• Anúncios

Relembrar outros tempos...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor MAntunes » quarta jan 11, 2012 13:41

Voltando ao tema do mapa, estava aqui a brincar com ele a tentar reproduzir o mapa de caches que encontrei quando me iniciei no geocaching mas, embora a lista pareça estar bem, a maior parte delas é de Espanha.

Seria possível, nas opções '**até xxxx** ou '**em xxxx**' adicionar a sufixo 'pt' como em '**novaspt**' ? Ou há forma de combinar as novas pesquisas com o país?

Eu tenho a impressão que só havia 19 caches em todo o país quando me iniciei e queria confirmar, visualizando-as no mapa (posso ir ao .csv das GeoStats).

Eu pago-te um bolo na sexta-feira, quando chegar das aulas . :D
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor rifkind » quarta jan 11, 2012 14:23

MAntunes Escreveu:Seria possível, nas opções '**até xxxx** ou '**em xxxx**' adicionar a sufixo 'pt' como em '**novaspt**' ?

Yep. Boa ideia. Isso também ajuda a atenuar a situação do limite dos 1000 resultados na pesquisa (mais de 1000 tornam o browser bastante lento, mesmo o chrome).

Acrescentei o suporte para sufixos pt e sp.
Pode ser feita a pesquisa assim, por exemplo:

http://geostats.geocaching-pt.net/Map4/?go=**ate 2003pt**

para as caches colocadas até 2003, em Portugal.
Não esquecer de seleccionar para mostrar Arquivadas e Desactivadas!
mapa3.png
mapa3.png (8.48 KiB) Visualizado 8598 vezes

MAntunes Escreveu:Ou há forma de combinar as novas pesquisas com o país?

Não havia. :)
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor MAntunes » quarta jan 11, 2012 14:36

Obrigado! :)

Não me deixes esquecer do bolo. :mrgreen:

Entretanto fui verificar as caches que havia quando comecei e realmente eram 19 mas 3 delas, embora estivessem no terreno, foram publicadas depois.

Link HiddenDate Description Status
GC1DA 02-Fev-01 AlfaRomeu Abandonado! A
GC8EF9 15-Mai-01 Translant Chess Cache o
GC11BE 21-Jul-01 LIS Spotter's Place o
GC1C89 11-Set-01 A Praia e o Rio [Ericeira] o
GC2012 25-Set-01 Uma Aventura Na Lagoa - I o
GC2025 02-Out-01 Entre a Cidade e a Floresta [Lisboa] o
GC25BB 30-Out-01 Pela Pré-História do Alentejo o
GC26C3 03-Nov-01 A Pequena Gruta [Mafra] A
GC2861 07-Nov-01 SpaceAce #3 A
GC291F 18-Nov-01 Room with a View A
GC327E 12-Jan-02 Room with[out] a View A
GC32B5 14-Jan-02 Prehistory Repeating o
GC37CD 03-Fev-02 Pigs' Place A
GC3873 09-Fev-02 Porto's first? A
GC3F92 03-Mar-02 I'm gonna lay down my heavy load... o
GC3FB4 04-Mar-02 Uma Aventura Na Lagoa - II A
GC408E 07-Mar-02 O Lugar Dos Mortos o
GC45D6 24-Mar-02 Visit to Frei Agostinho da Cruz [Setúbal] A
GC4B0D 07-Abr-02 The Bear Treasure o

As publicadas depois, foram
Link HiddenDate Description Status
GC1DA 02-Fev-01 AlfaRomeu Abandonado! A
GC8EF9 15-Mai-01 Translant Chess Cache o
GC3873 09-Fev-02 Porto's first? A

Por isso, quando comecei a 'minha primeira' era a do aeroproto
GC11BE 21-Jul-01 LIS Spotter's Place o
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor hfilipe » quarta jan 11, 2012 14:52

rifkind Escreveu:Acrescentei o suporte para sufixos pt e sp.

Não era melhor os sufixos pt e es, acho mais fácil de memorizar.
Um dia destes tens que fazer um guia com todas as opções de procura!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor rifkind » quarta jan 11, 2012 15:01

hfilipe Escreveu:Não era melhor os sufixos pt e es, acho mais fácil de memorizar.

Ok, ok. Ficam então pt, sp e es. :)

hfilipe Escreveu:Um dia destes tens que fazer um guia com todas as opções de procura!

Pois... Até para eu me lembrar delas, também.
Para já, estas instruções que estão aqui, para relembrar outros tempos, também deverão circular para o tópico dos mapas.
rifkind
Site Admin

Mensagempor zoom_bee » quinta jan 12, 2012 02:03

Tb recebi o convite do Manel, para contar aqui qualquer coisa.

O moço até merece, foi o meu segundo contacto no geocaching, o primeiro foi precisamente o Luís Lamela dos Greenshades, quando tentei descobrir a "room with(out) a view" deles e descobrimos (muito depois) que alguém tinham trocado o poste com as cordenadas inicias (isto depois de eu trepar o novo até cima à procura) óbviamente esta cache nunca teve founds, posteriormente desapareceu e foi aparecer algures num outro local, mas não encontro o relato disso.

Recordar os velhos tempos? ..

Descobri o geocaching ainda em 2001 durante as experiências que fiz com um colega de trabalho, louco por "gadjets" que me apresentou uma "maravilha" da tecnologia, na altura um Garmin GPS II,
Na altura andávamos a ver para que serviria aquilo, alem de calibrar os velocímetros dos carros, curiosamente tropecei primeiro no navicache.com, e imediatamente descobri o geocaching.com, ainda estávamos a “explorar” o fim do erro intencional de Selective Availability, que fazia com que os GPS civis tivessem um erro de mais de 50 metros, isto tudo com Internet empresarial num modem dial-up em linha de voz :wink: .

Conheci o geocaching como filosofia ainda, apresentar os locais + bonitos do país, e normalmente afastados dos guias turísticos, na forma de uma aventura de treasure hunt, a perfeitos desconhecidos.
Filosofia, porque como actividade era inviável, num raio de 400 kms do Porto só existiam 2 caches!!!
Entretanto comprei o meu velhinho Magellan GPS 320 que ainda hoje uso (custou 80contos usado!), inscrevi-me no site, e lá me fui aventurar para as longas viagens até às 2 caches + próximas.

Mas não eram só caches que não existiam, não existiam google.maps, nem qualquer mapa interactivo realmente funcional, havia o mapquest que não tinha qualquer estrada nacional…e o Buxley maps, que apesar de ser o maior dinamizador do hobbie na altura, haveria de ser também vitima da ausência de gratidão do Jeremilas :evil:

TomToms??? Hahaha nem se sonhava com isso! Só mais tarde me apresentaram a maravilha do ozi (obrigado Manel) que foi uma revolução com as cartas militares (com + anos que eu), imediatamente tive de equipar o carro com uma parafernália de engenhocas (conversor, portátil, pda, carregadores, gps, tudo interligado com uma ramada absurda de cabos), mais tarde comprei um sportrack Map que já tinham alguns trajectos principais, uma maravilha na altura, até então só mesmo de GPSr plotter num espaço branco e setinha.

Obviamente como quase não exitiam geocachers em 2001, deviam ser uns 5 registados, também não existia comunidade, nem fóruns, e falar com um geocacher era sempre algo obscuro feito através do geocaching.com, felizmente não era necessário estar registado no geo.com para ter acesso às coordenadas, o que me permitiu ir vendo a disposição das caches sem precisar de me registar, foi engraçado ver a 10º cache a surgir no país.

Tenho o mapa do buxley algures.
Imagem

É giro recordar quando Açores e Madeira não faziam parte de Portugal no geocaching.com

Foi engraçado ver aparecer as primeiras caches dos greenshades, que na altura eram tão desconhecidos como todos os outros.
Não havia FTFs, isso foi algo que surgiu muito mais tarde, na altura não fazia qualquer sentido, as caches eram quase esquecidas, a sensação de colocar uma cache pelo menos no Norte onde não existia nenhum geocacher ainda, era algo muito próximo de atirar uma garrafa com uma mensagem ao mar, e esperar por algum dia ter noticias, não sei bem se conseguem imaginar a felicidade que era receber um log na altura, cada log significava um novo amigo, nacionais e internacionais, conheci vários assim. [:D]

Como existiam tão poucas caches, eu e o MAntunes a certa altura resolvemos “povoar” o país, sendo que pessoalmente plantei caches de Bragança ao Algarve. As poucas caches urbanas que coloquei (não gosto) foram as 4 colocadas no Porto em simultâneo, mas só depois de ameaçado pelo Manel que já se preparava para vir povoar o meu quintal dos fundos.

A propósito de FTFs (que não existiam) lembro-me perfeitamente de ser o primeiro a encontrar a primeira cache dos rifkindsss (local simplesmente fabuloso) e pensar "uma cache num frasco de vidro? Coberta de folhas na base de uma arvore? deve ser a primeira e ultima destes cromos..." foram só os recordistas de founds durante mt tempo e os primeiros a fazer uma milestone :D, nunca fui grande adivinho...

O aparecimento da comunidade a mim desvirtuou bastante o jogo, gostava mais da visão “romântica” de fazer parte de algo obscuro, desconhecido, incontactável, mas com algo de fantástico para dar por puro altruísmo e sem qualquer reconhecimento ou vedetismo, mas com a evolução exponencial de praticantes isso era impossível, no entanto fiz excelentes amizades das quais me orgulho profundamente, e isso foi sem duvida o melhor que retirei do jogo. Hoje fico por aqui pois só quero falar do positivo, até porque a maioria está bem informado da parte negativa que provocou o meu afastamento.

Parabéns a todos, mais do que a actividade que partilham e que divulga o nosso país maravilhoso, esta comunidade é formada por imensas pessoas fantásticas, altruístas, e são essas que realmente merecem o meu apreço.

Bem hajam. [:X]
Editado pela última vez por zoom_bee em terça jan 13, 2015 16:31, num total de 1 vez.
Imagem
zoom_bee
Site Admin

Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 12, 2012 08:55

Zoom_bee, é sempre um prazer ver-te por cá!

Este texto é uma autêntica janela para o passado! E faz-me pensar na famosa frase (acho que é do Manuel) "tentávamos fazer durar as caches que existiam, porque, senão, ainda ficávamos sem caches novas para fazer"... Até eu (que entrei já bem mais tarde, a meio de 2004) me lembro de tentar encontrar caches no Porto e ver que a mais próxima era a "The Rider, The Devil and the Holy Lady" ( http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... c7c10f4897 ). E, depois de, de um dia para o outro, surgirem quatro caches e de ter sentido que a cidade tinha ficado povoada! (também me lembro de ter registado que tinha que ir cachar ao Porto para as fazer, algo que ainda não aconteceu até hoje...)

E, há um outro pormenor que descreveste no teu texto. A Groundspeak, na altura, considerava a Madeira e os Açores como países - não faziam parte de Portugal!
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor rifkinda » quinta jan 12, 2012 09:14

Bem vindo de volta, Zoom_bee.
Com que então pensavas que os rifkindsss eram uns cromos que iam desaparecer rapidamente? As coisas que se descobrem!!! :lol:

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor MAntunes » quinta jan 12, 2012 09:39

zoom_bee Escreveu:As poucas caches urbanas que coloquei (não gosto) foram as 4 colocadas no Porto em simultâneo, mas só depois de ameaçado pelo Manel que já se preparava para vir povoar o meu quintal dos fundos.

Esta é uma das histórias quase secretas do Geocaching. :mrgreen:

Na altura, os Distritos de Lisboa e Setúbal dominavam claramente o panorama nacional em termos de caches e geocachers, e a mim fazia-me alguma ‘confusão’ que o Porto não constasse do mapa de Portugal. :shock:

Então, aproveitando uma ida por motivos profissionais ao Porto (assistir a apresentações sobre CRM da SSA/Global Technologies, pedi ao Pedro, não as coordenadas de uma cache em Lagos mas, as coordenadas de um Hotel porreiro perto do local onde eu ia estar) e, comecei a preparar a colocação de uma multi cache na Via Panorâmica no Porto. Seria uma "seed cache" para dar origem a outras. Uma seed cache é uma cache que lá dentro, como ‘prenda’, tem outras caches para quem decidir levar poder colocar na zona e assim ajudar a povoar a mesma, como fiz no Alentejo com a “Em busca das nascentes do Sado”, que deu origem a duas ou três caches naquela parte do país que, na altura, abaixo de Milfontes e até ao Algarve não tinha quase nada.

Mas, antes de cometer tal traição ao meu amigo Pedro, comecei a incitá-lo a colocar caches na cidade porque, tinha a certeza, a cidade do Porto tinha locais e motivos para algumas boas caches. E, assim, foi. O Pedro, lá fez das tripas ( :mrgreen: ) coração e manteve o Porto como cidade Invicta.

Havia de ser giro eu, um mouro de Lisboa, ter colocado a primeira cache na cidade do Porto. Foi por um triz! [}:)]

Obrigado pelo teu relato. Lembro-de dessa dos 'cromos' dos Rifkindsss com a "Convent of the Storks" :mrgreen:
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor btrodrigues » quinta jan 12, 2012 15:15

Mais uma voltinha ao museu.
Em que cache histórica estava esta pérola (da qual recolhi, salvo erro, o último exemplar e já em péssimo estado de conservação - a ammo box estava inundada...)?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor MAntunes » quinta jan 12, 2012 15:29

Enjoy Alcochete!

Por causa desta cache comprei a minha pirmeira bicicleta (só pa mim! só minha! :D )

Foi a primeira vez que vi um roadbook numa cache e aderi de imediato à ideia de a fazer de bicicleta. Por isso fui comprar uma.

Podemos usar essas fotos no Museu? Assim que a infra-estrutura estiver montada, começarei a 'melgar' o pessoal e, além do que já aqui partilhaste, há um certo cavalo que apareceu na cama d'O Padrinho, cuja foto gostava de ter no Museu Digital. :mrgreen:
Editado pela última vez por MAntunes em quinta jan 12, 2012 15:31, num total de 1 vez.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor Lusitana Paixão » quinta jan 12, 2012 15:31

Excelente tópico, deliciosos relatos e divertidas histórias!
Gostei particularmente do teu post, Pedro (zoom_bee), uma retrospectiva francamente positiva sim!
Muito bom!
Imagem
Lusitana Paixão
Micro

Registado: segunda jan 14, 2008 14:07

Mensagempor jasafara » quinta jan 12, 2012 21:37

Este tópico tem conseguido milagres! Depois de deliciosos relatos de muitos dos dinosáurios do Geocaching, pela primeira vez um post de uma exma administradora do geopt :OO
O mundo está perdido! Ou não :clap:
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor carolangelpaul » quinta jan 12, 2012 21:49

jasafara Escreveu:Este tópico tem conseguido milagres! Depois de deliciosos relatos de muitos dos dinosáurios do Geocaching, pela primeira vez um post de uma exma administradora do geopt :OO
O mundo está perdido! Ou não :clap:

Não te escapa nada. :wink:
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
carolangelpaul
Regular

Registado: sábado mai 19, 2007 21:26

Mensagempor rifkind » sexta jan 13, 2012 00:32

zoom_bee Escreveu:A propósito de FTFs (que não existiam) lembro-me perfeitamente de ser o primeiro a encontrar a primeira cache dos rifkindsss (local simplesmente fabuloso) e pensar "uma cache num frasco de vidro? Coberta de folhas na base de uma arvore? deve ser a primeira e ultima destes cromos..." foram só os recordistas de founds durante mt tempo e os primeiros a fazer uma milestone , nunca fui grande adivinho...

É verdade... Bom log. :)

Sobre a Convent of the Storks [Figueira da Foz]...
A 1 de Maio de 2002, tentei pela primeira vez encontrar uma cache, O Lugar Dos Mortos. Tinha comprado o GPS há pouco tempo e com uns amigos da universidade, fomos ver se aquilo servia para alguma coisa. [:D]

Não correu muito bem, [:I] mas era uma micro complicada. :-) Ainda troquei vários mails com o Pedro Regalla, mas não deu.
O esconderijo original era algo como aparece nesta foto (que é outra cache do mesmo autor)
Imagem
mas sem o fio. :wink:

Ainda com a dúvida se o jogo era a sério ou não, decidi criar uma cache que fosse simples. E assim, a 12 de Maio de 2002, nasceu a Convent of the Storks [Figueira da Foz].
Não tinha stash note e, a bem da estanquicidade, usei um frasco de vidro de dimensões razoáveis, com "geocaching" escrito a caneta de acetato. Não sabemos agora onde pára o frasco, mas serviu bem enquanto foi usado. [^]
rifkind
Site Admin

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes