• Anúncios

Competição GeoFotográfica

Moderador: Moderadores

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor lynxpardinus » quarta fev 22, 2012 08:37

Concordo com os argumentos do Acasim nesta questão. Penso que não deva ser interditado o voto na própria fotografia.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Silvana » quarta fev 22, 2012 10:25

lynxpardinus Escreveu:Concordo com os argumentos do Acasim nesta questão. Penso que não deva ser interditado o voto na própria fotografia.

De regresso de férias e já a história tem mangas....

Este é um assunto que finalmente foi levantado E ainda bem!
Já por várias vezes e em conversa com elementos da moderação, referi este assunto. Mas como se trata de um concurso fotográfico num grupo de poucos elementos e sem direito ao primeiro prémio da lotaria nacional... Ficou-se por aqui.

Este mês, e olhando para as foto a concurso, decidi votar na minha própria foto.
E porquê?
Para já porque não é a primeira vez que prefiro algumas das minhas fotos a qualquer outra. No entanto, e em consciência, nunca votei até este mês, em foto minha. Mas reparo que cada um faz aquilo que bem entende....

Em segundo, porque acho que já há muito tempo que esta regra deveria ter sido revista. Todos os meses existem geocachers que colocam fotos a concurso e que votam nas suas próprias fotos.... Apenas não o dizem abertamente.
Existem também as famosas votações em fotos do parceiro ou do team. Algo que ainda não percebi muito bem nesta tipologia de votação.... Mas basta visualizar as votações dos meses anteriores na secção Concursos.
Por vezes, e saliento, votações em massa!
Existe alguma solução? Não sei.
Pessoalmente, não gosto de hipocrisias e a tomar esta atitude, tornei-a publica.
Também votei numa das fotos do amigo MAntunes (não por ser um amigo) mas porque foi a que mais apreciei de todas as que estavam a concurso pela conjugação das tonalidades. E mesmo que esta minha escolha fira as susceptibilidades de alguém, não penso retirar o meu voto.

Votar em fotos de amigos?
Voto nas fotos que mais me agradam e algumas sim, são de amigos.
Os meus critérios de selecção baseiam-se no meu gosto pessoal. Nothing else.

Quanto ao Drager,
Comentei com ele este assunto do fotoconcurso.
Ele votou nas fotos que bem entendeu tal como todos os que aqui participam.

Volto a salientar... Uns votam nas suas próprias fotos, outros nas dos parceiros, outros nas dos amigos...
And what? Este concurso será sempre assim se as regras não forem revistas... Havendo um pequeno nº de intervenientes nas votações, a probabilidade de um pequeno grupo desvirtuar o resultado, será sempre possível... E vou parar por aqui com a lei das probabilidades e os famosos intervalos de confiança relativos á amostra em questão.

As melhoras!
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor Burkhita » sexta fev 24, 2012 01:02

acasim Escreveu:Acho que não se deve interditar. Há pessoas que votam nas suas próprias fotos porque certamente as consideram melhores que todas as outras (se não for esta a razão, enfim, é porque têm outra motivação qualquer). Porque não? Não me parece que impor essa limitação traga benefícios visíveis, antes pelo contrário, penso que algumas pessoas (e há muitas que votam nas suas próprias fotos) se sentiriam de certa maneira marginalizadas.

Ok! Não se interdita....mas então temos um concurso "hipocrita" . Como já verifiquei alguns dos concorrentes á ultima da hora "ganharam" porque votaram em si proprios! Isto é um concurso? Ou uma brincadeira de amigos e colegas de geocaching? Nesta ultima situação já acho correcto a não interdição.

Já se questionaram que a pouca adesão de outros geocachers pode ter a ver com o facto de serem sempre os mesmos a votarem nos mesmos.... será pela qualidade das fotos?!

Silvana Escreveu:Volto a salientar... Uns votam nas suas próprias fotos, outros nas dos parceiros, outros nas dos amigos...
And what? Este concurso será sempre assim se as regras não forem revistas... Havendo um pequeno nº de intervenientes nas votações, a probabilidade de um pequeno grupo desvirtuar o resultado, será sempre possível... E vou parar por aqui com a lei das probabilidades e os famosos intervalos de confiança relativos á amostra em questão.

Então vamos rever as regras! Pois acho que a continuar assim em vez de ganharmos mais candidatos perdemos é candidatos ! E o nº de intervenientés é cada vez menor.... já não é necessario a lei das probabillidades e os intervalos de confiança dada a nossa amostra.
Burkhita
Micro

Registado: quarta Oct 05, 2011 23:32

Mensagempor acasim » sexta fev 24, 2012 03:01

Burkhita Escreveu:Então vamos rever as regras! Pois acho que a continuar assim em vez de ganharmos mais candidatos perdemos é candidatos ! E o nº de intervenientés é cada vez menor.... já não é necessario a lei das probabillidades e os intervalos de confiança dada a nossa amostra.

Porque não? As regras dos concursos não têm de ser estáticas e se for possível encontrar uma solução melhor, que seja do agrado geral, acho que devemos mudar. No fim de contas isto é um fórum, por isso vamos lá conversar! :-)

Gostava de trazer para a conversa um aspeto que me parece essencial. É verdade que o ideal, e o que é pedido nos concursos, é que as pessoas votem nas fotos que achem melhores, para que se esteja a avaliar o mérito das fotografias e dos fotógrafos. Mas reparem que isto não é uma regra, é apenas uma indicação. E não pode ser uma regra, pois não existe maneira de verificar se foi cumprida.

Nos concursos de fotografia "a sério", em que o mérito é um fator primordial, a forma que existe de salvaguardar essa "regra de mérito implícita" é ter um júri idóneo e capaz, reconhecido por quem se submete ao concurso. Nesses concursos "sérios" assume-se que a decisão do júri é baseada exclusivamente no mérito das fotos (e em possíveis requisitos particulares do concurso em causa). Não é propriamente uma regra que o júri tem de cumprir. É mais um axioma. Ou seja, por definição o júri irá escolher as fotos com mais mérito e pronto.

No nosso caso, o que está a ser posto em causa é a competência do júri coletivo formado por todos nós quando votamos. E não consigo vislumbrar uma forma de impor uma regra a ser cumprida por este júri, que seja verificável. Ou confiamos uns nos outros, que é o que tem acontecido desde sempre, ou deixamos de confiar e nesse caso a única hipótese que vejo é "contratar" um painel idóneo que decida sobre as fotos vencedoras. Mas será isto que queremos? Eu acho que não....

Venham daí mais opiniões.

Abraços e boas fotos
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor lynxpardinus » sexta fev 24, 2012 07:24

Este assunto não é novo - neste fórum ou em qualquer votação com um universo restrito. No entanto, devo dizer que nunca encontrei uma solução para o mesmo. A realidade é que, pessoalmente, prefiro ter um concurso em que cada um vota nas melhores fotografias de acordo com a sua consciência, ou um emaranhado de regras complexas e ineficientes, passíveis de ser contornadas, e altamente desencorajantes em termos participativos.

Ou seja, mais uma vez, estou com o Acasim...
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor hfilipe » sexta fev 24, 2012 10:53

Just my 2 cents!

Quando me iniciei a votar neste concurso fui ingénuo e pensei que realmente as pessoas votavam pelo mérito das fotografias. Era isso que eu fazia (e ainda faço) e não imaginava que adultos, num concurso "a feijões" pudessem fazer de outra forma.
No entanto, e com o passar do tempo deu para perceber quem votava sempre nos amigos, "para-quedistas" que só votavam muito de vez em quando e em quem, fotos com votações completamente absurdas, relatos de geocachers que receberam sms para votarem em determinado concorrente, etc.

Nunca deixei de votar, em consciência, porque quanto menor o número de votantes mais fácil se torna para os prevaricadores moldarem as votações a seu bel-prazer.

Também acho que votar nas próprias fotografias é enganarmos-nos a nós próprios. O Kelux dizia no tópico da votação de janeiro que um político também deve votar nele próprio numa eleição mas neste caso parece-me mais um daqueles Presidentes de Câmara que acha que fez rotundas suficientes na terrinha que merece atribuir-se a ele próprio o nome de uma avenida!

Vou continuar a votar, pois este concurso ajuda-me a melhorar os meus poucos dotes fotográficos e a ver as maravilhas que outros geocachers, e não profissionais, conseguem capturar.

A saída do MAntunes dos concursos é, sem dúvida, uma grande perda pois trazia, todos os meses, belas fotos. Apesar de discordar da sua decisão de se retirar definitivamente, tenho que a respeitar. Espero e entro no "coro" dos que lhe pedem que reconsidere.

A solução que posso apresentar para tentar tornar os concursos mais focados no mérito das fotografias é colocá-las sem a informação do autor e link para o log e de forma aleatória, sem estarem as do mesmo autor todas seguidas. Torná-lo quase uma "prova cega" como nos concursos de vinhos onde não se tem acesso ao rótulo!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor alieri » sexta fev 24, 2012 11:26

Já tivemos vários debates sobre este tema, e nunca se chega a uma solução cabal e satisfatória. Várias soluções foram debatidas, mas nenhuma é perfeita (lembro-me da hipótese de limitar o poder de votar a quem tenha mais de xx posts, por exemplo).
Choca-me ver que fotos perfeitamente banais ganham às imagens de grande qualidade que felizmente vão aparecendo.
Infelizmente, às vezes isto é como nos concursos de talento da TV, em que ganha, não o melhor, mas quem tem mais amigos.
Honestamente, acho que votaria numa foto minha SE achasse que era melhor que alguma das outras. Mas como posso votar em 3, sobram-me dois votos para distribuir.
EDIT: mas não me chocaria que houvesse um impedimento de votar nas próprias fotos.

hfilipe Escreveu:A solução que posso apresentar para tentar tornar os concursos mais focados no mérito das fotografias é colocá-las sem a informação do autor e link para o log e de forma aleatória, sem estarem as do mesmo autor todas seguidas. Torná-lo quase uma "prova cega" como nos concursos de vinhos onde não se tem acesso ao rótulo!

Ora aqui está uma solução interessante, onde a chave é a parte "de forma aleatória".
Sugeres que, quando fossemos votar, a disposição das fotos que eu vejo seja diferente da que tu vês?

Suponho que a regra que diz que "As fotos são submetidas pelos participantes através de um. post neste tópico, fornecendo links para os logs onde estão as fotos." teria que ser eliminada, e a recolha das fotos a concurso seria feita de forma automática.
Alternativamente à submissão de um post, poderia pensar-se num endereço de email para o qual seria feita a submissão?

No entanto, talvez no momento da votação continuasse a ser possível alguém dizer aos amigos "vota na da flor amarela, é a minha foto", por isso acho que não há grande volta a dar, infelizmente.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor zoom_bee » sexta fev 24, 2012 11:35

Não perco uma edição dos geoconcursos, pelas fotos, não pelos amigos, confesso que deixei de votar desde que me afastei dos fóruns de geocaching, mas muitas das fotos são efectivamente inspiradoras e venho sempre espreitar.

Aquilo que gostaria de acrescentar (acho que alguém já falou ali para cima), era a hipotese de sugerirem fotos de outros, tipo cada um ter de sugerir um maximo de 3 fotos suas, e um maximo de 3 fotos de outros, partindo do principio que se estao publicadas online, podem ser partilhadas aqui também, mas com copyrights, comichões, e mais não sei o quê, não sei se isso complicaria demasiado o concurso ao ter de pedir autorizaçoes a cada um dos fotógrafos, talvez tivesse de ser responsabilidade de quem propoe, até porque já vimos que podem haver geofotógrafos como o Manel que não queiram fazer parte das votaçoes por razões particulares.

Ainda não estou a ver bem todas as implicações mais problemáticas isso pudese trazer, caso exista intenção de viciar, mas sinceramente estou-me borrifando para quem ganha, desde que eu possa ver as vossas fantásticas fotos que de outra forma dificilmente teria essa oportunidade.

Se der muito stress, deixava andar assim, quem quiser partilhar continua a fazê-lo, quem não quiser não é obrigado.
Mas o meu sincero agradecimento a todos que o têm feito, e parabéns pelas excelentes fotos.
Imagem
zoom_bee
Site Admin

Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Mensagempor hfilipe » sexta fev 24, 2012 12:24

alieri Escreveu:Ora aqui está uma solução interessante, onde a chave é a parte "de forma aleatória".
Sugeres que, quando fossemos votar, a disposição das fotos que eu vejo seja diferente da que tu vês?

Não estava a pensar em tanto. A ordem podia ser igual para todos, apenas não teriam indicação do autor e não estariam, como acontece agora, as do mesmo autor todas seguidas mas distribuidas de forma aleatória. Seria, por exemplo, hfilipe, alieri, acasim, Silvana, alieri, MAntunes, hfilipe, rita*, Silvana,....

Desta forma penso que os votantes iriam reparar mais nas fotos e menos no nome por baixo dela. Se acredito que as "viciações" continuariam? Claro que sim, apenas as tornaria um pouco mais difíceis.

Mesmo para quem vota em consciência acho que tornaria o concurso melhor e, se calhar, teria algumas belas surpresas quando, no final do concurso, soubesse os autores das fotos em que votou.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor ViperUnderground » sexta fev 24, 2012 18:14

Penso que essa ideia de alterar a disposição de fotos e não as identificar com o autor não vem trazer nenhuma melhoria! Bastava eu aparecer na foto e pedir que votassem! :D
A meu ver as regras estão bastante aceitáveis para quem quer jogar isto!
Faça-se o que se fizer nunca é suficiente! Como já disseram: Não há regras perfeitas!

Quanto ao votar nas próprias fotos....Nunca o fiz. Mas não digo que não o irei fazer! Eu quando olho para as fotos tento escolher as que mais gosto (tem sido difícil ultimamente :D)! Se alguma vez calhar a olhar para todo o conjunto e não conseguir seleccionar 3, claro que vou olhar para "os meus bolsos"!
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor Burkhita » sábado fev 25, 2012 20:05

Além da interdição do voto em causa própria, temos o problema do voto sistemático nas mesmas pessoas/amigos, a falta de novos e mais concorrentes e o problema conexo da pouca adesão de votantes, para minorar estas situações sugiro o seguinte, premiar quem ao fim de um ano participou em mais edições do concurso, premiar quem mais vezes votou em concorrentes diferentes num determinado periodo de tempo, um ano ou outro periodo que se achar adequado. Para isto resultar acho importante reduzir os votos disponiveis de três para um.
Burkhita
Micro

Registado: quarta Oct 05, 2011 23:32

Anterior

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes