por mca » quarta abr 26, 2006 23:44
Malta
Brincadeiras à parte e depois de ler todas as notes e o arquivamento da cache em causa, achei por bem deixar aqui a minha opinião sobre esta matéria, e, reforço, trata-se tão somente e APENAS da minha modesta opinião:
- a existência de uma cache é sempre positiva, seja pelo local, pelo motivo da cache, pelo simbolismo histórico, pelo significado que possa ter para quem a coloca, pela aventura que possa proporcionar a quem a procura, etc etc
- nesse sentido esta cache tinha um objectivo ´saudável´ que era ser o ponto de acolhimento/destino de um pequeno carrinho supostamente deixado numa cache no outro lado do mundo
- o facto de uma pessoa não ter experiência na procura de caches ou não ter GPS não me parece muito relevante para poder ou não entrar no geocaching ou para dever ou não colocar uma cache, embora compreenda que o facto de procurar umas quantas antes ajude a evitar ´erros de principiante´ que possam de alguma forma estragar uma cache que de outra forma seria melhor. haja ou não regras escritas a este respeito nos regulamentos do geocaching, não me parece um argumento razoável e democrático, acho que o jogo é aberto a todos quantos queiram participar ´sem estragar´
- aquilo que a meu ver se andou a discutir não é a questão fundamental. andou-se a discutir a legitimidade do pedido de arquivamento da cache baseada na cache propriamente dita ou no autor. ora a meu ver a cache é do autor, e interessa a quem interessar, quem não interessar não é obrigado a ir lá. o autor como disse no ponto anterior tem tanto direito de ser geocacher como qualquer um de nós. o que interessava ter discutido mais era a situação que se gerou numa das primeiras tentativas de encontrar a cache, em que dois geocacher foram colocados numa situação no mínimo delicada, em que o autor da cache não demonstrou qualquer tipo de sensatez na sua postura de assistir a tudo sem se oferecer para esclarecer as coisas junto da polícia, etc, ou seja, é condenável é a atitude do autor perante esta situação, e é condenável que depois de se saber que a polícia não aconselhou à manutenção da cache naquele local pelos motivos que nós conhecemos, que ela não tenha sido movida para outro local.
- resumindo, foi a situação perigosa e delicada que se gerou que provocou os pedidos de arquivamento, a meu ver, sensatos
- o autor podia e devia (na minha humilde opinião) ter-se oferecido para esclarecer as coisas na hora, ter mudado a cache para um local diferente onde esse risco fosse menor ou mesmo inexistente, e não ter reagido de forma infantil a dizer que os outros são todos uns preconceituosos; de facto houve uma situação potencialmente perigosa que poderia ter tido consequências mais graves, e a situação poder-se-ia voltar a repetir, conforme explicado pela polícia!
- apenas para exemplificar uma questão de desactivar ou arquivar uma cache por falta de segurança, relembro que tenho uma cache desactivada há vários meses pois nas suas imediações começaram a ser encontradas, a partir de certa altura, seringas e afins... é claro que quando a coloquei não existia nada disso, e durante mais de um ano foi uma das caches mais visitadas do país... mas até ao momento ainda não consegui encontrar um sítio melhor, e enquanto não houver condições naquele local, não vou reactivar a cache, com muita pena minha....
MCA