• Anúncios

Votação para a Foto Tema do Mês Outubro 2013

Moderador: Moderadores

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Outubro 2013

Mensagempor hfilipe » sexta nov 29, 2013 12:26

Ultimamente ando a gostar bastante de fazer GIFs animados. Os resultados ficam quase sempre muito divertidos mas, se calhar, é um tema que implica algum trabalho, tanto a tirar as fotos como a fazer o processamento (se bem que no Google Plus é feito automaticamente).

Acham um bom tema, e que se adequa ao fotoconcurso, ou preferem que escolha outro?
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor rifkinda » sexta nov 29, 2013 16:15

É um bom tema!
Só estivemos de fazer umas experiências para confirmar que dava para pôr os GIFs nos logs (condição para submeter a concurso) e se não havia nenhum problema técnico depois para os colocar a votação no fórum.

Venham de lá esses GIFs animados de Dezembro! 8-)
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor hfilipe » sexta nov 29, 2013 17:06

OK, vamos ter então um mês de dezembro bastante animado :-D

Uma dica: se utilizarem Picasa/Google Plus há uma forma bastante fácil de "criar" GIFs animados. Basta fazerem o upload de 5 ou mais fotos tiradas da mesma posição e o Google faz o resto. Mais informação aqui: https://support.google.com/plus/answer/ ... ser=0&rd=1

Deixo-vos este exemplo tirado na Massa Crítica de outubro, em Guimarães.
São 5 fotos tiradas com o iPhone e com a opção de upload automático na app do Google Plus. Ou seja, para além de clicar no botão do obturador, não fiz mais nada!
Imagem
hfilipe
Extra Large

Mensagempor acasim » domingo dez 01, 2013 23:48

Realmente, olhando para este exemplo fica bem engraçado!! :-D
Vamos lá ver quem é que se aventura a fazer umas bricadeiras para desatarmos às gargalhadas :-)
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor geo-amd » segunda dez 02, 2013 10:42

Pela descrição do serviço do Picasa, fiquei a pensar que seriam feitas correções nas imagens para compensar ligeiros movimentos do fotógrafo. Mas a foto mostra que não: a parede à direita da porta mexe ligeiramente de foto para foto.

Portanto o melhor será manter a máquina rigorosamente imóvel, talvez até num tripé.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor geo-amd » segunda dez 02, 2013 10:47

rifkinda Escreveu:E o vencedor foi o hfilipe com a fotografia

Imagem

Que grande trabalhão que deve ter dado! [:D]

Não se esqueçam que o tema de Novembro é Reflexões e ainda têm alguns dias para tirar umas fotografias bem catitas. :wink:

Para começar, parabéns! Esta minha pergunta vem atrasada, mas quais foram os truques usados na foto? São usadas lanternas? Como foi mantido o obturador aberto tanto tempo... usando um ISO alto ou a funcionalidade Tv? As pessoas na foto devem ter precisado de praticar um pouco para conseguirem fazer quadrados de luz em vez de círculos.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor hfilipe » segunda dez 02, 2013 11:38

geo-amd, vê o meu post um pouco acima que tem lá a "explicação" de como tirei a foto e que me parece que responde às tuas dúvidas.

Se precisares de mais alguma informação, é só perguntar!

Ah, e deixa-me agradecer-te publicamente por me teres "pegado" a mania dos GIFs animados com a tua foto de grupo da caminhada na Caparica de comemoração dos 10 anos do geocaching-pt.

Antes do Auto-Awesome do Google Plus ainda cheguei a fazer 2 ou 3 animações quase manualmente, juntando as fotos num programa de edição de imagem.
hfilipe
Extra Large

Mensagempor geo-amd » segunda dez 02, 2013 11:52

hfilipe Escreveu:geo-amd, vê o meu post um pouco acima que tem lá a "explicação" de como tirei a foto e que me parece que responde às tuas dúvidas.

Caramba, esse teu post tinha-me passado mesmo ao lado. Obrigado!
Agora, com as explicações, ainda fiquei a gostar mais da foto.
geo-amd
Extra Large

Anterior

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes