• Anúncios

Caches Arquivadas e Founds

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor vsergio » quinta jul 19, 2007 09:52

Xiiii, oh Nuno, não era nada disso que eu tava a pensar.
Tens toda a razão. Já discutimos isso outras vezes, isto não é efectivamente nenhum campeonato. Quero lá saber dos nº de founds (não quero mesmo).
A questão de se permitir fazer LOGS de FOUNDS em caches ARQUIVADAS por ter desaparecido o desinteressado Owner ou pela mesma estar em local proibido ou o que quer que seja, torna isto um bocado de abandalhado.
Mas (e se prevalecesse o bom senso) com certeza que não haveriam Geocacher a visitar caches Arquivadas (bem... contra mim falo... que visitei a semana passada a extinta e agora em reconstrução Winds Of Change exactamente por vossa sugestão). :wink:

Resumindo... se cada um fizesse bem a sua parte nada disto seria necessário discutir.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor Torgut » quinta jul 19, 2007 10:09

MAntunes Escreveu:Em primeiro lugar nunca devia ter aprovado as caches. Estava na cara que a cena do contacto local era peta.

Agora, não devia ter arquivado caches que estavam nitidamente operacionais. Talvez arquivasse apenas a das Sete Cidades mas era logo quando o autor pediu a outro qualquer que recolocasse a cache (foi quando se viu que afinal não havia Diana), não era agora depois do esforço do Alieri.

Bom, sim, em primeiro lugar não devia ter aprovado. Ou devia? Alternativas? Dar um saltinho de Barcelona aos Açores para conhecer e beliscar a eventual "amiga"? Não aprovar desde logo à má fila? Eh lá. Mas não é isso que dizem as instruções. Essas, dizem que as caches podem ser aprovadas se existir alguém para fazer a manutenção. E, claro, essa existência terá que partir sempre de uma presunção baseada na boa-fé.

Em segundo lugar, está previsto de forma clara nas regras (a que muitos gostam de manter o nome original de guidelines, porque dá um cheirinho de liberdade, de meras linhas de orienação, que não são, contendo parâmetros bem claros e vinculativos) que as caches onde não se mantenham os principios que foram aceites como de boa-fé serão encerradas. Operacionais ou não. Eu concordo com isso, suponho quie muitos ou a maioria desta comunidades não concordem. Estamos todos no nosso direito. Mas neste caso eu tenho a "força de lei" por trás de mim.

Por fim, dá-me a ideia que assumes que o Garri tem de ler TODOS os logs (para se aperceber que o outro tipo pediu não sei o quê). Terá? Todos os logs de Portugal, Espanha e América Latina? Bom, mas na práctica, sim, devia ter arquivado, porque eu próprio tinha submetido um Archival Needed quando me apercebi do esturro, e isso faz soar o alarme lá na casa dele. Ah! E arquivou. Mas depois apareceu o holandês a protestar muito e quase a insultar, e ele retrocedeu no acto. Agora vingou-se, fez-lhe uma emboscada e não fez prisioneiros.

rifkind Escreveu:Fazer logs em caches arquivadas, não é, definitivamente o maior problema com os logs. Se é que há algum problema. O Geocaching.com não está orientado para a competição. Se fosse para estar, já tinha desaparecido há muito tempo, com as aldrabices todas.

E qual é o sentido de impedir o log em caches arquivadas, se é possível fazer logs duplicados, em caches desactivadas, nas próprias caches e até antes da publicacação das caches? Há logs feitos com data de 1996!! :shock: Nada impede alguém de partilhar o mesmo nick e fazer procuras em separado e logs distintos. Há quem lhes chame equipas. Há quem nem queira saber!

Faz sentido fazer logs em caches arquivadas, claro. Quando nós vamos de férias, muitas vezes demoramos um mês até fazer todos logs. E não somos os únicos. Entretanto, a cache pode ter desaparecido, ou ter sido simplesmente arquivada, por outra razão qualquer.

Ao fazer um log de found numa cache sem lá ter posto os pés, o grande perdedor é, regra geral, o autor do log. Soma mais um à contagem. Ena. Vai receber um granda prémio, certamente.:roll:

Qualquer dia começa a falar-se em logs certificados e com selo de garantia... :?

O Geocaching como suportado pelo geocaching.com, não é uma competição.

Competições são no site ao lado. Um daqueles que tem meia dúzia de caches e participantes.

Tudo se trata de solidez, coerência, lógica e bom design do sistema. Acho que a questão que o SuperFM trouxe pode existir, mas é acessória. De resto, acho que se a malta leva isto para a competição ou não é problema de cada um. Alguns não levam. A maioria leva mas aprendeu que é politicamente incorrecto e mantém o disco riscado do It's Not About the Numbers. Outros, decididamente, levam. É um outro assunto. Concordo que neste momento não cabe à Groundspeak trabalhar para gerir uma eventual competição. Mas isso não é fulcral para o assunto deste tópico.

Também referi que na linha de abandono a que está entregue todo o sistema (o que é natural, os esparsos meios humanos da Groundspeak devem estar todos empenhados na elaboração de meios para quintuplicar os lucros de novo este ano) até acaba por ser tristemente natural mais esta incoerência, menos grave que os founds duplicados e os founds nas nossas próprias caches (a que se junta a que não me tinha apercebido dos founds anteriores à criação) tão simples de resolver.... tão simples como tantas outras, que mês após mês se mantêm insolúveis, "features" imaginárias do Jeremias, que continua a tirar motivos mirabolantes da cartola para justificar a existência continuada do mundo de bugs flutuantes (flutuantes porque quando por fim se resolve um, nascem 3 ou 4 fruto da intervenção) que flagela o geocaching.com.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor MAntunes » quinta jul 19, 2007 12:28

Torgut.

Quando, em Junho, o garri colocou uma note a pedir para a cache ser verificada, já o alarme tinha sido tocado em casa dele e já se sabia que não havia contacto local para manter a cache, porque já havia a nota do autor a pedir para que outro recolocasse a mesma e... ainda o Alieri não tinha tido o trabalho de a recolocar. É isso que afirmo. Eu não concordo com a aprovação de caches em férias. Foi assim que as regras foram determinadas quando se viu que dava asneira. Agora, hà uns tempos, abriram a 'buraco lesgislativo' do contacto local e vê-se a porcaria que dá. Mas prontos, uma vez aprovada a cache, não a arquivava logo após ter sido recolocada. Era até uma questão de consideração por um geocacher que demonstrou um excelente espírito de entreajuda. É nisto que acho que o garri esteve mal.

Nuno,

Para a questão dos logs ligeiramente atrasados, por motivos de ausência de proximidade do teclado, que são feitos depois da cache ter sido arquivada, podia-se usar a comparação da data; se o log fôr feito em data igual ou anterior à do arquivamento, era considerado.
Não me parece que os caça_números tivessem a lata de aldrabar também a data do log. Mas se o fizessem, mais tarde ou mais cedo alguém acabaria por ver isso comparando essa data com outras datas de outros logs. Poderia tardar mas "mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo" ou "a verdade acaba sempre por vir ao de cima" ou ...vou almoçar. :-)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes