por Bringer » quarta set 19, 2007 22:56
Até ao fim de semana passado usava um Mio C250, um GPSr mais virado para estrada do que para caminhada. Só que numa bela manhã de domingo, fui a ligar o aparelho e não deu nada. Armou-se em esquisito e só ligava quando estava ligado à corrente. Mal o retirava da corrente, ia abaixo passado 3 ou 4 segundos. No dia anterior estava perfeitamente normal... Deve ter sido um problema qq na bateria.
Mas enfim, coloquei-o no arranjo (em garantia, que o aparelho só tinha 2 meses) e, para me vingar do Prodrive, que andou a dizer que aquele GPSr devia ser a causa de tantos DNFs, apostei em comprar um aparelho mais próprio para o geocaching, já que me disseram logo que iam ficar com o Mio pelo menos durante mês e meio (e é claro que não ia aguentar tanto tempo sem cachar).
Depois de uma pesquisa pela net, apostei no Garmin Etrex Vista, que adquiri por 219€.
Este aparelho tem, claramente, algumas funções mais vantajosas do que o Mio, tal como a taxa de actualização rápida quando se está a caminhar, altimetro e bussula, para além de se poder fácilmente carregar mapas e waypoints do PC (ou até mesmo directamente do Geocaching.com).
No entanto há um aspecto ao qual eu torço o nariz. Embora ainda não o tenha experimentado em geocaching, a precisão máxima que eu consigo com este GPSr é da ordem dos 3 metros, andando a média à volta de 7 a 12 metros. Ora o Mio indicava uma precisão máxima de 0,9 e a média andava à volta dos 2. Será que é mesmo assim ou são as unidades do Mio que são diferentes? A que é que se deve tanto desfazamento? Entretanto tenho a noção que só vou ver se tal se verifica quando começar a tentar encontrar caches com este aparelhómetro...
Agradecia que alguém que tenha um aparelho igual, ou que já tenha experimentado, me desse algum feedback em relação ao mesmo.