• Anúncios

A primeira TugaCache TC00A01 - Uma Aventura na Lagoa II

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

A primeira TugaCache TC00A01 - Uma Aventura na Lagoa II

Mensagempor MightyReek » segunda abr 21, 2008 21:19

A maior parte deve estar a par da situação da cache GC184R6 – Uma Aventura na Lagoa II b do MAntunes:
Foi arquivada devido a um mal entendido com o dono de um terreno que servia de acesso.
A Groundspeak arquivou a cache e exige autorização do dono do terreno para a voltar a activar.
O terreno não é de acesso interdito, o proprietário provavelmente é o Estado (embora possa estar concessionado a um particular) e o MAntunes tem a intenção de alterar o acesso recomendado. Mesmo assim a Groundspeak é clara e nada feito.
Com isto chegamos a um impasse; nem se consegue contactar o responsável pelo terreno nem a cache é desarquivada.

Isto que vou escrever a seguir às vezes parece-me boa ideia e outras vezes parece-me escusado e abusado, por isso resolvi escrever tudo quando me parece boa ideia e colocar aqui para que leiam e digam a vossa opinião.

Pensei que talvez se pudesse fazer uma cache secreta, restrita, uma coisa só nossa.
Teria que se remover todas as referências à Groundspeak do recipiente e preparar a página da cache e disponibilizar unicamente em PDF a esta comunidade.
A Groundspeak não teria nada com isso pois não seria uma geocache mas sim uma "tugacache" e nós continuaríamos a ter uma boa cache para visitar. Obviamente essa cache não iria constar das estatísticas (do geocaching.com), serviria até para mostrar que não se corre exclusivamente atrás dos números.
Os logs online poderiam ter uma thread própria no fórum.

Isto foi o que me lembrei. Ideias que vão e vêm.
Crucifiquem-me ou ignorem-me, mas pensem no assunto. Quem sabe se um dia teremos mais caches neste tipo de situação e que seria uma pena remover unicamente devido a algum mal-entendido burocrático complicado ou impossível de resolver.

Sei que seria possível levar isto para a frente.
Se fosse para a frente poderia formar-se uma comissão para averiguar as condições reais no terreno, se a situação é realmente a relatada, etc... Enfim, uma Comissão de Revisão de Caches no terreno; um "Garri" que visitasse as caches antes de as aprovar ou que pedisse a pessoas diferentes um relatório das impressões da visita. Etc, etc, etc...

Acho que me excedi... Desculpem o incómodo.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor SUp3rFM » segunda abr 21, 2008 21:51

Portanto, um "listing service" alternativo ao geocaching.com.

Claro que é possível. Com maior ou menor dificuldade. Já existem n exemplos assim, desde o Navicache aos Opencaching, entre outros: http://en.wikipedia.org/wiki/Geocaching ... ting_sites

A ideia pode até ser engraçada. Embora, tal como se tem visto com os outros exemplos, a amplitude seja muito mais pequena.

Se a génese deste serviço alternativo for este ou um outro caso semelhante, para mim é uma ideia a esquecer. Aliás, se for para isso mesmo, em vez de "Tugacache" recomendo o nome "Desenrasco-geocaching-pt", um tributo à nossa forma de estar de dar a volta às coisas. :-)

Em relação ao caso referido, tenho a minha opinião. Havendo dúvidas, não arrisco. O terreno pode até ser do Estado, de acesso público, etc. No entanto, se isso não evitar uma chatice que pode ser mais ou menos complicada, é para esquecer.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor prodrive » segunda abr 21, 2008 22:25

Se não conta como Found esquece lá isso. IT'S ALL ABOUT THE NUMBERS!!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor vsergio » segunda abr 21, 2008 22:27

Isto parece-me aquela cena de reinventar a roda, ou assim.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor lopesco » segunda abr 21, 2008 22:51

Mas a Groundspeak não muda de ideia mesmo?

Mesmo com uma conversinha?

Ou é preciso ir lá com um pau de marmeleiro?
Imagem
lopesco
Extra Large

Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51

Mensagempor MAntunes » segunda abr 21, 2008 23:19

A culpa também é minha na confusão gerada. Por isso compreendo a posição da GroundSpeak e já desisti da cache - devo até removê-la assim que por lá passar se o contacto que o MightyReek ia fazer não der resultado.

Quando eu coloquei a cache em Dezembro/07, pareceu-me que aquela nova construção seria para um espaço público, comercial, tipo Turismo de Habitação, e pensei que se poderia passar por ali a pé.

Errei. Devia ter escolhido outro local para se passar e não devia ter tirado fotos.

Como disse na cache, obtive o nr. de telefone do dono, telefonei-lhe a pedir desculpa e a explicar porque fiz o que fiz e a conversa até acabou bem (ou pelo menos pareceu) tendo ficado combinado que ele enviaria mail à GS a dizer que não havia problema porque afinal o local exacto da cache não é propriedade dele e porque eu iria alterar a descrição da cache para não se passar pela propriedade dele.

O problema é que a GS só desarquiva a cache se eu obtiver autorização do dono actual do local onde a cache está. Como não se sabe quem é o dono e não estou para lidar com um organismo público a tentar saber quem é ou, caso seja o Estado, a tentar obter autorização para a cache lá ficar, tive que desistir.

Quanto à lista de caches 'nossa', penso que não é boa ideia. Poderia haver algum entusiasmo inicial mas acabaria por seguir o caminho de tantas outras com alguma estrutura até por detrás. É a minha opinião.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor t@ndre » terça abr 22, 2008 08:51

MAntunes Escreveu:Quanto à lista de caches 'nossa', penso que não é boa ideia. Poderia haver algum entusiasmo inicial mas acabaria por seguir o caminho de tantas outras com alguma estrutura até por detrás. É a minha opinião.

concordo em absuluto, talvez a solução seria colocar a cache perto do local, mas em terreno passivel/aceitavel e depois indicar toda a historia da antiga cache e a motivação que estava por detraz da mesma
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor btrodrigues » terça abr 22, 2008 09:09

prodrive Escreveu:Se não conta como Found esquece lá isso. IT'S ALL ABOUT THE NUMBERS!!

apaguei 5 parágrafos (contrariado) a bem do bom ambiente e da sã convivência entre as pessoas. não sei, serei o único a quem isto me faz comichões?
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor prodrive » terça abr 22, 2008 09:23

Venham de lá esses 5 parágrafos censurados...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor truta » terça abr 22, 2008 09:43

:wink:
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor Bringer » terça abr 22, 2008 11:29

btrodrigues Escreveu:
prodrive Escreveu:Se não conta como Found esquece lá isso. IT'S ALL ABOUT THE NUMBERS!!

apaguei 5 parágrafos (contrariado) a bem do bom ambiente e da sã convivência entre as pessoas. não sei, serei o único a quem isto me faz comichões?

Agora deixaste-me com curiosidade... :roll:
Imagem
Bringer
Large

Registado: sábado jul 14, 2007 00:00

Mensagempor Malok0 » terça abr 22, 2008 13:27

Mas então se está em domínio público qual é o stress da GS?
Malok0
Regular

Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Mensagempor MAntunes » terça abr 22, 2008 13:47

O stress da GS é o de que qualquer cache, esteja em propriedade privada ou pública, deveria ser autorizada pelo dono da mesma. Esta é a posição oficial deles e que está escrita nas guidelines.

Ora eu estou convencido de que a maioria das caches são colocadas sem sequer se saber se o terreno é público ou privado, quanto mais pedir-se autorização. Falando por mim, apenas cerca de 10% (4 ou 5 em 39) têm autorização explícita para a sua colocação.

Mas, quando surge algum problema e/ou existe uma queixa objectiva de um proprietário sobre a colocação de uma cache - neste caso específico por se usar a sua propriedade como local de passagem - essa mesma cache passa a ficar referenciada e só voltará a ser aprovada se houver a tal autorização específica do proprietário do terreno, seja privado ou público.

Já agora, aproveito para clarificar que o local onde a casa nova está é o local onde começava a multicache que eu tentei 'reproduzir' em homenagem ao Pedro Regalla, o meu mentor no geocaching. Por outro lado, quando coloquei a cache em Dez.07 a casa ainda estava em obras e não havia lá ninguém com quem falar. Isso, associado ao ter-me parecido de que ia ser um espaço público...

Como disse acima, compreendo e aceito perfeitamente a posição da GS. Fui descuidado. Tiver azar, nada mais.

Por isso é que já se consultou o Approver e obteve o ok para a duas próximas caches que eu e o Claúdio vamos colocar nos proximos dias 25 e 26 (assim a meteorologia nos deixe).
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Malok0 » terça abr 22, 2008 15:50

já tentaste ir à Câmara Municipal?
Malok0
Regular

Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Mensagempor clcortez » terça abr 22, 2008 17:24

Isso faz-me lembrar o que se passou com a minha cache Fornos do Pinheiro. Está num sítio publico (é classificado, inclusivé, mas tudo à volta é privado (Herdade do Pinheiro).
A dona da herdade em 2005 resolveu restringir o acesso ao interior da herdade e este foi um dos locais afectados.
Infelizmente tive que arquivar a cache, após muitos meses de espera pelo desbloqueio da situação.
O já famoso guarda florestal ucraniano do dente de ouro primeiro ainda se desculpou com os incêndios no verão, mas depois deixou de ter argumentos...contactei a secção de Arqueologia da C.M. de Alcácer do Sal que também já tinha solicitado o acesso às ruínas romanas mas sem sucesso.
Na altura pediram-me que também tentasse contactar a dona e fazer pressão para a reabertura daquele espaço mas sem sucesso.
Deste então que o espaço está fechado, e o acesso à cache também vedado. Quem sabe um dia não haverá uma continuação feliz para esta cache!:)

Cláudio Cortez
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes