• Anúncios

Needs Maintenance por (suposto) distrito errado

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Needs Maintenance por (suposto) distrito errado

Mensagempor jasafara » segunda jul 30, 2012 21:42

Só como curiosidade. No dia em que começaram a ser enviados os mails havia apenas 1.648 caches em Portugal (e algumas já estavam arquivadas). Isto é coerente com este post.
357 * 4 = 1.528 caches a actualizar.

A notícia de que "Portugal já tem Distritos!" foi dada aqui. (Porque raio é que o post se chama "Notícias de Espanha"? :?)
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor IDILIO49 » terça jul 31, 2012 00:22

Parece-me que aqui está tudo explicado...o quanto um pequeno pormenor errado pode afectar a busca dos outros...
Agora faz-me um bocado de comichão é perante uma informação que oficialmente está errada preocuparem-se é com a forma como foi feito o reparo..."ah e tal tá mal, mas não me incomodem" [B)] .
Um log de Need Maintenance obriga a uma acção do Owner, ou a corrigir o erro ou a fincar o pé e dizer que quer continuar com o erro, mas ai sim de forma consciente.
Quanto aos mais ou menos, isso não existe, ou é preto ou é branco pelo menos oficialmente será sempre assim, é impossível ter uma margem "cinzenta", se as coordenadas podem ter um erro, o problema é desse erro...é portanto a cache que não está nessas coordenadas e não essas coordenadas que não estão nesse distrito.
IDILIO49
Micro

Registado: terça nov 24, 2009 15:43

Mensagempor lynxpardinus » terça jul 31, 2012 01:35

Bom, antes de mais, e como só agora acordei (isto de estar do outro lado do Mundo tem algumas particularidades a comunicar com os outros), devo dizer que estatísticas por distrito é granularidade a mais para a forma como faço geocaching. Dito isto, se há um número bastante razoável de geocachers que se interessa por isso, o tema é relevante.

Idilio49 - só por curiosidade, a questão, no fundo, é que a cache estava do outro lado do rio, ou seja, no distrito errado, certo?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Needs Maintenance por (suposto) distrito errado

Mensagempor btrodrigues » terça jul 31, 2012 13:24

jasafara Escreveu:A notícia de que "Portugal já tem Distritos!" foi dada aqui. (Porque raio é que o post se chama "Notícias de Espanha"? :?)

Nesse momento, assim de cabeça... O artista que viria a ser conhecido como btreviewer e o sup3rfm estavam no castelo de montjuic (ou era no Montijo?)

Ou isso ou foram cervecitas a mais.

Enviado do bolso de trás das calças com o Tapatalk
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor IDILIO49 » terça jul 31, 2012 13:35

lynxpardinus Escreveu:Idilio49 - só por curiosidade, a questão, no fundo, é que a cache estava do outro lado do rio, ou seja, no distrito errado, certo?

Exacto. Aliado ao facto que tinha estado a estudar a cache em casa e sabia da sua existência/detalhes só que no GPS só tinha a PQ de Beja...
IDILIO49
Micro

Mensagempor lynxpardinus » terça jul 31, 2012 13:40

Pois. Compreendo perfeitamente! E elimina por completo a minha resposta inicial - "Não vejo qualquer relevância de que a cache esteja no distrito X ou Y". Neste caso, faz um Mundo de diferença! Muito obrigado pelo esclarecimento!

Além do mais, lembro-me perfeitamente de uma cache que tentei fazer há muitos anos atrás (pré-Google Earth e quando só tinha o Geko) em que, depois de andar há não sei quanto tempo a seguir a setinha, percebi que estava na margem errada de um rio intransponível...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor hfilipe » terça jul 31, 2012 14:13

IDILIO, o que me fez abrir este tópico não são as caches que estão no outro lado de um rio de tamanho considerável e que faz de fronteira entre distritos. Aí parece-me óbvio que foi um erro do owner e que deve ser corrigida a informação.

Como já escrevi no meu post anterior, as minhas dúvidas levantam-se quando pões em causa a informação prestado pelo owner, que esteve no terreno, e onde estão em causa 2 ou 3 metros de diferença entre a fronteira oficial e a coordenada da cache. Se esta distância está perfeitamente dentro do erro normal dos nossos GPSr's acho que se deve confiar no owner.

O caso da cache dos GeoDuplaP&F em que colocaste fotografia (Juntaram-se os três à esquina) é para mim revelador disso. Olhando para a listing dá para entender perfeitamente que o owner sabe onde é feita a divisão entre os 3 distritos, no entanto as coordenadas que ele colocou estão 1 metro dentro de outro distrito. Vais querer "obrigá-lo" a alterar o distrito quando, quase de certeza, a cache está com a informação correta? Vais querer que ele altere as coordenadas quando, possivelmente e atendendo aos nossos GPSr's, até estão bem tiradas. Se queres que as coordenadas destes casos sejam corrigidas, também vais querer que tamanha precisão seja obrigatória para todas as caches?

PS. Só já depois de ter escrito este post fui à procura do link para a cache e li a note que os GeoDuplaP&F deixaram e que, parece-me, sustenta o meu ponto de vista.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor jasafara » terça jul 31, 2012 14:34

É relevante esta frase

Não nos podemos esquecer que os limites administrativos, neste caso os dos distritos, são representados nos mapas por polígonos, tendo cada traço desse polígono vários metros de comprimento e não poucos decímetros como seria ideal. Daí nesse local mostrar essa linha "quebrada" e não uma linha contínua como seria, repito, ideal.

De facto embora os GPS utilizados em topografia e cartografia tenham precisão de centímetros, os polígonos vectoriais podem não ter essa definição. Mas o que é verdade é que se se colocarem as coordenadas num sitio que as descodifique em freguesias (por exemplo este, embora obrigue primeiro a converter para coordenadas Hayford-Gauss militares) o que é devolvido é a informação que o Idilio49 sugere..
Se virem o caso que eu referi no meu primeiro post, referente à ilha da Culatra, verão que até a câmara de Faro validou a informação retirada dos mapas...

Sinceramente nos casos de poucos metros, não me pareceria mal um pequeno ajuste de coordenadas para ir parar ao distrito que se encontra de forma automática....
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » terça jul 31, 2012 16:07

As pessoas não gostam de ser obrigadas a fazer nada. Ainda que lhes dê pouco trabalho e seja uma alteração leve.

Ainda me lembro quando o Superfm, o btrodrigues, o john (um Belga que percebe perfeitamente português e inglês) e eu andámos a traduzir páginas de caches que só estavam em português para os owners colocarem essa tradução nas suas listings. A taxa de aceitação foi ...desoladora. Nós traduzíamos, tínhamos até um workflow em que uma tradução era feita e revista por pessoas diferentes e o nosso trabalho foi desprezado na sua maioria.

Não há grande volta a dar a isso, é a mentalidade das pessoas quando sentem que 'têm que fazer algo'. Mas, sem colocar em causa os objectivos desta iniciativa de "ter as coisas no local certo", e para além de um ou outro caso pontual em que o pedido de alteração não se justificaria, talvez pudesse ter havido um pouco mais de tacto, enviando mail um pessoal aos owners, através do sistema de mail da GS, a sugerir a alteração em vez de fazer um "needs maintenance", que é público, que sugere ter havido erro da parte dos owners, e que os obriga a ...nem que seja fazer um "owners maintenance log" só para limpar o anterior.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor patinhofeio » terça jul 31, 2012 19:50

Boas.
Na minha opinião resolvia-se bem a questão: Acabavam-se com as caches que distem menos de 50 metros de qualquer fronteira administrativa. :D :D :D
Podem também acabar-se com as estatísticas, afinal o geocaching é um jogo outdoor e não uma disciplina matemática. :)
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor h_raky » terça jul 31, 2012 20:54

Eu tambem recebi uma coisa assim.

Quando a submeti, mandaram-me mudar de Leiria para Santarém, agora mais de um ano pedem para voltar a Leiria [mistery-]

Fica assim porque eu quero e posso :mrgreen:
Imagem

Quem quiser trocar crachas e pathtags, entre em contacto comigo!
h_raky
Micro

Registado: segunda abr 14, 2008 13:02

Mensagempor jasafara » terça jul 31, 2012 21:02

patinhofeio Escreveu:...
Podem também acabar-se com as estatísticas, afinal o geocaching é um jogo outdoor e não uma disciplina matemática. :)

Não digas blasfémias :-) "Tudo é número", já dizia o Pitágoras 8-)
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » terça jul 31, 2012 21:05

by h_raky
...

Como diz o outro, o owner é soberano. ;-)

Esta polémica lembra-me uma outra recente, que existiu aqui em Lisboa, onde nem o Governo, nem a Assembleia da República se entenderam nos limites oficiais das Freguesias limítrofes entre Lisboa e Loures, e o Presidente vetou a Lei em aprovação enviado-a para a AR para correcção. A esta hora ainda devem estar a medir a grossura das linhas separadoras entre Freguesias. :mrgreen:
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor h_raky » terça jul 31, 2012 21:06

MAntunes Escreveu:
by h_raky
...

Como diz o outro, o owner é soberano. ;-)

Esta polémica lembra-me uma outra recente, que existiu aqui em Lisboa, onde nem o Governo, nem a Assembleia da República se entenderam nos limites oficiais das Freguesias limítrofes entre Lisboa e Loures, e o Presidente vetou a Lei em aprovação enviado-a para a AR para correcção. A esta hora ainda devem estar a medir a grossura das linhas separadoras entre Freguesias. :mrgreen:

:shock:
Mas aposto que a cache esta em Santarem e não em Leiria :lol:
Imagem

Quem quiser trocar crachas e pathtags, entre em contacto comigo!
h_raky
Micro

Registado: segunda abr 14, 2008 13:02

Mensagempor IDILIO49 » terça set 04, 2012 11:07

hfilipe Escreveu:Só mais uma coisinha.
Jasafara, se conseguires, depois diz aqui quantas dessas 36 caches tiveram o distrito alterado pelo owner.

Passado pouco mais de um mês o que se verifica é o seguinte:

- 47,22% Foram corrigidas
- 16,67% Fazem questão de manter errado conscientes disso mesmo (Curiosamente são sempre os mesmos "Velhos do Restelo")
- 36,11% Ainda não tiveram qualquer acção

ou seja 52,78% Ainda se mantêm erradas.

(e entretanto apareceram mais 3)
IDILIO49
Micro

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes