Como já referi em tempos, sempre que surge ciclicamente esta discussão, creio que a regra dos 5% se aplicam da forma positiva ao geocaching e aos novos membros que cá chegam. Como também já foi dito, só ficam aqueles que realmente querem praticar geocaching, os tais que gastam €150/200 num GPS, ocupam os seus fins-de-semana, etc. Quanto aos outros, até podem ocupar alguns tempos livres no início mas depois deixam de achar piada e afastam-se. É uma selecçao natural.
Para além de estarmos directamente envolvidos na divulgação do geocaching através dos media (processem-nos quem não gostar), temos tido o cuidado por tentar fazer passar os conceitos basilares do mesmo e não entrar na divulgação da caça ao tesouro, do pote de ouro no fim do arco-íris.
Mas não estámos sós nesse campo e ainda bem! Não sei de nenhum trabalho jornalístico mau, de fraquíssima qualidade, que tenha passado uma ideia do geocaching completamente errada. Pelo contrário!
Tenho aqui numa pasta com os artigos de media (que cedo vão estar disponíveis aqui no site, não é Luís?

) onde se destacam bons/excelentes artigos e reportagens sobre geocaching nos media nacionais, internacionais e regionais, como por exemplo:
- Reportagem TV 2010 - colaboração do MAntues e Ricardo Bordeira
- Revista Sábado - colaboração do MAntunes / Clcortez / Limão / Prodrive / NFreitas / Nós
- Jornal Público - colaboração ???
- Correio da Manhã - colaboração de um grupo de geocachers (quem são?)
- Revista Exame Informática - colaboração do 2Cotas
- Revista Transitions Abroad - colaboração do Torgut
- Jornal "Post-Milénio" - colaboração do HDV
- 8ª Colina - colaboração do LuisRomão
- Jornal "A Cabra" - colaboraçao Geógrafo (não tenho a certeza.)
- Jornal "O Mirante" - colaboração do funkymunkyzone e Olharapo (?)
Em todos estes artigos e mais alguns não encontramos uma divulgação assassina do geocaching. Há a exposição da actividade de uma forma correcta e ponderada. A partir daqui cabe a cada um saber como se deve fazer da melhor maneira possível.
Logicamente que ninguém nasce ensinado. Alguns procuram e absorvem a informação da melhor maneira (sim, perdem/ganham tempo a ler FAQ, brochuras, fóruns, wikis, etc).
Outros só lá vão com alguma ajuda e naturalmente só ajuda quem quer, quem pode e quem tem humildade suficiente para descer do seu pedestal de ultra-old-school-geocacher e ajudar o novato.
Outros há que parecem já ter nascido ensinados mas aprenderam a lição errada, "portam-se mal", etc. Esses, para mim, são os 5% que referi no início.
kidloco Escreveu:Penso que ninguém quer um geocaching dinossaurico, sempre com os mesmos, seria uma chatice, ao fim de algum tempo já não haveria achamentos nas nossas caches e lá ficariam elas ao sol do Algarve ou de outra zona do pais bem quietinhas.
Kid, 100% de acordo contigo. Deixa-me "usar-te" como exemplo e verificar como a Cidade do Porto ficou com muitas e excelentes caches. Tal como o Alieri, carolangelpaul, etc, todos recém-chegados ao geocaching,
Honra seja feita, naturalmente a todos os outros que as escondem.
Na balança do deve e do haver, até que ponto os tais 5% são assim tantos face a esta evolução, que na minha opinião, é muito positiva?
Tomem o exemplo fornecido por esta thread e dos dados obtidos pelas stats.
Entre Maio e Julho, foram efectuados, em média
4500 logs por mês. 5% destes são com uma palavra? São pouco descritivos? Estão feitos em alemão ou esperanto? Realmente, são demais. Proponho que se expulse quem ousar continuar neste tom.
kidloco Escreveu:Divulgação, marketing ou outras técnicas que quiserem é a melhor maneira de manter a dinâmica do jogo, que se lixe as caches fora do sitio, vandalizadas, sem logbook porque foi embora com o ultimo novato, etc.
Lá está, isso vai acontecer em 5% ou ainda menos? Se esse é o risco, estou disposto a corrê-lo. O que posso fazer para contrariar? Ajudar o novato? Ok, eu faço.
Para além disto, acrescento que tais situações como o desleixo na manutenção de caches, caçadas "assassinas" sem respeitar o meio envolvente, etc, já aconteciam antes destes novatos chegarem. Isto já para não falar nas bocas que se mandam nos fóruns, logs, etc. Situações que já acontecem há anos. Agora estão a ser mais notadas.
De novo, só apenas a resmunguice e as lamentações.
kidloco Escreveu:Se não querem que o GC cristalize tem que haver uma renovação, quanto muito geracional.
Não é possivel controlar quem entra, vai entrar todo o tipo de pessoas, aliás desde o inicio que é assim, vejam o exemplo dos EUA, não me digam que lá não jogam desde o camionista à avozinha, desde o rúfia de bairro ao padre e ainda bem.
Neste campo em particular, farei tudo para ajudar quem precisar de dicas. Não me custa mesmo nada. Nesta questão, concordo em absoluto com o que o Ricardo Silva referiu.
kidloco Escreveu:Se querem que as caches fiquem para sempre imaculadas não as coloquem ou melhor ficam apenas para os "premium members", é para isso que existe essa opção.
Só uma nota pessoal. A cache que temos para PM está assim não por esse motivo.