• Anúncios

Onde fica? [Google Earth - Só Portugal]

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Mensagempor Bargao_Henriques » terça mai 20, 2008 13:50

ajsa Escreveu:Quando via a imagem pela primeira vez, jurava a pés juntos que era a serra de Ficalho (eu trato-a assim) mas como disses-te a dica do mármore estragas-te tudo.

Não fazia ideia disso, mas agora lembro-me de ver uma pedreira do lado esquerdo quem vem de sobral para ficalho.

Sim, a pedreira está ali bem perto da estrada.
Não tenho conhecimento de como tem andado, mas há uns anos atrás laborava ocasionalemnte apenas para fazer face às encomendas, que não eram muitas.

ajsa Escreveu:Passo muitas vez junto a esta serra para ir encher o depósito ao Rosal a 1.07 € de Gasolina sem chumbo e comprar garrafas de gás 13 Kg a 10,00 € a garrafa.

Roam-se de inveja!!!!

Olha que realmente... :(
Bargao_Henriques
Large

Registado: quinta set 25, 2003 22:38

Mensagempor ajsa » terça mai 20, 2008 13:59

Imagem

Cá está esta muito fácil, só que não quero uma resposta tipo é o vale do não sei quantos....

Quero o seu nome correcto! Bargão esta é especial para ti. Mostra à malta o que sabes do assunto ;) para ficarmos de boca aberta.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Bargao_Henriques » terça mai 20, 2008 14:01

A imagem ainda não acabou de carregar, mas é o Pulo do Lobo, no Guadiana, na zona de Mértola.
O MAntunes tem lá uma cache que ainda tive o prazer de visitar.
Bargao_Henriques
Large

Mensagempor ajsa » terça mai 20, 2008 14:02

Pois isso sei eu. :wink:
Mas não é só o Pulo do Lobo que está visivel, é algo muito mais importante que isso.

É algo que surgiu no periodo intermédio de glaciação do Holocénico.
ajsa
Extra Large

Mensagempor alieri » terça mai 20, 2008 14:04

Vale do Guadiana?
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor ajsa » terça mai 20, 2008 14:06

É algo provocado pela regressão do oceano Würm
ajsa
Extra Large

Mensagempor Bargao_Henriques » terça mai 20, 2008 14:06

ajsa Escreveu:Pois isso sei eu. :wink:
Mas não é só o Pulo do Lobo que está visivel, é algo muito mais importante que isso.

É algo que surgiu no periodo intermédio de glaciação do Holocénico.

Assim já me lixas! Não conheço pessoalmente a zona, por isso está a escapar-me o que queres concretamente...
Bargao_Henriques
Large

Mensagempor ajsa » terça mai 20, 2008 14:11

Corredoura do Guadiana! ;)

Deixa lá que isto ainda são informações fresquinhas dadas por um colega nosso (geocaching) e um colega teu (profissão)
ajsa
Extra Large

Mensagempor Bargao_Henriques » terça mai 20, 2008 14:14

ajsa Escreveu:Corredoura do Guadiana! ;)

Deixa lá que isto ainda são informações fresquinhas dadas por um colega nosso (geocaching) e um colega teu (profissão)

Não, agora não te largo!

Explica lá isso "por miúdos". O que é a Corredoura do guadiana?
Referes-te à cascata do Pulo do Lobo? Não me vais dizer que é uma arriba fóssil, pois não? :?
Bargao_Henriques
Large

Mensagempor ajsa » terça mai 20, 2008 14:15

Bargão é a tua vez! :)
Mais logo venho ver io andamento da coisa.
Tenho de regressar ao trabalho, acabou o intervalo ;)
São os senão de estar na capital!
ajsa
Extra Large

Mensagempor ajsa » terça mai 20, 2008 14:19

Bargao_Henriques Escreveu:

Não, agora não te largo!

Referes-te à cascata do Pulo do Lobo? Não me vais dizer que é uma arriba fóssil, pois não? :?

Durante os períodos de glaciações as calotes glaciares ficam cheias de gelo e aí o nível das águas do mar baixa!!!! Chama-se a esse fenómeno em relação à descida do nível do mar uma Regressão. O oposto quando se dá o degelo das calotes o mar galga para cima dos continentes e sobe o seu nível - é Transgressão!

Mas nos períodos inter glaciares como foram os que se fazem sentir no Pulo do Lobo o mar ao descer vai provocar um encaixe nos leitos dos rios para reequilibrar o chamado perfil de equilíbrio do rio, ou seja, ficar a umas cotas mais próximas do nível médio das águas do mar. O desnível do Pulo do Lobo formou-se durante a Regressão marinha que ocorreu na fase glaciar Würm, desde então o rio procura desesperadamente estabilizar, numa cota dita aceitável, o seu leito.

Neste caso foi mais uma vez uma falha (a falha sul de Ribeira de Limas) que põe em contacto duas litologias que parecem iguais mas que não são!!!! Uma mais branda e macia que está a Sul e que já foi toda entalhada, e outra a norte a Unidade de Ribª de Limas que é mais rija por causa de uns quartzitos mais duros e de ter mais quartzo de exsudação
ajsa
Extra Large

Mensagempor Bargao_Henriques » terça mai 20, 2008 14:22

ajsa Escreveu:
Bargao_Henriques Escreveu:

Não, agora não te largo!

Durante os períodos de glaciações as calotes glaciares ficam cheias de gelo e aí o nível das águas do mar baixa!!!! Chama-se a esse fenómeno em relação à descida do nível do mar uma Regressão. O oposto quando se dá o degelo das calotes o mar galga para cima dos continentes e sobe o seu nível - é Transgressão!

Mas nos períodos inter glaciares como foram os que se fazem sentir no Pulo do Lobo o mar ao descer vai provocar um encaixe nos leitos dos rios para reequilibrar o chamado perfil de equilíbrio do rio, ou seja, ficar a umas cotas mais próximas do nível médio das águas do mar. O desnível do Pulo do Lobo formou-se durante a Regressão marinha que ocorreu na fase glaciar Würm, desde então o rio procura desesperadamente estabilizar, numa cota dita aceitável, o seu leito.

Neste caso foi mais uma vez uma falha (a falha sul de Ribeira de Limas) que põe em contacto duas litologias que parecem iguais mas que não são!!!! Uma mais branda e macia que está a Sul e que já foi toda entalhada, e outra a norte a Unidade de Ribª de Limas que é mais rija por causa de uns quartzitos mais duros e de ter mais quartzo de exsudação

"Comprendi-te" :wink:
Bargao_Henriques
Large

Mensagempor ajsa » terça mai 20, 2008 14:26

Eu estou a preparar uma EarthCache para este local que é magnifico sob o aspecto visual (paisagem belíssima) e agora com a fantástica colaboração de um colega nosso ainda mais o aprecio.

Esperem pela chegada da "Corredoura do Guadiana" :)
ajsa
Extra Large

Mensagempor Bargao_Henriques » terça mai 20, 2008 14:29

ajsa Escreveu:Eu estou a preparar uma EarthCache para este local que é magnifico sob o aspecto visual (paisagem belíssima) e agora com a fantástica colaboração de um colega nosso ainda mais o aprecio.

Esperem pela chegada da "Corredoura do Guadiana" :)

Ansiosamente! :wink:
Bargao_Henriques
Large

Mensagempor Bargao_Henriques » terça mai 20, 2008 14:32

Ora então aqui vai mais uma!
Existe uma cache na imagem, mas tem um pequeno truque :wink:
É muito fácil para os que já lá foram, mas não tanto para os restantes...

Imagem
Bargao_Henriques
Large

AnteriorPróximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes