Moderador: Moderadores
Bargao_Henriques Escreveu:ajsa Escreveu:<a href="http://maps.google.com/maps?q= 37° 58.555'N 7° 17.650'W&z=17">Aqui</a>
Também se pode chamar Serra de Ficalho.
Tenho há muito um projecto para aqui meter uma cache, mas como não tenho carrito para lá subir ainda não ganhei coragem para o fazer a pé.
Também a conhecia como Serra de Ficalho. Uma cache lá no alto ficava-lhe a matar
clcortez Escreveu:Bargao_Henriques Escreveu:ajsa Escreveu:<a href="http://maps.google.com/maps?q= 37° 58.555'N 7° 17.650'W&z=17">Aqui</a>
Também se pode chamar Serra de Ficalho.
Tenho há muito um projecto para aqui meter uma cache, mas como não tenho carrito para lá subir ainda não ganhei coragem para o fazer a pé.
Também a conhecia como Serra de Ficalho. Uma cache lá no alto ficava-lhe a matar
Não é nada que eu não tivesse já em mente há anos (desde a Noudar)
AJSA, havemos de falar nisso!;)
Cláudio Cortez
ajsa Escreveu:
Durante os períodos de glaciações as calotes glaciares ficam cheias de gelo e aí o nível das águas do mar baixa!!!! Chama-se a esse fenómeno em relação à descida do nível do mar uma Regressão. O oposto quando se dá o degelo das calotes o mar galga para cima dos continentes e sobe o seu nível - é Transgressão!
Mas nos períodos inter glaciares como foram os que se fazem sentir no Pulo do Lobo o mar ao descer vai provocar um encaixe nos leitos dos rios para reequilibrar o chamado perfil de equilíbrio do rio, ou seja, ficar a umas cotas mais próximas do nível médio das águas do mar. O desnível do Pulo do Lobo formou-se durante a Regressão marinha que ocorreu na fase glaciar Würm, desde então o rio procura desesperadamente estabilizar, numa cota dita aceitável, o seu leito.
Neste caso foi mais uma vez uma falha (a falha sul de Ribeira de Limas) que põe em contacto duas litologias que parecem iguais mas que não são!!!! Uma mais branda e macia que está a Sul e que já foi toda entalhada, e outra a norte a Unidade de Ribª de Limas que é mais rija por causa de uns quartzitos mais duros e de ter mais quartzo de exsudação
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante