Boas.
Nós demorámos cerca de 4 horas, mas fomos num dia quente e sem pressas. Além disso, fizemos as caches que apareceram pelo caminho, e gozamos das paisagens maravilhosas por onde passámos.
O percurso foi feito com o meu GPS antigo, e por isso não tenho o gráfico altimetrico. o gráfico colocado no post anterior, deixa-me algumas dúvidas. Tem uns picos ali no meio que, ou a escala não está certa, ou então o gráfico está errado.
Já não me recordo exatamente d percurso, mas digamos que até a cache 3 é quase sempre a descer, depois até a cache 7 ou 8 é ligieira subida, depois até à 13 subida mais intensa, depois desce-se um pouco para a 14 e tem de se trepar, volta-se a descer ate à meio da 15 e depois subir até à parede de rocha, depois voltar quase até à 14 e procurar a final, a caminho do estacionamento, que é uma descida acentuada se forem pelo caminho mais curso. podem sempre seguir por estrada, mas é um bocado mais longe.
Em termos de preparação, levem água. Eu levei 3 litros e não chegaram. Depois da cache 13 há uma fonte no largo onde podem reabastecer. De resto, não vi mais locais de abastecimento, e os habitantes para nós não foram muito prestáveis. Ofereceram-nos isso sim, trabalho, a descamisar milho quando perguntámos por água
Se puderem, levem o track activo nos gps, já que o percurso em alguns sitios não coincide com o percurso pedestre existente na zona. Há sítios em que o percurso existente é mais puxado e não permite fazer todas as caches. Nós seguimos o track e foi certinho.
No gpsies.com tem um percurso que julgo ser o deste trail. Procurem por nome de percurso "Vale dos Poios à Estrela" e vejam o gráfico altimétrico, que parece-me muito mais real com o que fiz. Do site podem inclusive tirar o track para o vosso GPS.
Mais duvidas é exporem.
Boa caminhada