• Anúncios

Geocaching trivia

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » quarta dez 12, 2012 16:25

Já vi o conceito. Se é a primeira e se o conceito vingou já é mais complicado. Complemento à trivia. O apelo do MAntunes foi seguido por alguém?

P: Esta cache tem um segundo objectivo (apenas para geocachers a viver em Portugal): Promover o aparecimento de mais caches no Baixo Alentejo. Para isso, esta cache tem lá dentro outras caches prontas a colocar. Não é, contudo, obrigatório.
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor lynxpardinus » quarta dez 12, 2012 16:25

Essa cache continha uma série de micros (caixas de rolo fotográfico), com um logbook, stashnote e material de escrita, para serem colocadas como caches novas numa área que não as tinha - o Sul do Alentejo.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor hfilipe » quarta dez 12, 2012 16:51

jasafara, já coloquei o link. A minha "bricadeirinha" não correu lá muito bem. :oops:

Nunca pensei que o conceito só tivesse sido lançado em Portugal em 2005 mas tinha quase a certeza que tinha sido numa cache do MAntunes.

Por isso fui há procura no google e nas geostats e, este log do MAntunes levou-me a pensar que tinha sido entre finais de 2002 e 2003.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor MAntunes » quarta dez 12, 2012 17:21

Esse log no "Aqueduto de Pegões" do paulohercules em que me refiro à "Cold Spring" do pmateus21 são situações em que eu ia colocar uma cache dentro de outra já existente para promover o aparecimento de caches na zona em questão - aliás, fiz isso também na "The Nest of Jonathan Livingston Seagull".

A "Em busca das Nascentes do Sado", tal como iria ser a cache na Via Panorâmica no Porto, se o zoom_bee não tivesse reagido ao meu desafio/provocação, são caches que ao serem criadas têm lá dentro um conjunto de 'sementes' para promover o aparecimento de caches na zona. Penso que este segundo caso está mais de acordo com o conceito de "seed caches" que eu aprendi nos foruns da GS.

Quanto a resultados;

- a da "Cold Spring" não foi lá colocada porque não cabia e depois, no regresso, vi aquele aqueduto maravilhoso e deixei a "prenda" na "The Gift which turned out into a cache"

- a "semente" que deixei no bucho do "jonathan" não sei se chegou a germinar.

- as 5 caches que deixei nas "nascentes do Sado", 4 foram colocadas. A 5 desapareceu quando o container originar foi "lavrado" juntamente com o terreno.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor jasafara » quarta dez 12, 2012 17:39

Belo momento de geo-história :)
E sabes quais são as quatro filhas ou tem de se investigar?
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » quarta dez 12, 2012 19:37

Uma foi o danieloliveira com a sua "Montado", outra foi os CacheHunters com a "Kit-Kat", outra ainda, foi a CrisLuiz com a "Stroll by the River"e outra foi muito mais tarde e não fui procurar qual é (acreditei no que me disseram no log mas nunca fui verificar - pode ser uma nova trivia ;)). O btrodrigues também levou uma "semente"mas não sei se a colocou. Se calhar quando o container foi "lavrado" já não estava lá nenhuma "semente".

Afinal, ainda houve uma outra "semente" das "nascentes do Sado", embora indirectamente. Acabou por ser levada por uns jovens alemães.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta dez 12, 2012 22:18

Não me dá ideia que o btrodrigues tenha utilizado a sua. Ele em 2006 e 2007 colocou 3 caches no [Milfontes Powertrail] mas todas com containers maiores...
E não encontrei mais nenhuma referência. Depois da CrisLuiz o founder seguinte, o manchanegra diz "Didn´t saw any micro caches [:O] in the cache".

É sempre triste quando uma mãe, tem um aborto, um nado-morto e três filhas que morrem antes dela, ainda na juventude :cry:
jasafara
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quarta dez 12, 2012 23:14

Ainda encontrei a "Montado" - e, devo dizer, que, nessa altura, era mesmo das poucas caches na área. Por isso, e apesar de terem desaparecido relativamente cedo, percebo bem a sua importância para promover o jogo na região - quem quisesse fazer geocaching no Baixo Alentejo, nessa altura, teria que guiar dezenas de quilómetros, há procura de algo que poderia não existir. Estas caches deram densidade e visibilidade ao jogo.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor MAntunes » quinta dez 13, 2012 09:55

jasafara Escreveu:...
É sempre triste quando uma mãe, tem um aborto, um nado-morto e três filhas que morrem antes dela, ainda na juventude :cry:

Quase que me puseste a chorar. 8-)

É verdade que a "mãe" ainda lá está - com o contributo de alguns visitantes que ajudaram na manutenção e os "global trekkers" até substituiram o container principal [^] - mas as filhas, especialmente as primerias duas, ajudaram a levar o geocaching àquela zona que estava quase deserta. Entre Grandola, Serra do Caldeirão, Mértola e a "The Nest of Jonathan Livingston Seagull", ou seja, Baixo-Alentejo interior, não havia nada. Por isso, tiveram vida curta mas não tiveram uma vida inútil. ;))
Imagem
MAntunes
Extra Large

Geocaching trivia

Mensagempor btrodrigues » quinta dez 13, 2012 10:19

... Eu não gosto de micros... As caches que coloquei foram todas maiorzinhas...

Enviado do bolso de trás das calças com o Tapatalk
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor MAntunes » quinta dez 13, 2012 12:04

Nunca aprofundei este tema contigo mas, se (já) não gostas (vas) de micros, podias tê-la deixado lá para que outro a levasse e colocasse...

O que fizeste foi "tirar um feto do útero da mãe e deitá-lo para o lixo" [:(] - passe a força da imagem mas mantendo a analogia iniciada pelo jasafara.

Também prefiro caches generosas em tamanho mas não tenho problemas com as micros. Na altura as micros tinham um papel importante, aceitando o princípio do meu mentor, o pregalla, que dizia que o objectivo da caches é/era o local/caminhada e não o contentor propriamente dito, que apenas servia para se registar o achamento.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quinta dez 13, 2012 12:12

Eu acho que a melhor maneira de aferir do êxito de uma seed cache não é a sua vida útil (ou a das suas "filhotas"). É a comparação de mapas de caches, ano após ano, nessa área.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lynxpardinus » terça dez 18, 2012 21:12

Bom, ao que parece, compete-me a mim colocar a próxima. Então... vamos aos arquivos. Esta é uma pergunta em 2 fases:

1) Quantas caches havia activas no Parque Natural da Arrábida, no Sábado anterior ao dia de hoje?

2) E quantas, e que, caches encountrou o Rechena, com o Rui, o Melo e a Eva, na Arrábida, no Sábado anterior a 18 de Maio de 2003?

P.S- Boa sorte!
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor jasafara » terça dez 18, 2012 23:03

lynxpardinus Escreveu:Bom, ao que parece, compete-me a mim colocar a próxima. Então... vamos aos arquivos. Esta é uma pergunta em 2 fases:

1) Quantas caches havia activas no Parque Natural da Arrábida, no Sábado anterior ao dia de hoje?

2) E quantas, e que, caches encountrou o Rechena, com o Rui, o Melo e a Eva, na Arrábida, no Sábado anterior a 18 de Maio de 2003?

P.S- Boa sorte!

Quanto à primeira parte da pergunta não sei se era suposto ter truque.
O que sei é que no momento existem 247 caches activas no PNA via badge geopt baseada nas shapes do parque. Nem faço ideia como é que se pode lá chegar de outra maneira...

Imagem Imagem (só quatro? Que vergonha :))

Como o uníco arquivamento de uma cache no distrito de Setúbal posterior a sábado foi em Alcácer e a única publicação de sábado para cá foi a da cache GC40KRE que não faz parte da badge tenho de concluir que o número de caches não arquivadas que actualmente fazem parte da badge são as mesmas que estavam disponíveis no Sábado anterior ao dia de hoje...

Quanto ao Rechena, no sábado 17 de Maio de 2003, encontrou 3 das 7 caches que fez na Arrábida

Imagem

The Windmill [Setúbal]
Cave of Santa Margarida
Hanging Gardens of Babylon [Setúbal]

Duas delas já estão arquivadas e não investiguei se na altura seriam as únicas caches da Arrabida...
jasafara
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quarta dez 19, 2012 09:14

Curiosamente... a segunda parte da questão está certa. A primeira parte... temos uma diferença de 15?!?!?? Estou a incluir "temporarily disabled" - poderá ser isso?
lynxpardinus
Moderador

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes