• Anúncios

[Sesimbra] Pequena história, uma manhã histórica (para mim!)

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

[Sesimbra] Pequena história, uma manhã histórica (para mim!)

Mensagempor RuiJSDuarte » quarta nov 13, 2013 19:55

Ele há dias assim... :)

Tinha para hoje planeados 20 km em modo pedestre ali para os lado da Lourinhã mas trocaram-me as voltas... Ontem recebi o habitual email da Wikiloc com os tracks novos em áreas onde costumo andar e depois de procurar pelos dos suspeitos do costuma das caminhadas (de onde vou tirando algumas ideias) dei com um dos Bodi&Bifes! Ora, nome sugestivo de "Por trilhos da Serra da Arrábida" o que me levou a ir ver do que se tratava e constatar que nada tinha a ver com algum PT... :P
Comparado o trilho com as caches da zona e estava visto, caches de eleição e em locais ainda por explorar. Um pedido de ajuda para os ditos de forma a saber se era coisa para arriscar o pescoço e depois das instruções chegadas estava visto, o passeio dos 20 km ia ter de esperar!
As caches, por estarem de acordo com os meus filtros já estavam no gps pelo que foi só mesmo passar o trilho hoje para o aparelho e colocar-me a caminho...
À passagem por Sesimbra quando ligo a coise, maldição, não ficou gravado em condições e não me aparecia o track... lembrava-me vagamente de ver que o mesmo começava numa localidade de nome Azoia pelo que me dirigi para lá e aparentemente estacionei no mesmo sitio.
Agora era só por-me a caminho e rezar para não me enganar em lado nenhum (o que veio a acontecer).
O primeiro local a visitar era a zona da "Arco do Temporal" e foi relativamente fácil...
Imagem

...a descida é como o costume para a zona mas aquela ponta final é assustadora... tudo em redor é lindíssimo e temos uma vista excelente para os lados do Cabo!
Imagem

A cache apareceu rapidamente e passei mais tempo a tirar fotos do que à procura da mesma... a subida de volta ao trilho principal fi-la uns metros ao lado e com um pouco mais de sombra.
Imagem

Estava na hora de me enganar a caminho da "Mystic Rhythms - Sesimbra"! Confundi o ponto disponibilizado para o trilho da cache do Penedo com o acesso para a praia e fui andando, andando, andando e descendo, cada vez mais fascinado com a zona onde se encontra a cache e cada vez com uma vista melhor para esse mesmo lado...
Imagem

...acabei por descer praticamente até à água e não fosse a maré cheia e tinha ido para a praia mesmo por ali!
Imagem

Pensando que me tinha enganado na zona do ponto de acesso e que existiria outro trilho no mesmo local, voltei para cima e só me apercebi que estive perto da outra cache quando cheguei ao topo (não sei se com a maré cheia se chega à cache do penedo sem nos molharmos)... dois tiros nos pés! :D
Entretanto tinha visto os degraus na rocha e apercebi-me qual era o ponto de acesso, o mais simples de todos os trilhos da zona, parece-me.
Como tinha lido nos logs do Tmob nas caches da zona que tinha descansado na zona da cache da lapa, decidi ir fazer o mesmo... ele devia estar a gozar!!!
Arbustos e pedras e arbustos e sem trilho e sempre a subir cheguei lá pior do que do regresso das praias!
Imagem

No GZ o GPS ameaçava o pior, 10 metros para cima, depois oito para a direita e afins... Decidi comer alguma coisa e utilizar a lanterna para olhar pelos buracos da porta e eis que ao subir para o topo da estrutura, um !muglle! aparece do nada no topo de uma rocha perto, não sei o que estava a pensar, se eu estava só a passear ou se a arrombar a porta, o certo é que ficou a olhar um pouco para mim e nem me respondeu ao "Boas tardes"... entretanto aparece outro um pouco mais longe e mais outro mais abaixo... hum... " Está a fazer geocaching!?"... :) , está limpo pensei, é capaz de serem geocachers... "Já a encontrou?"... "Não, respondi, ia começar agora!", " Estava para aí, para essa zona"... e foi-se aproximando.
E, "A" pergunta que definiu uns excelentes minutos de conversa "Conhece a Rudian?", "Sim, uma das ou, a melhor cache que já fiz!"... um sorriso e "É minha!"... E aí estava eu, na presença do Samuel "samcam", Owner (?desaparecido?) de uma das Grandes Caches Nacionais! Foram 10 ou 15 minutos de conversa em que além da breve história da sua cache ainda me apontou o caminho para a da "Ribeira do Cavalo" no seu aparelho (coitadinho do meu Dakota10). Depois de irem embora continuar os seus afazeres utilizei o caminho que me indicou para sair da zona das lapas e fui comemorar/almoçar à praia, aquela que já tinha visto de diversos locais mas ainda não tinha conseguido alcançar.
Imagem

Já com o trilho identificado foi num instante que alcancei os degraus (depois da descida do Arco, esta é uma escada rolante) e a lindíssima praia! Que local f.a.n.t.á.s.t.i.c.o! Por mais fotos que tenha tirado, não consigo fazes jus à coisa!
Imagem

A cache apareceu rapidamente e foi contemplando o mar que aproveitei para retemperar forçar e pensar nas coisas que foram acontecendo durante a manhã e que me trouxeram à menta a expressão "Não acredito em Bruxas mas que as há, há".

Que manhã magnifica de Geocaching!!! [^]
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: [Sesimbra] Pequena história, uma manhã histórica (para m

Mensagempor rifkinda » quarta nov 13, 2013 20:03

Um óptimo relato, sem dúvida! :clap:
Às vezes tenho um bocadinho inveja de conseguires aproveitar assim tão bem as tuas folgas... [:I]

Já lá vão uns tempos jeitosos desde que fomos a última vez para os lados da Arrábida, pelo menos em modo pedestre, para aproveitar bem todos os recantos.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor jasafara » quarta nov 13, 2013 21:47

Sem dúvida uma óptima jornada, com o plus de encontrar um geocacher que ganhou a imortalidade devido a uma única cache.
Pena esta intenção ter ficado por aí.
Na sequência da trivia (e antes da abertura desta tópico) enviei um mail ao Samuel a dar conhecimento da mesma. Pode ser que se tenha sorte e ele diga alguma coisa ;))
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor Cadeva Team » quarta nov 13, 2013 22:54

Ficamos com muita vontade, de fazer assim uma caminhada dessas!! Fotos fantásticas!! E eu (mãe), bem que ando com muita vontade de tirar o pó á maquina... Mas para esse tipos de caminhas só posso ir eu e o pai. O membro mais novo da familia, fica com as avós!!
Cadeva Team

Imagem
Cadeva Team
Micro

Registado: quinta nov 07, 2013 21:53

Mensagempor MAntunes » quarta nov 13, 2013 23:07

Excelente relato. Obrigado.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » quinta nov 14, 2013 07:46

Um excelente relato! Bem inspirador, numa manhã cinzenta!
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor jasafara » domingo nov 17, 2013 15:46

Esperam-se novos relatos (para já algumas fotos by ruijsduarte) :)

Imagem

Imagem

Imagem
jasafara
Extra Large

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo nov 17, 2013 15:53

As fotos do Óscar ficaram fixes! [^]

Relato, desta vez só se for o teu... :mrgreen:
Desta vez optei por fazê-lo no log da cache (apesar da irritante limitação de caracteres).
http://coord.info/GC1E568
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Mensagempor jasafara » domingo nov 17, 2013 16:35

Também já fiz o meu log da cachada conjunta (quer dizer não foi conjunta, mas é como se fosse ;)).
Faltam as peripécias da Arco do Temporal [:D]
Editado pela última vez por jasafara em domingo nov 17, 2013 19:03, num total de 1 vez.
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » domingo nov 17, 2013 18:17

E cá estão as peripécias...

Arco do Temporal, log parte 1 [^] e parte 2 [B)] [xx(] [8D]

Coloco aqui neste tópico do Rui, porque passou a ser uma manhã também histórica (para mim!) [:D]
jasafara
Extra Large

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo nov 17, 2013 18:27

Histórica é favor!!! :mrgreen:
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Mensagempor rifkinda » domingo nov 17, 2013 19:00

O primeiro link não vai para onde querias... jasafara, corrige, s.f.f..
Quanto às peripécias, nada de novo no reino do geocaching! :wink:
Aliás, acho que a primeira vez que uma estória dessas veio a público, foi com o btrodrigues, numa cache, salvo erro, do Daniel Oliveira, e com a noite a cair.

Mas olha que se tivesses voltado para Lisboa a pé, com o Óscar ao colo, a barriguinha era capaz de ficar um bocadinho pelo caminho!!! [:D]
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor jasafara » domingo nov 17, 2013 19:16

link corrigido e dois tópicos ressuscitados.
jasafara
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » segunda nov 18, 2013 07:51

Não li o log, mas, pelo comentário da Rita... perdeste a chave? Esse é um dos meus pesadelos quando vou correr para a floresta...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes