que não dê em DNF, fico logo frustrado! :twisted: )

Vamos nessa! :D
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

Mensagempor prodrive » quarta jun 04, 2008 16:07

Existe em Portugal um belo ensaio para a Lusitani, que são as 7 Maravilhas de Portugal.
O objectivo para se conseguir logar o found nesta é visitar 7 caches (cada uma, numa das recém eleitas 7 Maravilhas de Portugal), sendo que 6 delas ficam num raio de 100 kilómetros de Lisboa.
Comparada com o objectivo da Lusitani é um autêntico passeio no recreio. Em 10 meses, ainda ninguém a logou tendo visitado as 7 caches necessárias.

Todos aqueles que a logaram (eu inclusivé), fomos arranjando as várias coordenadas intermédias em joint-venture com Geocachers locais que iam visitando as várias caches até chegarmos às de Lisboa. Não me orgulho disso, mas serve de consoloção o facto de já ter encontrado caches nos 7 monumentos em questão. Há inclusivé um log de found de um Geocacher, após ter encontrado a primeira cache, a de Guimarães...

Posto isto, creio que a questão de inclusão ou não das ilhas, não passa de uma falsa questão, pois estou convicto que o número de Geocachers a logar a cache final, tendo visitado as caches de todos os distritos será ínfimo, com ou sem ilhas. Até porque como já foi dito, uma viagem aos Açores é bastante mais económica que uma viagem a Bragança...

Parece-me mais gravoso alienar uma parte do nosso território em favor de um facilitismo, quase a tanger o "orgulhosamente sós".

Que pensará um Açoreano ou um Madeirense ao ler este tópico? Não estaremos nós a considerá-lo um cidadão de segunda? Não será mais inacessível para eles terem que vir ao continente logar uma vintena de caches, do que nós irmos às ilhas?

Esta cache, tal como todas as outras, vale pelo que vale, e ninguém precisará de a logar para se afirmar...

Pessoalmente, caso venha a ser publicada, tentarei logá-la (com ou sem ilhas), assim como todas as outras, mas não me parece correcto fazer uma cache representativa de todas as regiões de Portugal, deixando de fora, a Madeira e os Açores...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor allien » quarta jun 04, 2008 16:10

mrwho Escreveu:A decisão final, seja ela qual for, terá o meu aval.
Afinal de contas, quem publica uma cache não tem a obrigação de pedir a opinião de ninguém. Se a GeoDupla se deu ao trabalho de nos pedir a opinião, só por isso devemos ficar contentes. Óbviamente que não é possível agradar a gregos e a troianos. :):D

Tens toda a razão. Deverá ser o "owner" a estabelecer os princípos que irão reger o "desafio". É realmente difícil agradar a todos.
Já agora permitam que reproduza o diálogo, não fidedigno, com o primeiro geocacher que tive oportunidade de conhecer:
Opino eu:
-a cache mais engraçada que já conheci foi a "tal".
Resposta:
-eu gostei da "six feet under".
Continuando com a conversa digo:
Pois, mas essa para mim é estreita!!
E ele, olhando para mim, concordando:
-Pois!!!!!!!!!!!
A realidade é esta: - Isto só é complicado para quem anda aqui pelos números. Para mim?!?! não só não perdi a esperança de ir à "six..." como a uma outra ao largo dos Açores.
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jun 04, 2008 16:25

Agradeço as vossas opiniões, e parece-me que o consenso é geral, Açores e Madeira fazem parte de Portugal e por isso também serão incluídos. (Havia de ser lindo se Angola, Moçambique, Índia, Macau... e etc, ainda fossem portuguesas... :lol: )

Aliás já comecei a criar a página final e a definir todos os pormenores. O enigma final já está pronto. Vende-se bem! :lol:

Provavelmente a final será publicada primeiro, para fazer a devida divulgação e para que cada um possa ir descobrindo os diversos pontos ao sua próprio ritmo e quando lhe apetecer, à medida que forem aparecendo.

Comparando com a das "7 Maravilhas", nesta não haverá qualquer ordem necessária. Cada um pode descobrir as que entender e pela ordem que quiser.

Boa sorte a todos! :lol:
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mais lenha para a fogueira...

Mensagempor Silvana » quarta jun 04, 2008 16:40

Eu sou a favor de uma cache lusitania mas temos de ter em consideração os seguintes factores:
1) Uma cache por concelho ou por distrito? Sendo por distrito convem escolher o concelho mais representativo, ou em alternativa, se o critério forem as lendas, talvez a mais conhecida e associada ao concelho em questão.
2) Sendo assim, todos os distritos participariam inclusivé, as ilhas.
3) Relativamente á cache final, e para não ferir susceptibilidades ou irmandades ou seja lá o que for.... Sugiro que alguém exterior, coloque a cache final!
Sugeria eventualmente alguém das ilhas ou da team que está agora de regresso á Alemanha ou o Garri ou qualquer outra pessoa que se disponibilize para esse efeito. Ficando assim salvaguardado o local da cache final.
4) Estas são apenas meras sugestões!
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor prodrive » quarta jun 04, 2008 16:45

Eu posso colocar 8)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: Mais lenha para a fogueira...

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jun 04, 2008 16:57

Silvana Escreveu:3) Relativamente á cache final, e para não ferir susceptibilidades ou irmandades ou seja lá o que for.... Sugiro que alguém exterior, coloque a cache final!
Sugeria eventualmente alguém das ilhas ou da team que está agora de regresso á Alemanha ou o Garri ou qualquer outra pessoa que se disponibilize para esse efeito. Ficando assim salvaguardado o local da cache final.

Porquê? Essa não entendi. :?

Silvana Escreveu:Uma cache por concelho ou por distrito

Lembra-te que em Portugal existem 308 concelhos...

E... "alguém exterior"... "das ilhas"... não vamos voltar ao mesmo de excluir as ilhas de Portugal, pois não? :?
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor SUp3rFM » quarta jun 04, 2008 18:01

Os founds são para ser reclamados por quem pode. Não por todos. É impossível criar uma cache acessível para todos (incluam as pessoas com necessidades especiais).

Logo, se a cache está a 800km da minha casa, o problema é meu, caso me apeteça ir atrás dela.

Tal como a Tremelgo e outras. Ninguém é obrigado a procurar uma cache. Se o decidir fazer, vai ter que fazer algo (Por algo entenda-se, ou andar uns metros ou percorrer uns kilómetros).

É aconselhável, no meio disto tudo, que o owner se mentalize para os poucos founds na cache final. Quanto ao resto, faz parte. :)
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jun 04, 2008 18:27

SUp3rFM Escreveu:É aconselhável, no meio disto tudo, que o owner se mentalize para os poucos founds na cache final. Quanto ao resto, faz parte. :)

Poucos? :? Porquê? Vai haver algum? :? Acho que vamos criar um prémio especial de 50.000 euros para o primeiro a conseguir encontrá-la. :lol:
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor mrwho » quarta jun 04, 2008 18:32

Com um prémio desses, já compensa procurar a gaja, nem que seja nos estates! :D
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

Mensagempor MAntunes » quarta jun 04, 2008 18:51

Mas a cache sai ou não sai?!
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jun 04, 2008 19:00

MAntunes Escreveu:Mas a cache sai ou não sai?!

Já escrevi mais acima que está a caminho! :lol:
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor MightyReek » quarta jun 04, 2008 19:18

Já falaste com o Garri relativamente a isso?
Lembra-te que na data da publicação a cache deve estar pronta para ser procurada e encontrada... Sem as "filhas" publicadas será que ela a vai publicar?
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jun 04, 2008 19:25

MightyReek Escreveu:Já falaste com o Garri relativamente a isso?
Lembra-te que na data da publicação a cache deve estar pronta para ser procurada e encontrada... Sem as "filhas" publicadas será que ela a vai publicar?

Não, ainda não falei. Estou a preparar as coisas e depois contacto-o.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor clcortez » quarta jun 04, 2008 20:03

Quando comecei a ver o desenrrolar deste tópico lembrei-me da cache das 7 maravilhas que, pasme-se, foi encontrada sem terem encontrado a totalidade das restantes como era pedido.

Como pode ser legítimo e aceitável para um geocacher que percorre distâncias consideráveis para realizar o que está pedido numa cache para depois encontrar uma cache final que lhe dá direito a um found quando se depara com founds de outros geocachers que não o fizeram? já pensaram em como esse geocacher assa isso injusto? Foi certamente o que aconteceu com a maioria quando apareceram os founds na cache das 7 maravilhas e será o que vai acontecer nesta cache se fôr para a frente. Vão aparecer founds de geocachers que partilharam soluções para chegar à cache final sem terem feito a totalidade do que era pedido.

Espero que a ir para a frente essas situações sejam salvaguardadas e que o owner não as aceite. Mais: que não compactue delas.

Acho que não vale a pena estar desde já a fazer planos de visitar esta cache assim como todas as quase 3000. Não façamos desta nossa actividade uma corrida. Não sectorizemos o território nem as regiões, se é Portugal, é Portugal, seja no Corvo ou em Olivenza. Se aparecer uma cache e nós não a pudermos visitar, paciência. Pode ser que um dia cheguemos lá. Mesmo que a cache já lá não esteje (mesmo depois de arquivada o local continua lá, a pagina da cache também). Afinal de contas o que interessa não é o local? Não é a aventura da caçada? Não é a experiência? Não é conhecer locais que de outra maneira não conheceríamos se não fosse o Geocaching?

Cláudio Cortez
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

AnteriorPróximo

Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante