• Anúncios

Pessoas a ver o site

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Pessoas a ver o site

Mensagempor rifkinda » segunda jul 16, 2012 14:10

No final do fórum existe uma linha que informa quantas pessoas estão no momento a ver o fórum.
Agora mesmo estava lá isto:

In total there are 42 users online :: 5 registered, 1 hidden and 36 guests

O que significa que estão 5 pessoas que estão a ler posts, e que fizeram login, 1 que fez login, mas não quer que outros vejam que ele/ela está ligada e 36 pessoas que estão atentas ao fórum, mas não fizeram login.

Ora, só os geocachers que tiverem feito login, podem escrever respostas a posts que estejam a ler ou criar novos tópicos.
O que só confirma que há muito mais gente a ler o fórum, do que a escrever. Também é fácil ver isso, pela quantidade de vezes que um determinado tópico é lido versus o número de respostas em posts que tem.

Mas se ninguém escreve, deixa de haver posts para ler... e isso não é o que se pretende, obviamente.

Por isso, a minha questão é precisamente para aqueles que só costumam ler e não fazem login. Porque é que apenas lêem e não escrevem? Fazer login é simples e rápido e todos os outros utilizadores do fórum gostariam de saber a vossa opinião sobre os vários temas que aqui vão sendo falados.

Aqui fica o desafio! Façam login e partilhem connosco a vossa última cachada, alguma dúvida que tenham ou aquele truque que acham muito útil quando vão fazer geocaching. :wink:
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Pessoas a ver o site

Mensagempor btrodrigues » segunda jul 16, 2012 18:05

Users browsing this forum: Bing [Bot] and 0 guests

a mim parece-me que o contador já teve melhores dias. vou ali fazer um teste de turing e volto já.
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor lynxpardinus » terça jul 17, 2012 04:04

Mas isso é normal em qualquer site - o número de pessoas que o visita é sempre superior aos que nele escrevem. Há sempre newbies que se vão juntar no futuro, pessoas que o observam mas não contribuem regularmente, quem se tenha apresentado mas depois fique só a ler, pessoas que preferem ler a contribuir,...

Não é só o efeito de bots e quejandos (apesar de, curiosamente, já ter visto estratégias de marketing a envolverem contadores propositadamente "marados" para dar uma ideia de uma comunidade crescente - don't worry, não foi em nenhum site de uma marca minha ou em que contribua regularmente), é um efeito real e natural.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Joao Narciso » terça jul 17, 2012 08:59

Amigos,

Isso é simplesmente o efeito FB ... o facebook fez isso neste forum, nas bikes e em quase todos, ... a facilidade de partilhar fotos, poder discutir e ofender em tempo quase real ou mesmo real ... mas como eu ando contra a maré .
Eu próprio já arranjei lá uma discussão, inclusivé com uma pessoa que não conhecia de lado nenhum.

Tal como disse ... sou do contra ... aqui há informação e partilha, os registos ficam para os que se dão ao trabalho de fazer "search????", o dito procurar, ... no FB passou à história ... é levado com o tempo e as futilidades que por lá se escrevem.

O FB só ganha alguma vantagem na minha opinião no chat real e na partilha de fotos [;)]
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos: GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem

ImagemImagem
Joao Narciso
Small

Registado: quinta mai 17, 2012 01:11

Mensagempor rifkinda » terça jul 17, 2012 11:45

Sinceramente não atingo qual a vantagem do jasafara ter partilhado o link que partilhou, para o assunto que se quer ser falado neste tópico.

Em relação ao que disse o lynx, o que posso afirmar que o contador que o fórum tem, não é "marado", nem adulterado de qualquer forma (sim, eu sei que tu não insinuaste que era, mas assim fica claro para toda a gente, que os valores apresentados na página principal do fórum são os correctos).
Claro que é notório que há mais gente a ler o fórum, do que a escrever nele. E acredito que isso se passe em mais fóruns, que versam sobre os mais diversos assuntos.
O que eu gostava de perceber (e para isso, têm de ser as pessoas que estão nessa situação a virem aqui escrever), o porquê de só lerem e não gostarem de dar a sua opinião, ou de tirar dúvidas, ou partilhar aventuras.

Quanto mais gente escrever, maior partilha haverá de informação e toda a gente poderá tirar partido dessa mesma informação.
rifkinda
Moderador

Mensagempor Joao Narciso » terça jul 17, 2012 13:34

rifkinda Escreveu:Sinceramente não atingo qual a vantagem do jasafara ter partilhado o link que partilhou, para o assunto que se quer ser falado neste tópico.
Quanto mais gente escrever, maior partilha haverá de informação e toda a gente poderá tirar partido dessa mesma informação.

Não adicionou nada de novo ao assunto, parecia o meu mural do FB até há uns tempos atrás.

Há muitas pessoas que não concordam comigo no que vou dizer, eu sei ... mas é por isso que sou do voto que só lê determinados espaços do forum quem está registado e faz login.

Já que fez login até pode ser que partilhe algo com interesse ao topico que está a ler.

Imagem Imagem

ImagemImagem
Joao Narciso
Small

Mensagempor jasafara » terça jul 17, 2012 13:38

rifkinda Escreveu:Sinceramente não atingo qual a vantagem do jasafara ter partilhado o link que partilhou, para o assunto que se quer ser falado neste tópico. ...

Passando a on-topc

memberlist.php?mode=&sk=d&sd=d#memberlist

Dos 8.840 utilizadores registados aqui, apenas menos de 2.400 alguma vez colocaram um post.Desses menos de 200 passaram a barreira dos 75 (small) e menos de 40 atingiram os 750 (Large e Extra Large).
Esses 39 utilizadores são responsáveis por mais de 50% dos posts deste fórum (uma situação que não é exclusiva deste fórum. No geopt 37 utilizadores com mais de 500 posts são responsáveis por 70%...).

Assim é inevitável que as "despesas" da conversa estejam na mão de poucos. O que se passa no geocaching@pt é que da lista dos grandes colocadores de posts, uns "reformaram-se", outros continuam a participar em exclusivo aqui mas com muita ponderação e outros foram postar em exclusivo ou maioritariamente para outra freguesia...

Neste momento o geocaching@pt tem dois grandes dinamizadores. O lynxpardinus (49 posts em Julho) e a rifkinda (53 posts). É curto...
Eu continuo leitor assíduo pelos posts do lynxpardinus e colocador pontual pelo tópico Geocaching trivia muito dinamizado pelo geo-amd e pelas questões de geo-arquelogia, visto ser aqui que está grande parte da memória dos primeiros anos do geocaching em Portugal.

O facto de aparecer permanentemente logado tem a ver com a forma como inicializo os browsers. Assim estou permanentemente (ou quase) conectado em vários sites entre os quais o geocaching@pt.
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor jasafara » terça jul 17, 2012 13:42

Joao Narciso Escreveu:
rifkinda Escreveu:Sinceramente não atingo qual a vantagem do jasafara ter partilhado o link que partilhou, para o assunto que se quer ser falado neste tópico.

Não adicionou nada de novo ao assunto, parecia o meu mural do FB até há uns tempos atrás.

Há muitas pessoas que não concordam comigo no que vou dizer, eu sei ... mas é por isso que sou do voto que só lê determinados espaços do forum quem está registado e faz login.

Já que fez login até pode ser que partilhe algo com interesse ao topico que está a ler.

Se fosse assim o geocaching@pt teria menos pessoas conectadas. Acredito que um número razoável dos que não fazem login, postem habitualmente no geopt e continuem aqui a vir sem quererem logar. Acredito também que o mesmo acontece ao contrário...
Não pretendo ser polemico. É apenas a minha opinião...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor Joao Narciso » terça jul 17, 2012 14:18

Viva de novo,

Isso não é ser polémico, é ter uma opinião, concorda-se ou não!

A realidade é que a verdadeira informação condensada e registada está nesses dois foruns que falas-te, o FB que anda a dar cabo dos foruns é apenas uma mão cheia de nada, tentem encontrar la a tal dica ... se tiver mais de 2 ou 3 dias ... por enquanto ainda vai havendo quem repete a mesma coisa várias vezes ... mas até quando????

Até ao dia que algumas pessoas se cansarem ... os que o fazem por fome de protagonismo e o FB dá muito, e os que o fazem por carolice e gosto, esses iram levar mais tempo a fartar, mas nos termos em que as coisas estão, acabará por acontecer, daí de tudo isto que esta informação escrita e guardada vale ouro e já vi muita boa gente (inclusivé eu) a dizer no FB vão ver a tal forum que têm lá a resposta.

Tal como disse antes já me chatiei no FB, as pessoas não sabem respeitar a opinião dos outros, foi de tal forma que acabei a dizer algo como "a resposta que me apetecia dar não a posso dizer que seria banido do FB" e pronto foi descambar total da conversa, grupinhos, nucleos duros nos grupinhos, em que não se pode dizer nada que vá contra a ideia deles etc etc ... não há a mistica, a amizade de um forum ... quando precisei de ajuda, aqui tive, quando precisei de um guia e grupo para subir a determinada cache tive, no FB tive más respostas, falta de educação e banido de um grupo!

Viva os Foruns

Imagem Imagem

ImagemImagem
Joao Narciso
Small

Mensagempor rifkinda » terça jul 17, 2012 14:27

[Moderação]

Foram movidos para a secção off-topic, alguns posts que nada tinham a ver com este tópico.

[/Moderação]
rifkinda
Moderador

Mensagempor rifkinda » terça jul 17, 2012 14:36

Assim de repente, lembro-me de 5 vantagens de ler o fórum, estando "logado" no mesmo:

* Ter os tópicos a que já respondemos, assinalados
* Ter os tópico onde foram escritos novos posts depois da nossa última leitura do fórum, assinalados
* Poder receber (ou não - é opcional), via mail, um aviso que escreveram num tópico onde já demos a nossa opinião
* Se nos apetecer dar a nossa opinião é só clicar no "post reply"
* Conseguir aceder à caixa de pm's. Há várias pessoas a enviar pm's por diversos assuntos, que provavelmente andam a ficar esquecidas na caixa de pm's.
rifkinda
Moderador

Mensagempor carolangelpaul » terça jul 17, 2012 14:48

Apesar de me ter inscrito neste fórum quando me registei no geocaching.com (Maio de 2007), só em Dezembro de 2007 é que comecei a participar, tanto neste como no fórum da GroundSpeak (nem sequer os consultava para ler).

Entretanto com o passar do tempo os assuntos da maioria dos tópicos deixaram de me interessar, porquê?
Porque já não tinham nada a ver com Geocaching, alguns só serviam para aumentar o número de posts...

Além disso os outros assuntos que nada tinham a ver com Geocaching começaram a utilizar mais "tempo de antena", não é que não fossem assuntos interessantes mas, para esses existiam fóruns dedicados e especializados, não era necessário vir contaminar um fórum dedicado ao Geocaching.

Continuo a participar nos três fóruns mas, no da GroundSpeak raramente, neste quando o assunto me interessa e, tornei-me residente do GeoPT, pelos debates, dinâmica e principalmente espírito de camaradagem e equipa/família.

É esta a minha humilde e sincera opinião pessoal.

Nota: Recebo muitas PMs com pedidos de ajuda oriundas de pessoal mais "reservado" ou com "receio" de abordar determinados assuntos publicamente.
Metade destas PMs dariam óptimos tópicos...
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
carolangelpaul
Regular

Registado: sábado mai 19, 2007 21:26

Mensagempor LanaFey » quarta jul 18, 2012 11:32

Eu como ando nisto (geocaching) há pouco tempo, registei-me no fórum mas não participo porque ainda ando na fase das pesquisas.

Algumas vezes logo-me, outras não.. isto porque normalmente venho ao fórum pesquisar sobre algum assunto e acabo por encontrar as respostas que procuro, não necessitando de voltar a perguntar.

Conto vir a participar mais com o passar do tempo :)
LanaFey
Micro

Registado: quinta jun 28, 2012 12:53

Mensagempor Carlytos » quarta jul 18, 2012 13:44

jasafara Escreveu:(...)

Assim é inevitável que as "despesas" da conversa estejam na mão de poucos. O que se passa no geocaching@pt é que da lista dos grandes colocadores de posts, uns "reformaram-se", outros continuam a participar em exclusivo aqui mas com muita ponderação e outros foram postar em exclusivo ou maioritariamente para outra freguesia...

(...)

Revejo-me nesta alinea do jasafara.
Só ficou por dizer que além do que que o jasafara assinalou, muito se deve à mão pesada da moderação no passado quando gozavam da exclusividade de fóruns em Portugal dedicada ao Geocaching.
Eu ainda me lembro da bicho felpudo que tanto escrevia aqui e que desapareceu por culpa dos admins e moderadores deste fórum. Eu mesmo recebi ultimatos e apenas me limito agora a ler ou a postar na zona dos classificados porque é para meu beneficio.
Sempre disse que este fórum está a "morrer" por culpa própria, e não venham dizer que é por culpa do facebook, porque não vejo isso acontecer ali na "freguesia" ao lado...

Assumam os vosso erros e continuem como estão agora, apesar de não ver solução, mas pelo menos vejo esforços o que me mantém interessado em cá vir ler.
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor alieri » quarta jul 18, 2012 15:17

pois foi Carlytos...a moderação não percebeu o enorme contributo geo-informativo desses posts escritos por essa pessoa (e outras).
Aliás, ainda me lembro de um desses ultimatos, em que escrevi "por favor parem, ninguém consegue absorver esse manancial de informação sobre geocaching"
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes