• Anúncios

Geocaching@pt : Reflexões para o futuro

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Geocaching@pt : Reflexões para o futuro

Mensagempor lynxpardinus » segunda dez 17, 2012 22:40

A edição também já me permitiu editar erros de pontuação e clarificar melhor ideias. Mas já permitiu também a algumas pessoas alterar completamente tópicos e o seu historial pessoal. Mais do que isso, serviram também para descontextualizar respostas - há algumas intervenções que foram absolutamente branqueadas nesse processo, e, muitas das vezes, creio que não de forma inocente. Fomentar a discórdia para depois se aproveitar dela é uma excelente táctica - sobretudo se o sistema em causa depois permitir que esses passos sejam apagados.

Como em tudo há um limite, e o bom senso traça-o. Acho que nos últimos 2 anos, muito sinceramente, o bom senso foi uma nota predominante nas intervenções deste fórum - sem que, com isso, não se tenham tido opiniões discordantes, como é natural quando se junta um grupo de pessoas. Também acho que nos últimos tempos, as grandes alterações a conversações se limita a casos pontuais - como o da venda da colecção de geocoins por alguém que depois se arrependeu. Acontece, e acho que, agir de forma a regular com base nesses casos pontuais pode exactamente levar a um efeito contraproducente, de excesso de intervenção. Por isso, preferiria deixar a situação como está.

No entanto, o Jasafara levanta um outro ponto, e que tem a ver com preservação de temas e discussões - o histórico do fórum. E, aí, sim, vejo a possibilidade vantajosa de não permitir alterações, de forma a protegê-lo. Tenho apenas um conjunto de casos excepcionais - tópicos como o "Turista Geo-Acidental" ou o projecto Lusitania, que foram construídos de forma a que os primeiros posts fossem sumários dos seguintes.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor hfilipe » terça dez 18, 2012 10:23

lynxpardinus Escreveu: Tenho apenas um conjunto de casos excepcionais - tópicos como o "Turista Geo-Acidental" ou o projecto Lusitania, que foram construídos de forma a que os primeiros posts fossem sumários dos seguintes.

Mas não haverá forma de esses posts terem autorização de alteração dada pelos moderadores?
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor rifkinda » terça dez 18, 2012 10:35

Técnicamente, penso que não há meio termo. Ou se bloqueia a edição ou não (em todo o lado).
Mas é uma questão de se investigar melhor aqui os bastidores, a ver se há alguma hipótese de só desbloquear a edição em alguns e de se pensar se é essa a melhor solução.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor jasafara » terça dez 18, 2012 11:18

Uma solução razoável parece-me ser, ter um período de permissão de alteração superior (os 20-30m referidos pelo Filipe parecem-me razoáveis) para permitir aquelas pequenas alterações já referidas (erros ortográficos, etc.).

Apesar de eu ontem ter dado um tópico de classificado com exemplo não são esses que me parecem importantes de não desvirtuar. Assim das duas umas ou é possível só permitir alterações a esses tópicos (e idealmente ao primeiro) e os outros ficariam fechados, ou então não me parece ser um esforço de moderação muito grande que as alterações só possam ser feitas por um moderador a pedido...

Ou então não se faz nada e fica como está :) Como referiram a questão já se teria posto com mais acuidade no passado, numa altura em que o fórum tinha mais frequência e com opiniões mais divergentes e acaloradas...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor MAntunes » terça dez 18, 2012 14:23

Queria escrever "cachada" e saiu-me "chada" num tópico que acabei de abrir. Não consigo emendar o título. Será resultado de alguma conversa recente havida nestes foruns? :roll: 8-)
Algum dos Admins pode corrigir o titulo do tópico, sff?
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor jasafara » terça dez 18, 2012 14:32

MAntunes Escreveu:Queria escrever "cachada" e saiu-me "chada" num tópico que acabei de abrir. Não consigo emendar o título. Será resultado de alguma conversa recente havida nestes foruns? :roll: 8-)

Nã...
jasafara
Extra Large

Mensagempor rifkinda » terça dez 18, 2012 16:44

Corrigida a palavra para cachada, mas como há um número máximo de caracteres para o nome dos tópicos, tive de abreviar a palavra conjunta. De facta, enquanto não apagasses dois caracteres, não ias conseguir escrever "ca" antes de "chada". :wink:
rifkinda
Moderador

Mensagempor MAntunes » terça dez 18, 2012 16:47

Obrigado.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor jasafara » quarta dez 26, 2012 13:01

Uma reflexão.
Troquem os nomes e só não funciona bem, porque o Óscar e o João felizmente não têm tido impedimentos, têm dado muita da sua vida ao Geopt (como o Nuno com certeza já o fez aqui) e estão extremamente motivados (o que é impossível acontecer com o Nuno).
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta dez 26, 2012 14:58

Reflexão/Provocação

ADMINISTRATORS PRIMARY GROUP FORUMS
Site Admin o_admin Administrators -
Site Admin rifkind Administrators -
Site Admin zoom_bee Administrators -
MODERATORS
Robocop sao_pedro Global moderators All forums
Moderador acasim Moderadores All forums
Moderador alieri Moderadores All forums
Moderador rifkinda Moderadores All forums

O sonho actual de 1/3 dos administradores e de 1/4 dos moderadores é que este fórum fosse de fotografia :)
Dos outros administadores, gostava imenso de saber qual era o sonho d' o_admin vivo, o outro com o muito respeito que me merece é um zoombi em termos de geocaching no presente.
O sao_pedro já faz o papel dele se ajudar a que não chova quando se planeiam cachadas.
A rifkinda não sei se sente pena do estado de quase letargia em que o @pt está. Há quem ache que finalmente tem um fórum pacificado e sem discussões.
O alieri é um tipo porreiro, como aqui existem outros.

Desculpem lá a "violência". Mas como lá em cima diz que estamos num fórum de discussão...
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta dez 26, 2012 17:24

Percebam que a minha intenção é a melhor...

À falta de desfibrilhadores, é mesmo a murro. E não...recuso-me a fazer respiração boca a boca.

Imagem
jasafara
Extra Large

Mensagempor rifkinda » quarta dez 26, 2012 21:45

Se bem te lembras, já "implicaste" com a lista de admins e moderadores, antes. E já tiveste resposta. Não percebo o porquê de voltares ao assunto.
E como é Natal e é tempo de paz e felicidade, vou ignorar a tua provocação.
rifkinda
Moderador

Mensagempor jasafara » quarta dez 26, 2012 22:51

rifkinda Escreveu:Se bem te lembras, já "implicaste" com a lista de admins e moderadores, antes. E já tiveste resposta. Não percebo o porquê de voltares ao assunto.
E como é Natal e é tempo de paz e felicidade, vou ignorar a tua provocação.

Sem problemas. O mais importante é a reflexão...
E essa é óbvia, parece-me...
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta dez 26, 2012 23:17

Antes de mais considerandos vou pensar um bocado sobre esta afirmação do clcortez.

...Denoto também que ele está "viciado" com o "dinamismo" que "apanhou" ali ao lado, e que não tem respostas aqui à altura, ou seja, não há "viciados" como ele aqui.
aqui
jasafara
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » sexta dez 28, 2012 17:09

Jasafara, muito obrigado pelas provocações - acho que são muito úteis. A sério!

Quando eu penso no geocaching@pt, tenho uma visão clara. A de um fórum feito pelos utilizadores, para os utilizadores. Um fórum vocacionado para a partilha de experiências, para unir utilizadores experientes e novatos, de uma forma que seja enriquecedora para ambos! Que ajude a fomentar um geocaching de qualidade - o que quer que isso represente!

Quando penso no geocaching, penso sempre na vertente inicial, não competitiva. Na experiência de conhecer novos lugares e de os dar a conhecer a outros. Numa actividade que está assente na partilha - de lugares, de desafios, de experiências. Mas também uma actividade que está permanentemente em risco, por ser sempre tão... "fronteiriça". Em que a linha que separa o que se pode fazer do que não se deve fazer é muito ténue. Porque, numa actividade pessoal, estamos permanentemente a usar recursos públicos - o espaço que nos rodeia. E em que, por isso, a educação ganha uma importância fundamental - para assegurar que o geocaching é feito de forma correcta, o mais neutra possível para todos aqueles e ambientes que nos rodeiam, mas, também, para assegurar a sua sobrevivência a longo prazo. E é nesse espaço, de educação, de formação, de partilha, que eu vejo este fórum! E é por isso que eu acho que, mais do que nunca, ele é essencial - por ter esta missão e visão tão positivas e cooperativas, que não são consubstanciadas por nenhum outro fórum português.

Claro que é um fórum que enfrenta desafios. Mas isso é bom! Aqueles que pensam que não têm desafios estão condenados a desaparecer! Mas, não é um desafio de relevância, como alguns querem fazer crer - é um desafio de dinamismo de novas iniciativas e comunicação. De assegurar que temos iniciativas que continuam a contribuir para um geocaching melhor e mais sustentável! E que fazemos chegar essa mensagem à maior parte da nossa comunidade!

Haverá missão mais relevante?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes