• Anúncios

Ser ou não ser ACÉFALO? That is the question!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Ser ou não ser ACÉFALO? That is the question!

Mensagempor danieloliveira » segunda abr 24, 2006 19:47

Quote:
.... prove ser capaz de armar um pelotão acéfalo de linchamento e uma verdadeira caça às bruxas tem que ser uma grande e infinitamente pedagógica cache; tem que ser, só pode ser, das mais úteis e significativas que já se puseram em Portugal.


Pois bem, por falar em palavras caras, lá tive eu que recorrer ao meu Franciso Torrinha onde o significado de acéfalo está citado como:
Quote:
adj. que não tem cabeça; sem chefe; idiota, S. m. Pl. Diz-se de certa classe de moluscos


Agora pergunto.....Isto tem alguma coisa a ver com o evento da festa do marisco de que já tanto se badala por aí?
If you really must know, then click below:
http://img.geocaching.com/stats/img.asp ... 93eae3ea8f
Avatar do Utilizador
danieloliveira
Large
 
Mensagens: 1201
Registado: sexta dez 26, 2003 09:12
Localização: Alpha Centauri

Re: Ser ou não ser ACÉFALO? That is the question!

Mensagempor btrodrigues » segunda abr 24, 2006 20:04

vê lá se queres levar com um polvo, tu :)
--
BR
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Re: Ser ou não ser ACÉFALO? That is the question!

Mensagempor GlorfindelPT » segunda abr 24, 2006 20:09

Espero na dita festa do marisco decapitar muito belo camarão e gamba que me apareça à frente... como se diz no Norte... até os comemos, carago! :D

P.S.: Camarões marcham bem é assim... acéfalos...
GlorfindelPT
Small
 
Mensagens: 128
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: Ser ou não ser ACÉFALO? That is the question!

Mensagempor HDV » segunda abr 24, 2006 22:29

Boa Noite Daniel,

Embora me pareça imerecida, tenho a agradecer-lhe a atenção votada a esse excerto. Devo no entanto esclarecer que andou à procura de ajuda no local errado; a origem dos primeiros estudos sobre a Multidão e as vicissitudes do seu comportamento não deve ser procurada, desgarrada, num dicionário genérico da língua portuguesa mas na fonte original, onde nos inspirámos >>aqui<< .

Cumprimentos
& Boas Leituras!
HDV


PS: De outro modo, e em sentido genérico, um «pelotão acéfalo» é um pelotão «sem cabeça; sem chefe ou guia», conforme também se pode consultar por ex. aqui .
HDV
Micro
 
Mensagens: 70
Registado: quarta mar 23, 2005 05:41

Re: Ser ou não ser ACÉFALO? That is the question!

Mensagempor mca » quarta abr 26, 2006 23:44

Malta

Brincadeiras à parte e depois de ler todas as notes e o arquivamento da cache em causa, achei por bem deixar aqui a minha opinião sobre esta matéria, e, reforço, trata-se tão somente e APENAS da minha modesta opinião:

- a existência de uma cache é sempre positiva, seja pelo local, pelo motivo da cache, pelo simbolismo histórico, pelo significado que possa ter para quem a coloca, pela aventura que possa proporcionar a quem a procura, etc etc

- nesse sentido esta cache tinha um objectivo ´saudável´ que era ser o ponto de acolhimento/destino de um pequeno carrinho supostamente deixado numa cache no outro lado do mundo

- o facto de uma pessoa não ter experiência na procura de caches ou não ter GPS não me parece muito relevante para poder ou não entrar no geocaching ou para dever ou não colocar uma cache, embora compreenda que o facto de procurar umas quantas antes ajude a evitar ´erros de principiante´ que possam de alguma forma estragar uma cache que de outra forma seria melhor. haja ou não regras escritas a este respeito nos regulamentos do geocaching, não me parece um argumento razoável e democrático, acho que o jogo é aberto a todos quantos queiram participar ´sem estragar´

- aquilo que a meu ver se andou a discutir não é a questão fundamental. andou-se a discutir a legitimidade do pedido de arquivamento da cache baseada na cache propriamente dita ou no autor. ora a meu ver a cache é do autor, e interessa a quem interessar, quem não interessar não é obrigado a ir lá. o autor como disse no ponto anterior tem tanto direito de ser geocacher como qualquer um de nós. o que interessava ter discutido mais era a situação que se gerou numa das primeiras tentativas de encontrar a cache, em que dois geocacher foram colocados numa situação no mínimo delicada, em que o autor da cache não demonstrou qualquer tipo de sensatez na sua postura de assistir a tudo sem se oferecer para esclarecer as coisas junto da polícia, etc, ou seja, é condenável é a atitude do autor perante esta situação, e é condenável que depois de se saber que a polícia não aconselhou à manutenção da cache naquele local pelos motivos que nós conhecemos, que ela não tenha sido movida para outro local.

- resumindo, foi a situação perigosa e delicada que se gerou que provocou os pedidos de arquivamento, a meu ver, sensatos

- o autor podia e devia (na minha humilde opinião) ter-se oferecido para esclarecer as coisas na hora, ter mudado a cache para um local diferente onde esse risco fosse menor ou mesmo inexistente, e não ter reagido de forma infantil a dizer que os outros são todos uns preconceituosos; de facto houve uma situação potencialmente perigosa que poderia ter tido consequências mais graves, e a situação poder-se-ia voltar a repetir, conforme explicado pela polícia!

- apenas para exemplificar uma questão de desactivar ou arquivar uma cache por falta de segurança, relembro que tenho uma cache desactivada há vários meses pois nas suas imediações começaram a ser encontradas, a partir de certa altura, seringas e afins... é claro que quando a coloquei não existia nada disso, e durante mais de um ano foi uma das caches mais visitadas do país... mas até ao momento ainda não consegui encontrar um sítio melhor, e enquanto não houver condições naquele local, não vou reactivar a cache, com muita pena minha....

MCA
mca
Small
 
Mensagens: 136
Registado: terça dez 16, 2003 22:55

Re: Ser ou não ser ACÉFALO? That is the question!

Mensagempor SUp3rFM » quinta abr 27, 2006 00:03

Só algumas notas soltas sobre este assunto:

- Coloquei uma nota a pedir o arquivamento, a pensar justamente em geocachers incautos que poderiam lá ir e algo mais chato (ainda mais chato que serem interpelados e revistados pela PSP) poderia acontecer.

- Se o owner fosse alguém com mais experiência, com mais caches encontradas e outras tantas escondidas, faria exactamente o mesmo.

- Ninguém está a avaliar a cache pelas condições sócio-económicas que a rodeiam.

- Quem não tem GPS, não pode praticar geocaching (segundo informações do Garri, assim foi decidido em Fevereiro pela Groundspeak).

- Se por acaso, a coisa desse para o torto quando a PSP lá foi, estaríamos a discutir exactamente o quê? O facto desta cache ainda estar activa?

- Se por acaso, algo vos tivesse acontecido, manteriam a mesma opinião?

- Eu nem gosto assim tanto de peixe...
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Re: Ser ou não ser ACÉFALO? That is the question!

Mensagempor vsergio » quinta abr 27, 2006 16:00

Olhem, mesmo que não fosse arquivada, pelo menos os futuros potenciais visitantes tinham já uns belos avisos.

Acho que foi positivo o debate de ideias, se bem que, acharia muito mais engraçado ter sido tudo discutido num encontro qq, tipo uma almoçarada ou jantarada ou caçada... Pois assim concerteza não teriam surgido situações de ataque verbal tão fortes, e a malta teria-se entendido melhor, tornando-se  ainda mais unida, que acho é sempre importante e bonito.

Abraços
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço


Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante