• Anúncios

Relembrar outros tempos...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor jasafara » segunda jan 23, 2012 14:58

MAntunes Escreveu:...
Agora terminemos o off-topic, pf. [:P]

Aqui já não era off-topic!
E deu para saber que os GreenShades o foram antes de o ser e que além dos Corvos, continuaram a fazer geocaching com logs registados até ao inicio de 2009.

Quanto aos teus 51 anos, só tens mais um ano que eu ;)) e felizmente andam por aí, um razoável conjunto de geocachers que não me fazem sentir muito "Peter Pan" (só um bocadinho :))
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor jasafara » segunda jan 23, 2012 23:08

Uma questão. Pelo que julgo o geocaching@pt nasceu em 22 de Abril de 2003.
O fundador foi o João Rechena que portanto deveria ter pelo menos essa data de registo. Assim porque é que apenas aparece registado em 19 de Julho de 2006?
Essa foi mais ou menos a mesma altura em que ele deixou de colocar posts com alguma regularidade.
jasafara
Extra Large

Mensagempor lgass » segunda jan 23, 2012 23:32

eu apostaria que foi nalguma migração do fórum
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor MAntunes » segunda jan 23, 2012 23:40

Por essa altura, 2006, o Rechena estava algo afastado do comando técnico do Geocaching@pt e era o lumacafi que controlava tecnicamente o site juntamente com, corrijam-me se estou enganado, o btrodrigues. O Nuno Rifkind, embora fizesse parte da equipa de técnicos, estava mais dedicado às GeoStats.

Foi nessa altura que houve uma grande mudança tecnológica e se migrou para o PHP. Por isso, foi necessário que todos os utilizadores tivessem recriado as suas contas. Nem todos o fizereram e, não sei bem porquê, nem todos tiveram a data de criação de conta recuperada. Talvez o Rechena e/ou o Rifkind saibam explicar melhor.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » terça jan 24, 2012 09:06

Sim, lembro-me que houve algumas contas que se perderam no processo - incluíndo a minha. :)

P.S (e edit) - Sendo que, para ser justo, não tenho a certeza se foi a conta que se perdeu ou eu que me esqueci do username e da password...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor jasafara » terça jan 24, 2012 18:59

Mas no teu caso só tens posts após o registo de 2007, pelo que deduzo que tinhas posts anteriores que se perderam. O Rechena perdeu a antiguidade do registo, mas não os posts...
E quem é que tratou da migração e não fez um backupzinho :D
jasafara
Extra Large

Mensagempor btrodrigues » quarta jan 25, 2012 16:18

A versão anterior do Forum+CMS era baseada em perl/CGI e tinha um grande problema: cada thread, cada post, cada artigo, era um ficheiro em filesystem. Tudo funcionava bem até o espaço de alojamento ficar cheio. Nessas situações, quando se tentava escrever qualquer coisa para disco (o conteúdo do ficheiro actual mais alguma coisa que se quisesse acrescentar), o ficheiro era truncado (ficava com tamanho 0) e depois não se conseguia escrever o conteúdo inteiro.

Temos aqui o post inaugural do forum: viewtopic.php?f=2&t=5

Ou seja, volta e meia tínhamos posts e threads inteiras desaparecidas. E tinha que se pedir para recuperar um backup da noite anterior. E nesse caso perdia-se o conteúdo introduzido das 3 da manhã até à hora em que tinha ocorrido o erro.

O rechena manteve essa implementação com esse problema durante algum tempo. Depois afastou-se um pouco e eu cheguei, por duas vezes, a ter que tratar dessa situação. A necessidade de migração era grande e tal facto foi identificado várias vezes. Podem ler mais sobre isso aqui: viewtopic.php?f=12&t=765 - Por essa altura, o Lumacafi "ofereceu" a sua área de hosting para uma implementação diferente baseada em Joomla+PHPBB. Ainda tenho algures os scripts de Perl que fizeram a inserção para base de dados dos conteúdos anteriores. O Joomla era no entanto uma ferramenta muito complexa de gerir, oferecendo no entanto uma integração interessante das várias áreas (página principal, comentários, forum). Optou-se por manter o PHPBB para o forum e migrar os conteúdos do CMS para Wordpress, passando a base de dados a ser sincronizada para haver uma única password (sendo no entanto necessário fazer dois logins nas duas áreas distintas).

Todos os users foram migrados (excepto alguns casos estranhos). Todos os conteúdos disponíveis (que não foram destruídos por problemas de truncagem de ficheiro) foram migrados. Serão fáceis de identificar porque tem entidades HTML l´ "enfiadas" pelo meio ou porque as imagens inline foram perdidas. Todas as instâncias de geocaching.ispower.org e derivados foram migradas para a nova estrutura de links. And so on and so on.

Este deve ter sido dos primeiros posts nesta nova "versão": viewtopic.php?f=12&t=3991

E a modos que é isso.
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor btrodrigues » quarta jan 25, 2012 16:27

jasafara Escreveu:Mas no teu caso só tens posts após o registo de 2007, pelo que deduzo que tinhas posts anteriores que se perderam. O Rechena perdeu a antiguidade do registo, mas não os posts...
E quem é que tratou da migração e não fez um backupzinho :D

acho que foi ele que se esqueceu da password e não pediu a um admin para a recuperar: memberlist.php?mode=viewprofile&u=14007

(devias pedir a um admin para fazer join dos dois users e dos seus posts)
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quarta jan 25, 2012 17:01

Eu costumo usar passwords verdadeiramente fortes (ou seja, absolutamente aleatórias) - e eu, neste momento, acho que o que se passou foi que me esqueci dessa. Desculpem ter levantado outra hipótese (e a suspeita de uma ausência de backup por isso).

Quanto ao merger das contas... Muito sinceramente, não me fez diferença nos últimos 5 anos, acho que não o vai fazer para os próximos 60 (ou até aos satélites GPS caírem do céu).

Obrigado pela ajuda, Bruno!
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor MAntunes » quarta jan 25, 2012 17:31

[off-topic]

Mas, assim, não se estará a ir contra o Código de Conduta que proibe a existência de mais que uma conta por utilizador?

Ou será o uso? E como não usas a outra, nem podes utilizar porque perdeste a password...

[/off-topic]
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor btrodrigues » quarta jan 25, 2012 17:51

aw, cmon. é perfeitamente possível fazer isso.

1. update users set email="email_novo_do_ricardo" where username="ricardorsilva"
2. pedir uma nova password
3. update posts set userid=$UID_antigo where userid=$UID_novo (etc, já não me lembro do schema da coisa)
4. delete from users where username="lynx pardinus"
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta jan 25, 2012 18:01

Ok. Já percebi porque é que se perderam muitos conteúdos. Obrigado pela explicação. No ponto de vista informático é muito interessante.
E fiquei a saber que o Ricardosilva afinal tinha conta desde o ínicio de 2005...
És a primeira pessoa que conheço que utiliza passwords verdadeiramente aleatórias ;))

O tópico onde fizeste o teu 2º post e 3º post são muito giros, lidos a quase sete anos de distância :D
jasafara
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quarta jan 25, 2012 18:33

Jasafara, por essa altura (já não sei bem quando), fui a Londres. Apesar de não ter levado as 1250, lembro-me perfeitamente de andar de um lado para o outro com umas quantas folhas de papel com as caches impressas... É que, para além do Geko não ser paperless, só sabia meter coordenadas à mão e não sabia ver caches na zona para onde ia - e claro que não queria que me escapasse uma cache que pudesse estar mais próxima do hotel. Assim, imprimia as páginas de uma série de caches nas zonas que me pareciam mais prováveis e depois, quando chegava ao hotel, tirava as coordenadas e ia ver que caches tinha nas proximidades - depois, era só escolher as folhas que iria levar para a minha ronda por caches... (se procurasse 5 já era uma festa! Aliás, acho que isso nunca aconteceu...).

P.S- Sim, eu sei! Ainda deve haver uns quantos pinheiros e eucaliptos atrás de mim, por eu ter sido responsável pelo desaparecimento de familiares...
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor MAntunes » quarta jan 25, 2012 19:54

Enquanto não aparece por aí um outro "dinossauro" convidado...

Esta tarde, durante uma conversa com o btrodrigues, veio-me à memória uma situação curiosa de que tomei conhecimento no 100º GeoMeetup de Lisboa.

Como provavelmente sabem o Monho é o campeão dos FTFs e, muito legitimamente, tem o gosto e dedicação para usufruir do geocaching à sua maneira. São inúmeras as histórias de sair de casa "em pijama" para procurar uma cache acabada de ser publicada.

Agora o que poucos sabem é que o Monho é uma espécie de afilhado de um geocacher com um perfil completamente diferente; o pmateus21, geocacher ainda mais antigo e 'lento' que eu. :-D

A 'ponte' foi um amigo do Monho e colega do pmateus21 que, tendo tido conhecimento do geocaching através do pmateus21, depois transmitiu essa informação ao Monho e assim se ligaram estes dois geocachers de hábitos e modos de praticar o geocaching tão diferentes mas, de igual modo, legítimos.

Fonte desta história: os dois geocachers acima referidos durante o evento mencionado quando falavam um com o outro e eu assisti.

Alguém mais sabe de curiosidades deste tipo que queira partilhar? :-D
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor carolangelpaul » quarta jan 25, 2012 22:45

Este tópico é um dos melhores que já li sobre a história do geocaching em Portugal, principalmente pelas narrativas na primeira pessoa.
Muito obrigado pela partilha destas pérolas e tesouros do geocaching nacional.
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
carolangelpaul
Regular

Registado: sábado mai 19, 2007 21:26

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes